Ter uma tomada somente para a instalação do ar-condicionado Cada ar-condicionado precisa ter uma tomada exclusiva para ele. Para evitar a sobrecarga da rede elétrica, não use benjamins para ligar outros aparelhos na mesma tomada. Muitas vezes, esses “jeitinhos” podem causar sérios problemas.
O ar condicionado só precisa estar ligado numa tomada comum para funcionar, mas nem todo mundo tem uma próxima ao aparelho e acaba optando pela extensão elétrica.
Quando o equipamento precisa de uma carga mais reforçada para funcionar de mais de 1000 W, como é o caso de aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, entra em cena a tomada de 20 A, com plugues mais grossos e capacidade maior de transmitir energia com segurança.
Como saber se a tomada do ar-condicionado é 110 ou 220?
Ou seja, eles funcionam tanto em 110V quanto em 220V. Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V. Esse número, por exemplo, significa que o aparelho aguenta qualquer voltagem dentro desse intervalo.
A CONFUSÃO no Uso de TOMADAS 20A RESOLVIDA em 5min. Quando Posso Instalar Tomada 20A do Novo Padrão?
Porque ar-condicionado tem que ser 220v?
Geralmente, os aparelhos de ar condicionado possuem uma alimentação de 220v. Sendo assim, sua rede elétrica deve suportar esse tipo de alimentação para que o aparelho funcione. Se esse não for o caso, corre-se o risco de que o aparelho não trabalhe corretamente ou, até mesmo, que ele queime.
Agora, as tomadas de 20 amperes são utilizadas para equipamentos maiores, como geladeiras, micro-ondas, lava-louças, fogões e máquinas de lavar roupas, por exemplo. Em resumo, se o aparelho necessita de um motor, provavelmente será necessária uma tomada de até 20 amperes.
Observar o tamanho e o formato dos pinos, ler as inscrições na tomada, consultar manuais ou um profissional são maneiras eficazes de determinar se uma tomada é de 10 ou 20 amperes.
Qual eletrodoméstico deve ser ligado na tomada de 20A?
Tomadas de 20A:
Aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, são exemplos de produtos que necessitam de uma carga mais reforçada para funcionar (normalmente acima de 1000W).
Um cuidado importante é sobre a corrente necessária para operar o aparelho. O ar-condicionado 9000 BTUs requer um disjuntor entre 10 e 15 ampères. Ou seja, uma peça entre 10 e 15A.
Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral.
O ar condicionado precisa ter a mesma voltagem da rede do local em que será feita a instalação, que no Brasil pode ser 110v ou 220v. Isso quer dizer que: se a rede de energia é 110V, você deve optar por unidades que tenham voltagem de 110V.
Pode ligar o ar-condicionado direto na tomada sem disjuntor?
Primeiramente, o ar-condicionado sempre deve estar conectado a um disjuntor. O componente serve para proteger o circuito elétrico do aparelho de climatização.
Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.
A resposta é bem simples, podemos sim ter as duas tomadas no mesmo ponto! Até aí tudo bem, mas é fundamental compreender que é necessário que elas estejam em circuitos separados. A tomada de 20A suporta mais corrente do que a de 10A, consequentemente os seus cabos devem ter bitolas maiores.
Posso usar um adaptador para conectar o plugue 20A na tomada 10A? Não é indicado, pois como os aparelhos de 20A possuem maior potência, ao ligá-lo em um ponto não projetado especialmente para esta carga, há risco de superaquecimento e curto-circuito.
Já as tomadas de 20 A possuem os furos com diâmetro de 5mm e precisam ter um circuito elétrico específico. Elas são apropriadas para aparelhos com potência superior a 2000 W – caso de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais, secadoras de roupa, fritadeiras e ferros de passar.
Elas são ideais para ambientes como cozinhas, banheiros e lavanderias, onde são instalados os equipamentos que precisam de mais capacidade elétrica. Se você não tem certeza sobre como será a disposição dos equipamentos, é sempre melhor garantir com a instalação de tomadas de 20A.
Verifique a bitola da fiação, se for acima de 2,5mm vc pode adaptar a tomada 20a, pois na regra, em cozinhas, copas e locais de concentração maior de equipos de aquecimento como a air flayer.
Isso se você não for muito azarado e tiver o equipamento queimado. Bom, a parte boa é que a grande maioria dos modelos de ar-condicionado são fabricados para redes de 220v.
Como a corrente é bem mais elevada na rede elétrica de 110V, são necessários fios mais grossos, elevando o custo da construção ou manutenção. Portanto, um ar-condicionado 220v pode consumir um pouco menos de energia ,trabalha com fiação mais fina devido a menor corrente que utiliza.