Oxford e o tricoline são tecidos com características bem distintas. O oxford é um tecido mais grosso e encorpado, geralmente utilizado em peças mais estruturadas, como camisas sociais, enquanto o tricoline é mais leve e macio, sendo utilizado em peças mais confortáveis, como roupas de cama e vestidos.
É também um tecido razoavelmente leve e com alta durabilidade. Atualmente esse tecido tem sido substituído pelo Oxfordine, que falaremos o próximo tópico, por esse último apresentar uma textura mais sedosa e agradável.
Viscose: Bem parecido com a Tricoline, a Viscose também possui um toque de algodão, é fácil de costurar e não escorrega. Sua diferença, porém, está na sua leveza, não ficando armado como a Tricoline. A Viscose é excelente para abusar na criatividade para peças de verão, pois além de leve é um tecido bem fresquinho.
O tecido Oxford se destaca por ser um tecido lustroso, resistente e macio, usado principalmente na confecção de camisas. No entanto, é possível encontrá-lo também em blazers, saias, vestidos, calças sociais e até em itens de decoração, como almofadas, cortinas e estofados.
Qual o tecido é mais fresquinho gabardine ou Oxford?
Gabardine. É considerado mais nobre que o Oxford. Também tem aspecto lustroso e traz na composição o misto de poliéster com viscose, os percentuais de cada vibra variam de acordo com o fornecedor. Por causa da viscose, o jaleco de gabardine é mais fresco que o de Oxford.
Oxford e o tricoline são tecidos com características bem distintas. O oxford é um tecido mais grosso e encorpado, geralmente utilizado em peças mais estruturadas, como camisas sociais, enquanto o tricoline é mais leve e macio, sendo utilizado em peças mais confortáveis, como roupas de cama e vestidos.
Os materiais mais frescos são, nessa ordem: tricoline, oxfordine, oxford e gabardine. Se o seu foco for praticidade, o material que menos amassa é o gabardine. O tricoline é o que mais amassa, não podendo ser colocado de qualquer jeito na bolsa.
O Oxford é um tecido que é comumente encontrado em guardanapos, aventais e toalhas de mesa. Além de ser comumente usado na criação de painéis, cortinas e sousplats, também é considerado um tecido adequado para festas devido à sua bela estética.
#diferença entre Oxford 100% Poliéster e Oxford 100% Algodão
o tecido Oxford 100% Poliéster é mais leve e brihoso, prático e rápido em lavagens para secar rápido. Já o Oxford 100% algodão trouxe a textura do Oxford 100%Polieter porem com mais leveza assim mais indicado para o uso na confeccção de enxovais infantis.
O tecido oxford caracteriza-se pela textura leve, macia e reluzente. Além disso, na sua composição, destaca-se o algodão com poliéster ou uma mistura de elastano também. E mais, proporciona um ótimo caimento, dando um toque sutil e refinado aos ambientes da casa.
Por ter uma grande diversidade de estampas, o tricoline é bastante utilizado para confecção de jogos americanos, sousplast, guardanapos, trilhos e toalhas de mesa. Por ser um tecido leve e macio, o tricoline é bastante utilizado para confecção de roupas, como vestidos, saias, camisas, batas.
A viscose amassa mais do que em relação ao algodão tricoline e tende a ter um encolhimento maior, em média de 2 cm. Quando usar: excelente para pessoas que priorizam o conforto. A viscose é mais adequada para o calor. É um tecido de ótima respirabilidade, muito leve e de excelente caimento.
FLEECE. O tecido FLEECE pode ser utilizado tanto em peças de moda casual, moda fitness, como leggings de inverno, e também em pijamas de frio. Tem ótima proteção térmica e cai bem na confecção de casacos, moletons, blusas, calças e outros.
Two Way nada mais é do que um tecido de Oxford mais pesadinho e com elastano. O elastano do Two Way faz com que ele seja muito mais macio e tenha um caimento muito melhor que o Oxford tradicional. Com um lado fosco e o outro brilhoso, Este tecido é muito utilizado na confecção de uniformes e jalecos, entre outros.
Algodão. Se você deseja confeccionar um uniforme hospitalar que proporcione a melhor sensação térmica e maciez, o algodão será a malha ideal. Os tecidos de malha de algodão (principalmente os que levam 100% dele em sua composição) são: Leves, frescos e confortáveis.
Tecidos com fibra natural são o algodão, lã, linho e seda. Eles são resistentes e confortáveis, mas amassam com muita facilidade. Já os tecidos com fibras artificiais, como a viscose, poliéster, acrílico e nylon, quase não amassam e secam bem rápido.
O Oxfordine é a escolha perfeita para quem busca substituir o Oxford tradicional por um tecido mais leve e fresco, mantendo o mesmo caimento. Ideal para jalecos, camisas de uniformes, dolmãs e aventais, além de ser uma excelente opção para alfaiataria feminina e masculina.
''Conhecendo o TECIDO'' O tecido Oxford é extremamente resistente, de extensa durabilidade, ótima qualidade e muito elegante. Além disso, não desbota facilmente, e pode ser utilizado em diversas aplicações.
Variação do tecido oxford, o Oxfordine é composto por uma mistura de poliéster (fibra sintética) e algodão (fibra natural). Dessa forma, jalecos de oxfordine são mais resistentes, duráveis e fáceis de cuidar e lavar, embora sejam menos respiráveis do que os de algodão puro.
Tecido Nylon Oxford tem alta resistência, boa capacidade de recuperação elástica, excelente resistência ao desgaste e melhor higroscopicidade e tingimento do que o poliéster. 6. O tecido Oxford de nylon é mais suave e tem um brilho de superfície mais alto.
O tecido ideal para a confecção de jalecos conta com diversos fatores, como a durabilidade, conforto, resistência a manchas e até mesmo o estilo. Dois dos tecidos mais conhecidos são a Gabardine e o Oxford, mas além disso, também temos a Sarja, tecidos de Microfibra e Poliéster.
Atenção especial é dada ao fato de que a leveza do tecido de náilon é uma vantagem e um defeito, pois a aparência geral da mochila feita de tecido macio não é tão rígida. Portanto, se você quer uma mochila com formato melhor, é melhor escolher tecido Oxford.
Tanto o Córsega quanto o Velocity são ótimas opções de tecido para jaleco que não amassa, o que também oferece mais praticidade ao dia a dia. Adquirindo o kit amostra é possível conferir a textura de todos os tecidos da Digitale Têxtil, para sanar as dúvidas antes de comprar grandes quantidades.
O Gabardine é um tecido de alfaiataria, elegante e sofisticado, que nunca sai de moda. O poliéster em sua composição, proporciona uma maior resistência e praticidade, além de ter um excelente custo benefício. Por ser mais encorpado, tem um ótimo caimento para a confecção de roupas sociais.
Os jalecos em gabardine importada são mais encorpados, extremamente resistentes, proporcionam flexibilidade de movimentos e possuem uma boa impermeabilidade.