Tartarugas-gigantes em uma área de pastagem na Ilha Grand Terre, nas Seychelles. A tartaruga-gigante-das-Seychelles (Aldabrachelys gigantea hololissa) é atualmente considerada a tartaruga mais longeva do mundo. Isso porque um dos exemplares restantes da espécie, chamado Jonathan, completou 190 anos em 2022.
A tartaruga-gigante Jonathan, que em 2021 conquistou o título de animal terrestre mais velho do planeta, chegou aos impressionantes 191 anos de idade. O animal mais velho do planeta, porém, é o tubarão-da-Groenlândia, com cerca de 500 anos de idade.
Apesar da idade avançada, perde para o tubarão-da-Groenlândia que pode viver mais de 400 anos. Oficialmente, o nome da espécie de Jonathan éAldabrachelys gigantea hololissa, popularmente chamada de tartaruga-gigante-das-Seychelles. A tartaruga nasceu no dia 4 de dezembro de 1832, nas Ilhas Seychelles, no Oceano Índico.
O número que mais surpreende, contudo, é o da tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea), a maior tartaruga do mundo. Essa verdadeira amigona pode chegar aos 300 anos, atingindo até 500 kg e 2,2 m de comprimento.
Essas tartarugas são conhecidas por viverem mais de 100 anos. Sua dieta herbívora, metabolismo lento e adaptações evolutivas, como a capacidade de armazenar água e alimentos por longos períodos, contribuem para sua longevidade.
Próximo de Belize , no Caribe, reapareceu o animal mais longevo do mundo, com idade aproximada de 518 anos: o tubarão-da-Groenlândia . Conforme estudos, esses tubarões podem viver, pelo menos, 400 anos.
São animais dóceis e tranquilos, que vivem durante muitos anos, podendo chegar aos 100 anos. Talvez por isso, são uma espécie afetada diretamente pelo comércio ilegal: boa parte dos exemplares do jabuti-piranga é criada em cativeiro ao invés da natureza.
A tartaruga-gigante-das-Seychelles Jonathan, considerada o quelônio mais velho do mundo, completou 191 anos, de acordo com o Guinness World Records. Segundo o livro dos recordes, estima-se que o animal tenha nascido em 1832, mas ele pode ser ainda mais antigo.
As carapaças descobertas mediam entre 1,80 a 2,40 metros. Esse animal era um cágado que viveu em um pântano, que existia no local entre 9 e 7 milhões de anos atrás, no Mioceno. Até aquele momento, a maior tartaruga de que se tinha conhecimento era uma espécie marinha chamada Archelon, que media 2,20 metros.
De acordo com a EOL, o Triops é um fóssil vivo. Ele conviveu com os primeiros mamíferos do período Triássico, há 220 milhões de anos, tornando-se a espécie animal viva mais antiga conhecida pelo ser humano.
Registros. Embora Johnathan seja o animal mais velho vivo, o registro de animal de vida mais longa já descoberto é um molusco quahog, estimado em 507 anos.
Tartarugas-gigantes em uma área de pastagem na Ilha Grand Terre, nas Seychelles. A tartaruga-gigante-das-Seychelles (Aldabrachelys gigantea hololissa) é atualmente considerada a tartaruga mais longeva do mundo. Isso porque um dos exemplares restantes da espécie, chamado Jonathan, completou 190 anos em 2022.
De acordo com o Guinness Book, livro dos recordes, o testudinata mais velho do mundo é Jonathan, um jabuti de 190 anos da espécie Aldabrachelys gigantea hololissa, popularmente conhecida como tartaruga-gigante-de-aldabra.
No primeiro lugar do ranking tempos a água-viva imortal. O próprio nome dela já revela como ela vive por muito tempo, pois ela consegue reverter o processo de envelhecimento e praticamente retornar à sua forma de pólipo.
Depois, os pesquisadores resolveram analisar novamente, mas com mais detalhes, e descobriram que, na verdade, Ming tinha 507 anos. “Tinha” porque os pesquisadores o mataram quando resolveram abri-lo para estudar detalhadamente a sua idade.
O animal mais antigo do mundo, tubarão-da-Groelândia, reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. O vertebrado é considerado o mais longevo do planeta, com uma idade aproximada de 518 anos. A espécie normalmente vive em torno de 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.
Com 518 anos, o animal mais velho do planeta apareceu nas proximidades de Belize, no Caribe, há milhares de quilômetros do seu habitat natural. O tubarão-da-Groenlândia vive no Ártico, em águas extremamente frias e profundas. Por isso, é menos estudado do que outras espécies e suas aparições são consideradas raras.
Habitat: Habitam rios, pântanos, banhados, lagos, riachos e rios. Alimentação: Peixes, insetos e moluscos. Reprodução: Ovíparo (aproximadamente 10 ovos). Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 30 anos.
Os jabutis são animais que precisam da autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para viver em cativeiro doméstico. Portanto, é fundamental que o animal seja adquirido em um local certificado, com emissão de nota fiscal e autorização do órgão ambiental responsável.
São necessárias maiores investigações sobre a transmissão direta de Salmonella sp. às crianças, tendo os jabutis-piranga em cativeiro como fonte, e a resistência aos antibióticos tradicionalmente utilizados no seu combate.
É permitido ter qualquer espécie de jabuti em casa? No Brasil, quem regula a criação doméstica dos jabutis é o próprio Ibama. De acordo com o órgão, as únicas duas espécies permitidas são o jabuti-tinga e o jabuti-piranga, ambos originárias da América do Sul.
Finalmente: quanto tempo de vida tem um urubu? Depende da espécie. De maneira geral, ele vive cerca de 20 anos. Porém, algumas espécies maiores podem passar dos 50.
O único animal imortal do mundo, até onde sabemos, é uma minúscula água-viva. Quase do tamanho da unha de um dedo mindinho, a Turritopsos dohrnii reverte o ciclo de vida ao chegar na idade adulta, retornando à juventude em um círculo interminável.