Sua taxa metabólica extremamente baixa e sua adaptação a águas frias contribuem para sua longevidade. São encontrados principalmente nas águas frias do Ártico e do Atlântico Norte, incluindo regiões próximas à Groenlândia, Canadá, Noruega e Islândia.
O tubarão-da-Groenlândia reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. Considerado o animal mais longevo do planeta, com idade aproximada de 518 anos, ele continua a impressionar cientistas.
Empregando esse método, cientistas concluíram que os tubarões-da-groenlândia têm uma expectativa de vida de ao menos 272 anos e podem chegar a 392 anos, com uma margem de erro de 120 anos para mais ou para menos.
Vertebrado MAIS ANTIGO VIVO - Tubarão-da-groenlândia | Pidobiologia
Qual tartaruga vive 500 anos?
A tartaruga-gigante Jonathan, que em 2021 conquistou o título de animal terrestre mais velho do planeta, chegou aos impressionantes 191 anos de idade. O animal mais velho do planeta, porém, é o tubarão-da-Groenlândia, com cerca de 500 anos de idade.
A tartaruga-gigante-de-galápagos é conhecida por viver mais de 100 anos. Alguns fatores contribuem para sua longevidade, a exemplo da dieta herbívora, do metabolismo lento e das adaptações evolutivas, que permitem armazenar água e alimentos por longos períodos.
O animal mais velho do mundo é um desses tubarões. Ele pode ter até 523 anos de idade – o que seria suficiente para acompanhar toda a história do Brasil.
Vários estudos analisando as bandas de crescimento das vértebras e medindo os tubarões-baleia na natureza estimaram sua expectativa de vida de ~ 80 anos e até ~ 130 anos.
O artrópode Triops cancriformis, também conhecido como camarão-girino, é uma espécie de crustáceo que rasteja nas águas doces de lagoas em toda a Europa, Rússia e Oriente Médio, de acordo com a Encyclopedia of Life (EOL), um banco de dados que compila informações de todas as espécies conhecidas de seres vivos na Terra.
Características gerais: Apesar de ser uma espécie com uma distribuição ampla, ainda se tem poucos dados biológicos sobre esta espécie. Podendo chegar a até 5 metros de comprimento, esta espécie tem registros de idade máxima entre 20 e 30 anos de idade.
Características gerais: Uma das maiores espécies de tubarão, o tubarão-tigre pode atingir 7,4 metros de comprimento e viver até 50 anos. Também uma das espécies mais conhecidas, é facilmente identificada pelas manchas escuras em seu dorso, que facilitam com que o animal se camufle no oceano.
Não se sabe exatamente porque o tubarão-da-groenlândia vive tanto, mas uma hipótese é de que isso pode ser uma combinação de diversos fatores, que incluem o seu metabolismo lento e a adaptação às águas profundas e frias que habita.
Entre todos os predadores dos mares, o tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias). A informação é do Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões (ISAF, na sigla em inglês), do Museu de História Natural da Flórida (Estados Unidos).
A espécie normalmente vive em torno de 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante. Apesar do nome, o tubarão-da-groenlândia não é encontrado apenas na Groenlândia: foi avistado até mesmo no oeste do Caribe.
Se o tubarão-da- Groenlândia pode viver centenas de anos, isso significa que vidas muito mais longas do que as dos seres humanos não são impossíveis biologicamente.
Um dos maiores animais existentes, a baleia-azul pode ter até 30 metros de comprimento. Ela consegue ultrapassar os três dígitos, podendo alcançar os 110 anos de idade.
“O megalodonte se extinguiu quando o nível do mar caiu e não havia presas suficientes”, segundo Pimiento. Em 2017, a pesquisadora e seus colegas identificaram uma extinção em massa nos oceanos, que eliminou o megalodonte e uma série de outros animais marinhos de grande porte.
Este animal pertence a uma linhagem que se acreditava estava extinta havia 65 milhões de anos. Contudo, a espécie é bem menor (com até 1,8 m) e é adaptada a viver em águas profundas. Carvalho afirma que é difícil acreditar na existência de um megalodon vivo.
De acordo com especialistas, esse animal deveria comer o equivalente a dez homens para conseguir realizar suas atividades. Os megalodontes, como é possível perceber, foram grandes predadores, porém, esses gigantescos tubarões não possuíam predadores naturais.
Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.
O único animal imortal do mundo, até onde sabemos, é uma minúscula água-viva. Quase do tamanho da unha de um dedo mindinho, a Turritopsos dohrnii reverte o ciclo de vida ao chegar na idade adulta, retornando à juventude em um círculo interminável.
Os urubus-rei vivem até 30 anos em cativeiro, embora um macho transferido do zoológico de Sacramento para o zoológico de Queens tenha mais de 47 anos. Sua expectativa de vida na natureza é desconhecida.