Dióxido de Carbono (CO2) O Dióxido de Carbono, ou gás carbônico, que se encontra na cerveja é a principal responsável pelo processo de carbonatação da bebida, formando o famoso colarinho. Além disso, esse gás também é responsável por fazer a pressão correta no barril, empurrando a cerveja para a torneira da chopeira.
É aí que entra o gás carbônico oferecido pelas fábricas. Ele é recomendado para realizar a extração da bebida nas condições ideais. Além do gás carbônico puro, podem ser também utilizadas misturas de gás carbônico com nitrogênio — como Aligal 17 = 70% CO2, 30% N2.
Para a produção de chopp, a mistura de dióxido de carbono (CO2) e nitrogênio (N2) é fundamental para a pressurização da bebida, pois mantém a qualidade e a temperatura do produto. Além desses benefícios, quais são outras vantagens de utilizar a mistura de gás carbônico e nitrogênio da FAMEX?
Apesar de a maioria dos chopes utilizarem o gás carbônico puro, algumas cervejarias adotaram, também, a utilização do Nitrogênio em suas chopeiras na hora de empurrar a cerveja para a torneira, o que gera maior cremosidade à bebida.
O CO2, é o gás responsável pela pressão que faz com o que o chopp saia do barril, passe na serpentina e saia pela torneira da chopeira. Assim, se o seu cilindro descarregar totalmente e você não tiver outro para substituí-lo, consequentemente o seu chopp acabará também.
Como saber se o cilindro está cheio? Consegue-se ter a percepção pelo peso do cilindro e pela indicação de troca do cilindro não estar acionada. Como trocar o cilindro de gás CO2 da B.
O GLP tem alto poder calorífico, o que o torna uma fonte de energia bastante econômica, ou seja, a duração do botijão azul da Ultragaz é muito mais prolongada do que as demais marcas.
O cilindro de 2,3kg extrai em média 230 litros de chopp por hora, o cilindro de 4,5kg extrai em média 450 litros de chopp por hora. O Cilindro de gás para chopeira é fabricado com precisão e materiais de alta qualidade, buscando garantir a segurança e conservação dos gases.
Ao fazer isso, você irá notar que o ponteiro se moverá, então regule na pressão indicada pelo fornecedor de chopp (a Eltz recomenda 2,5 kgf/cm²). Feito isso, libere a válvula extratora e confira se está saindo gás suficiente.
As misturas de gases constituídas por Nitrogênio e CO2 fornecem a condição ideal para uma extração otimizada do chopp/cerveja artesanal e evitam o excesso de carbonatação da bebida.
A pressão incorreta do CO2: Se a pressão estiver alta, o chopp sai com muita força, o que causa um excesso de espuma na chopeira que é difícil de controlar.
Mexa o gelo em alguns intervalos de tempo; Não adicione sal e muito menos de álcool dentro da chopeira. Ambos podem além de prejudicar o equipamento, gerar o congelamento do chopp, dentro da serpentina. Pode-se reduzir a vazão da torneira para que o chopp fique mais tempo na serpentina, e saia mais gelado.
Geralmente, é possível perceber que o gás está no fim quando o recipiente fica bem mais leve. Isso porque quando ele está perto de esvaziar, o gás muda de estado líquido para o gasoso por causa da compressão.
Precauções especiais para o transporte: os recipientes devem ser transportados na POSIÇÃO VERTICAL, em veículos onde o espaço de carga está separado e não tem contato com a cabine do motorista.
Desligar o equipamento no período da noite, poderá causar um aumento no consumo de energia em até 30%, isto ocorre porque ao desligá-lo, interrompe-se o ciclo de refrigeração e ao ligá-lo novamente pela manhã, haverá um esforço considerável para atingir a temperatura ideal, causando um maior consumo de energia.
Formas de extração de chope que usam oxigênio em vez de dióxido de carbono, como é o caso da bomba de piquenique, aceleram o processo de envelhecimento e diminuem o tempo de validade do chope artesanal, que passa a ser de 12-24 horas – dependendo do tipo de cerveja e de quanto oxigênio é bombeado para ela.
Usar um kegerator ou sistema de chopp usando CO2 não deve afetar o frescor da cerveja, desde que o barril seja armazenado na temperatura e pressão adequadas. O chopp permanecerá fresco se dispensado com CO2, enquanto mantém a temperatura e pressão adequadas: Chope não pasteurizado cerca de 45-60 dias.
Celso Tierno explica que Aligal é uma linha de gases específica para a indústria alimentícia. Com um "controle de produção direcionado para esse setor", a solução segue as normas e práticas de fabricação exigidas pela regulamentação vigente.
Uma cerveja que não faz espuma pode estar com problema de carbonatação, prazo de validade vencido ou contaminação. Além disso, por evitar que a cerveja entre em contato com o ar, a espuma ajuda a manter o líquido gelado por mais tempo e desacelera o processo de oxidação da bebida.
O que tem dentro do cilindro do barril da Heineken?
O sistema de pressão - que inclui um pequeno tubo com dióxido de carbono ativo - mantém a cerveja sob pressão constante. Este cilindro relativamente pequeno contém dióxido de carbono em quantidade mais do que suficiente para esvaziar completamente o barril.