A faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65° C. Quando a CPU está trabalhando em tarefas mais exigentes, sua temperatura pode alcançar até 80-85° C, o que seria o limite absoluto. Temperaturas constantes acima de 80° C podem danificar a CPU e o seu silício.
Durante tarefas mais pesadas ou jogos, as temperaturas podem subir, mas é recomendável que não ultrapassem os 45°C a 50°C para evitar danos ao dispositivo. Se o celular estiver frequentemente mais quente do que isso, pode ser necessário verificar se há problemas de ventilação ou se o aparelho precisa de manutenção.
A ativação do sistema de controle térmico do processador pode causar perda de desempenho, pois o processador normalmente reduz a frequência e a potência para evitar o superaquecimento. O limite máximo de temperatura de junção varia por produto e geralmente está entre 100 °C-110 °C.
- Uso diário leve: Mantenha a CPU abaixo de 60°C para tarefas simples como navegação e edição de documentos. - Uso intenso: Em atividades mais exigentes, como múltiplas abas e videoconferências, a CPU pode chegar a até 65°C. - Jogos pesados: Para games, o ideal é que a CPU se mantenha entre 60°C e 75°C.
O que acontece se o processador chegar a 100 graus?
Tanto para o processador como para outros componentes do computador, ficar trabalhando constantemente em uma temperatura alta tende a diminuir o tempo de vida desses componentes, além de gerar instabilidade e redução de desempenho em algumas dessas peças.
Qual é TEMPERATURA IDEAL para o seu PROCESSADOR ou PLACA DE VÍDEO? Quando devo me preocupar?
Quantos graus um PC suporta?
A faixa de temperatura segura para a maioria das CPUs está entre 40-65° C. Quando a CPU está trabalhando em tarefas mais exigentes, sua temperatura pode alcançar até 80-85° C, o que seria o limite absoluto. Temperaturas constantes acima de 80° C podem danificar a CPU e o seu silício.
80°C é de fato uma temperatura boa. A maioria dos CPUs modernos só começam a reduzir o desempenho em 90°C, alguns até chegam a 95°C. 80°C é uma temperatura de operação perfeitamente natural para jogos.
Se você tem uma GPU da NVIDIA, qualquer coisa acima de 85 ° Celcius (176 ° Fahrenheit) é muito alta. Claro, você tem um pouco de espaço de manobra. Mas se a sua GPU estiver excedendo esse limite, é hora de esfriar. As GPUs da AMD podem suportar uma temperatura um pouco mais alta a 100 ° Celcius (212 ° Fahrenheit).
No caso dos processadores Intel que possuem o "Execute Disable Bit" essa tecnologia é embutida nos processadores, quando os mesmos atingirem mais de 90ºC de temperatura é enviado um comando para BIOS que desliga o computador automaticamente evitando que danifique a placa mãe e a perda do processador.
Não há softwares para reduzir essa temperatura, porém você pode testar mudando o seu cenário onde o notebook fica. Você também pode usar uma dockstation de resfriamento. Caso o notebook ainda esteja na garantia, recomendo acionar a Dell para verificação fisica das "fans" e da pasta térmica no processador.
A poeira acumulada pode bloquear as ventoinhas e provocar o superaquecimento da CPU ou da GPU. Muitos aplicativos em execução simultânea também podem sobrecarregar as ventoinhas. E se isso acontece muitas vezes, elas podem simplesmente parar de funcionar.
Se as ventoinhas giram sem parar, mas sua máquina ainda está quente, o superaquecimento do computador pode em breve ser a menor das suas preocupações. Além da redução significativa do desempenho, você corre o risco de danificar componentes internos e perder dados permanentemente.
No uso diário é bom manter o processador abaixo dos 60°C, principalmente se o uso da máquina consiste em navegação na internet, planilhas, documentos, etc. Mesmo que sejam tarefas simples, quando em excesso podem estressar bem o processador. 65°C pode ser um valor máximo se o seu uso for bem intenso.
Usando o Gerenciador de Tarefas: Clique com o botão direito na barra de tarefas e selecione “Gerenciador de Tarefas” no menu. Na janela do Gerenciador de Tarefas, clique na guia “Desempenho”. Na seção “CPU”, você verá a temperatura atual da CPU listada.
Com uma base Clock de memória 15 Gbps e Clock Boost 1777 MHz a RTX 3060 é perfeita para rodar os jogos mais recentes e tudo que você queira em seu computador.
Os analistas também notaram que a GPU NVIDIA GeForce RTX 4060 Ti da Galax apresentou uma temperatura máxima de 69,5ºC, enquanto o ponto de máximo calor registrava 81,9ºC em atividades que exigiam toda a capacidade do hardware.
GPU com 100% de uso é normal? É pouco provável que algo esteja errado se um software de monitoramento indicar que a GPU está com 100% de uso durante uma atividade gráfica exigente, como um jogo pesado em execução.
O usuário deve se atentar à temperatura limite do processador e fazer com que ele trabalhe a até 30 graus abaixo dele. Por exemplo: se o limite for 80° C, para evitar problemas a temperatura não deve passar de 50° C. Se você usa desktop, a dica é apelar para watercoolers de alta performance; Placa de vídeo: até 30° C.
Como saber se a placa de vídeo está esquentando muito?
Inicie o HWMonitor. Execute HWMonitor enquanto joga até que o problema ocorra. Verifique as temperaturas máximas indicadas pelo HWMonitor. Você pode ter problemas de superaquecimento se seu processador passar de 60°C ou sua placa de vídeo passar de 80°C.
É natural que um aparelho esquente enquanto está sendo usado, afinal, ele usa eletricidade e resistência, uma combinação que gera calor. Isso acontece com a sua TV, seu celular, o videogame e, é claro, o notebook.
Sim, a onda de calor deve estar afetando um pouco mais do que o normal, mas não precisa de preocupar. 80°C ainda é bem aceitável. Comece a se preocupar de começar a passar de 90°C.