"Se sim, ao retirá-lo, cheque a coloração no local onde estava. Marrom indica que o abacate está muito maduro; verde está ideal para o consumo; amarelo ou mais claro indica que não está pronto para o consumo", diz Oliveira.
Esse subtipo de abacate foi criado por Pio Breda, grande agrícola em meados do século 20. A invenção do abacate breda, além de levar seu nome, foi modificada para que sua polpa seja cremosa e amarelada. Assim como o avocado é a maior parte dos abacates, seu gosto é adocicado e fica com textura cremosa.
O paladar e a cultura brasileira de consumo de abacate estão sujeitas as receitas tipicamente mais adocicadas, por isso, o Fortuna e o Margarida acabam sendo os mais presentes nos mercados brasileiros.
TRÊS VARIEDADES DE ABACATE MAIS PRODUZIDO E COMERCIALIZADO.
Qual é o abacate mais comercializado?
Quintal como a preferida e de maior volume comercializado, devido principalmente a aparência bonita e brilhosa, casca livre de manchas, polpa saborosa, amadurecimento rápido, preço acessível, caroço pequeno e que, quando transformado em vitamina, não confere sabor amargo a bebida.
O avocado é mais magro: traz 10% a menos de calorias que o abacate. O fruto de nome exótico (pelo menos para nós) também é menor e sua polpa tem um tom de verde-amarelado. Outro detalhe é que a versão otimizada do abacate custa mais caro. Porém, o investimento – se é que posso falar assim – vale a pena.
Um truque interessante é observar a região onde o galho estava preso. Retire o cabinho do abacate e veja a cor da área exposta. Se for verde, o abacate está bom para consumo. Se estiver amarela, a fruta ainda está verde, e se for marrom, ela já passou do ponto.
A muda de Abacate Manteiga é uma variedade cultivada da árvore de abacate, conhecida cientificamente como Persea americana. Essa planta é valorizada por seus frutos de polpa cremosa e sabor suave, muito apreciados em diversas culinárias ao redor do mundo.
As variedades mais difundidas são hass e fuerte, com casca mais dura, pouca água e rico em óleo. Original do México, a fruta é frequentemente confundida com a variedade tropical, que é a mais comum.
“Podemos sim consumir o abacate todos os dias. É uma fruta muito saudável. Mesmo agregando muitas calorias, elas são benéficas à saúde e promovem muita saciedade”, resume ela. O ideal, porém, é não exagerar.
O Avocado é a variedade mais consumida no mundo e é também o menor da família dos abacates, o que aumenta o interesse em seu consumo. A variedade Hass tem qualidade superior, tanto em sabor quanto em vida útil. Sua polpa é altamente concentrada em vitaminas, antioxidantes e sais minerais.
Nas variedades do grupo A, as flores abrem primeiro como femininas pela manhã, fechando-se no fim da manhã ou no início da tarde. No dia seguinte, essas mesmas flores abrem como masculinas pela tarde. Nas variedades de abacate do grupo B, as flores abrem como femininas no início da tarde do primeiro dia de floração.
Esta fruta contém um alto teor calórico e bastante gordura, mas é uma "gordura do bem", essencial para o bom funcionamento do corpo. Além disso é utilizado como ingrediente para cosméticos naturais. Época de colheita: Pode ser colhido o ano todo, mas principalmente de abril a maio.
Na culinária, tem uma versatilidade que desafia os pré-juízos mais céticos: pode ser consumido cru, aos pedaços ou reduzido a creme, ou então cozinhado. Pode fazer parte de várias receitas culinárias como torradas, canapés e sanduíches, ou então saladas, molhos, sopas ou sobremesas.
Deixe os vegetais de molho na água com um pouco de vinagre ou suco de limão. Uma maneira de tirar o amargor dos vegetais é deixá-los de molho em uma solução com água e vinagre ou suco de limão.
Segundo ela, os abacates devem estar uniformemente macios, mas ainda assim resistentes ao toque. Às vezes, a fruta pode amadurecer de um lado e do outro ainda estar “verde”. No caso do abacate hass, um dos mais comuns, ele precisa assumir um tom esverdeado e escuro por completo para estar no ponto de consumir.
"Enquanto o abacate possui menos gordura. E mais fibras, portanto ambos são bem saudáveis", completa a especialista. O avocado também é rico em fibras, potássio, além de vitaminas E, B6, ácidos graxos monoinsaturados, gordura saudável e antioxidantes.