Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa.
Com o início da primavera, dia 22 de setembro, também se inicia o período da Revoada dos Cupins, que dura até o final do verão, e é nesses meses que você deve ficar atento para que uma infestação de cupins não ocorra.
Cupins, como todos os insetos, são exotérmicos, ou seja, não possuem capacidade de geração de calor interno como os mamíferos. Quando esfria muito, eles não são capazes de se mover ou comer tão rápido, e em alguns lugares de clima frio, como na América do Norte, eles se recolhem no inverno, cessando suas atividades.
O vinagre pode ser usado no combate ao cupim, desde que a infestação seja detectada logo no início. O produto deve ser dissolvido em uma proporção 1:1, ou seja, em partes iguais de vinagre e de água. A solução mata o cupim de madeira e evita que novos insetos recolonizem a peça.
Babosa. Você pode moer a aloe vera (babosa) e deixar descansá-la em um recipiente com água. Após alguns minutos, coloque a mistura em um borrifador e espalhe sobre os móveis ou pisos de madeira que tenham cupins. Esta planta é conhecida por ser um poderoso inseticida natural, principalmente contra os cupins.
Óleo de cravo e óleo de laranja, por exemplo, são tidos como repelentes naturais. Infelizmente, o aroma dessas substâncias não penetra tão fundo na madeira, então dificilmente chega ao núcleo do cupinzeiro.
Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.
A rainha e o rei são os mais importantes membros da colônia. Suas únicas funções são o acasalamento e a postura de ovos. Outros cupins alimentam e cuidam da rainha, que pode viver de 25 a 50 anos.
A revoada de cupins é o período da reprodução desses insetos e acontece na primavera e no verão. O tempo quente e úmido dessas estações do ano proporciona a proliferação dessas pragas urbanas, que ganham asas e rumam para formar novas colônias.
Cupinout Doméstico, é a única isca cupinicida disponível no mercado que resolve o problema na causa raiz! Cupinout Doméstico atrai os cupins que se alimentam da isca e a levam para que a Rainha também se alimente dela, eliminando desta forma não somente os cupins mas também a Rainha de forma definitiva.
Existe uma ideia difundida de que os painéis de MDF são imunes aos cupins mas infelizmente, não é bem assim. O que realmente acontece é a “esterilização” nas chapas quando são prensadas, já que são expostas a um calor capaz de eliminar qualquer tipo de inseto presente na madeira, tornando-os livres de cupins e ovas.
Vinagre, naftalina, querosene, etc. Essas são algumas das substâncias que muitos costumam utilizar na tentativa de acabar com os ataques de cupins, tanto em móveis de madeira prontos quanto em peças e materiais em marcenarias.
Inspecione as estruturas de madeira periodicamente para ver se há sinais de infestação de cupim. Lembre-se de que esses indícios podem ser muito sutis, então é preciso ter bastante atenção; Descarte qualquer móvel que apresente muitos orifícios ou acúmulo de farelo de madeira.
Algumas espécies iniciam a produção de novas rainhas quando a rainha morre, enquanto outras podem gerar alados que deixam a colônia para estabelecer novas colônias. Em colônias jovens sem operárias treinadas, a morte da rainha pode causar o colapso da colônia.
Os danos podem ser graves antes que a infestação seja notada, o que pode levar de alguns meses a alguns anos, dependendo da extensão da infestação. Já os cupins de madeira seca podem levar mais tempo para causar danos significativos.
Quando as pessoas se questionam se o cupim come parede, trata-se de uma consequência da infestação do cupim subterrâneo no ambiente. Esses pequenos insetos não comem a parede, mas aproveitam as rachaduras e demais falhas estruturais para iniciar a sua colônia, além de se movimentarem pelos espaços.
A broca, um besouro que destrói madeira, faz um farelinho bem fino. Na dúvida, chame uma imunizadora especializada em controle de cupins e brocas para realizar uma inspeção técnica e identificar qual é a praga.
Assim como o vinagre, o óleo de cravo pode ser bastante eficiente para combater a infestação em estágio inicial. Para isso, é só misturar dez gotas do produto em 100 ml de água e borrifar nas áreas afetadas. Já no piso, pingue o óleo de cravo em um balde com água e passe a mistura no chão após limpá-lo.
Essa é uma ação que requer tempo, use ao menos três vezes por dia até a madeira estar totalmente livre dessa infestação de insetos. Você também pode utilizar o vinagre natural, sem diluir na água, mas o cheiro pode ser muito forte e acabar incomodando.
Utilize solução de vinagre nas superfícies infestadas pelos cupins. A solução de vinagre e água — 50% de cada produto — é uma medida eficaz para combater o cupim, pois além de eliminar os animais já existentes, impede a formação de novas colônias no mesmo local.
Esses pequenos insetos não costumam picar os humanos, apenas outros insetos. Apesar de o cupim soldado ter mandíbulas em formato de pinça que ajudam no processo de alimentação, o ataque às pessoas não faz parte das características da sua natureza. Além disso, eles também não transmitem nenhum tipo de doença.
E o atrativo perfeito para eles são estrutura de telhado, pisos, portas, móveis e qualquer item de madeira não tratada corretamente. Isso porque eles conseguem se abrigar facilmente nesses espaços desprotegidos.