Os três times com mais jejum são o Juventude, que ganhou a Copa do Brasil em 1999 (há 25 anos), o Internacional, campeão gaúcho em 2016 (há 8 anos) e o Vasco, campeão carioca em 2016 (também há 8 anos).
Qual o maior jejum de títulos dos times paulistas?
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net
Depois de uma sequência de eliminações vaxatórias, o Tricolor, em 2021, voltou a alcançar a final do Paulistão, com uma boa chance de sair da fila. Antes do atual momento, o maior jejum do São Paulo havia sido de 13 anos, entre 1957 e 1970.
A última vez que o torcedor colorado soltou o grito de campeão foi em 2016, com a conquista do Campeonato Gaúcho. A atual sequência negativa do clube ultrapassa o maior período sem conquistas, entre os anos de 1962 e 1968, onde não levantou nenhuma taça.
Há 14 anos o clube carioca não vence a equipe paulista. A última vitória do Vasco sobre o Corinthians aconteceu em outubro de 2010, em partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão.
CLUBES GIGANTES A MAIS TEMPO SEM GANHAR UM TÍTULO NACIONAL
Qual time ficou mais tempo sem ganhar um título?
1) Guarani - 45 anos
O Guarani foi campeão brasileiro em 1978 e, desde então, não conquistou outros títulos de relevância nacional. Assim, o bugre é o clube já campeão com o maior jejum de conquistas.
Grêmio - não tem Sul-Americana. Internacional - não tem Supercopa do Brasil. Palmeiras - não tem Mundial e Sul-Americana. Santos - não tem Sul-Americana e Supercopa do Brasil.
Em 2024, o Grêmio tornou-se o atual heptacampeão consecutivo, mas na soma conta com 43 títulos. Com 48 conquistas estaduais para o Grêmio e 52 para o Internacional, chegamos ao empate de 64 títulos para cada lado.
Como o Paulistão do ano que vem está marcado para se encerrar em abril, o Corinthians vai completar cinco anos de jejum. A atual seca de títulos é a quinta mais longa de toda a história do Corinthians, considerando apenas os títulos mais cobiçados. A maior durou 23 anos entre 1954 e 1977.
Embora já tenha conquistado o Campeonato Brasileiro oito vezes (1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1968, 2002 e 2004) e uma vez a Copa do Brasil (2010), nenhum dos títulos coincidiu com os anos em que foi realizada a Supercopa do Brasil.
Qual o maior jejum do Palmeiras sem ganhar titulo?
No primeiro ano sem a parceria com a Parmalat, o Palmeiras fez em 2001 a pior temporada desde que entrou em um período vencedor, com o final em 1993 do jejum de quase 17 anos sem títulos. Pela primeira vez desde então, o clube encerrou a temporada sem disputar uma decisão.
Alvinegro tem 30 títulos, mas atualmente enfrenta jejum de quase três décadas sem ganhar os campeonatos mais importantes do Brasil. O Botafogo é um dos times com o passado mais glorioso da história do futebol brasileiro.
Três irmãos foram os responsáveis diretos pela fundação do Clube: Henrique Poppe Leão, José Eduardo Poppe e Luiz Madeira Poppe. Eles chegaram em Porto Alegre por volta de 1908, época em que a prática do futebol efervescia pelo Brasil.
O São Paulo agora é o único time brasileiro que pode-se dizer campeão de tudo. O título inédito da Supercopa do Brasil conquistado neste domingo, 4, contra o rival Palmeiras, era o único que faltava para a extensa galeria do clube.
Mas os vascaínos podem dizer que são bicampeões sul-americanos - feito inclusive ratificado pela Conmebol. Isso porque uma equipe histórica, conhecida como o Expresso da Vitória, conquistou em 1948 a Copa dos Campeões da América, torneio precursor da Libertadores que conhecemos hoje.
Com o título, ganho graças a dois gols de Jhon Arias, o Tricolor das Laranjeiras subiu um degrau rumo ao posto de "campeão de tudo" no Brasil. Agora, faltam três troféus para a galeria ficar completa: CONMEBOL Sul-Americana, Supercopa Rei e Mundial de Clubes.