Tecidos sintéticos Ao contrário do algodão, tecidos derivados do nylon, como o poliéster, não absorvem o suor e criam umidade em lugares como axilas, ambiente perfeito para o surgimento das bactérias.
Quando for comprar novas roupas, prefira, também, tecidos mais naturais, como aqueles feitos em algodão, seda ou lã. Isso porque, de acordo com um estudo da Applied and Environmental Microbiology, peças sintéticas são mais propensas ao crescimento e proliferação de bactérias Micrococcus – as responsáveis pelo mau odor.
Algodão: o algodão é uma fibra natural que serve como base para outros tipos de tecido. É uma ótima escolha para o verão, pois favorece a transpiração, evitando a proliferação de bactérias, mau cheiro e aquelas desagradáveis marcas de suor, principalmente, na região das axilas.
Nos espaços entre os fios, as bactérias ingerem os ácidos graxos presentes no suor, transformando-os em compostos que são muito mais fedorentos do que sua transpiração normal.
Xô suvaco fedorento. Saiba tudo sobre o tecido de poliester.
O que tira cheiro ruim de tecido?
Em um balde com cerca de 5 litros de água, adicione 200 ml de vinagre e 2 colheres (sopa) de bicarbonato e deixe agir por 10 minutos – ou no máximo duas horas – antes da lavagem. O vinagre age como bactericida e o bicarbonato de sódio ajuda a eliminar o amarelado do tecido.
Prefira tecidos naturais como seda, algodão, linho, viscose ou cetim. Evite o uso de peças apertadas no corpo, podem ser prejudiciais a sua saúde, prefira roupas claras porque absorvem menos calor.
Alguns tipos de tecidos. O tecido que você usa pode causar suor com cheiro forte. Tecidos sintéticos, como poliéster e nylon, não permitem que a pele respire, o que pode causar aumento da transpiração e do odor.
Sob a luz, a linha de viscose obtém um brilho subtil, encantador e sedoso. A linha de poliéster possui um brilho forte e mais direto. Caso pretenda proporcionar aos desenhos profundidade e multidimensionalidade, ou se desejar criar efeitos brilhantes, as linhas de viscose serão a melhor opção.
Ao mesmo tempo, por ser um tecido 100% sintético, as camisetas de poliéster retém muito calor, a menos que seja uma malha adequada para esportes e atividades físicas, como é o caso do dryfit. Outra desvantagem é que as peças podem apresentar pilling após as lavagens, que são aquelas bolinhas que aparecem nas roupas.
Outra atitude para saber como acabar com o cecê, é pensar no tipo de tecido do dia a dia, principalmente em dias mais quentes. O ideal, nesse caso, é dar preferência a peças de algodão. Isso porque o algodão permite uma melhor ventilação, reduz o acúmulo de umidade e permite que o suor evapore mais facilmente.
A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.
A viscose é líder quando se trata de conforto térmico. No entanto, você não consegue encontrar peças de roupas feitas exclusivamente com esse material, pois sempre terá outros materiais em sua composição. Ao contrário do algodão que pode ser encontrado com posição em até 100% em roupas.
A viscose é um tipo de tecido produzido a partir da celulose de madeira ou de outras fontes naturais, como o bambu e o eucalipto. Esse tecido é conhecido por sua textura macia, leveza e ótimo caimento. A viscose é uma ótima alternativa à seda, pois possui uma aparência similar, mas com um preço mais acessível.
A poliamida, também conhecida como nylon, é um tecido leve, resistente e de fácil manutenção. É conhecida por sua elasticidade e de secagem rápida, sendo uma escolha popular para roupas esportivas e moda praia. Por outro lado, o poliéster é um tecido resistente a rugas, durável e que é repelente a umidade.
A viscose é um tipo de tecido conhecido como rayon, resultado da extração de fibras de celulose do miolo de algumas árvores, convertidas em fios de tecidos. Mesmo sendo um tecido sintético, sua origem é natural a partir dos restos de madeiras pouco resinadas ou do linter da semente do algodão.
O algodão tem respirabilidade e é ótimo na absorção de umidade, muito resistente à lavagem, além de ser a fibra mais consumida no mundo. O linho, apesar de pinicar e amarrotar com facilidade, por conta de sua característica natural, tem sensação refrescante, alta absorção e rápida liberação de umidade.
Qual o melhor tecido de roupa para quem soa muito?
Fibras naturais, como algodão, linho e seda, evitam a sensação de abafamento e o acúmulo de suor. Isso porque são leves e permitem que o fluxo de ar seque a umidade do corpo. Já peças sintéticas, como poliéster, acrílico e nylon, retêm a transpiração e podem deixar a roupa molhada.
De acordo com pesquisa, bactéria responsável pelo odor desagradável do suor prolifera mais em tecidos de poliéster do que de algodão. Para evitar o mau cheiro nas roupas de academia, troque o tecido sintético pelo algodão.
E você já pode supor um dos problemas mais comuns encontrados em camisa (poliéster): mau cheiro impregnado e persistente. Como muitas das roupas de ginástica ainda são feitas desse material, para potencializar a eliminação da mancha e mau odor de suor, é indicado usar OMO líquido diretamente nas áreas afetadas.
Quando a roupa não seca completamente, a umidade armazenada no tecido pode provocar o cheiro ruim e, ainda, outros problemas com potencial de prejudicar as peças, como o mofo. É muito comum que isso aconteça, por exemplo, em dias frios ou em períodos chuvosos.
Opte por roupas feitas de tecidos naturais, como o algodão. Esses tecidos permitem a circulação do ar e ajudam a evaporar o suor, mantendo você mais fresco e seco.
O tecido de algodão tem fibra natural e por isso é conhecido por sua maciez e conforto. Isso é possível, pois é considerado como um tecido que “respira”, ou seja, o ar de fora consegue penetrar na peça e permite que o calor na cama saia.
1 – ALGODÃO: O primeiro e mais importante tecido para tempos mais quentes é também o mais usado no mundo. O algodão é extremamente confortável e respirável, o que o torna um tecido excelente para épocas quentes.