Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. 1º A hora do trabalho noturno será computada como de 52 minutos e 30 segundos.
Ou seja, para calcular o adicional noturno, deve-se saber qual é o valor pago pela hora de trabalho e acrescentar os 20%. Por exemplo, um colaborador de uma empresa que ganha, por hora trabalhada, R$30, sua hora trabalhada em período noturno deve ser de R$36. Então, fica assim: R$30 x 20% = R$6.
Uma hora extra é 50% do valor da sua hora trabalhada dentro do seu horário normal. Contudo, este adicional de hora extra no telemarketing pode ser ainda maior caso exista a previsão na convenção coletiva de trabalho do profissional de call center.
A hora normal tem a duração de 60 (sessenta) minutos e a hora noturna, por disposição legal, nas atividades urbanas, é computada como sendo de 52 (cinquenta e dois) minutos e 30 (trinta) segundos. Ou seja, cada hora noturna sofre a redução de 7 minutos e 30 segundos ou ainda 12,5% sobre o valor da hora diurna.
Cálculo de Adicional Noturno passo a passo simples e objetivo (pós reforma trabalhista)
Quanto é 20% de adicional noturno?
Vamos supor que o colaborador tenha trabalhado 20 horas noturnas. Multiplique, portanto, o valor do adicional noturno por essas horas: 20 x R$ 3,20 = R$ 64.
Qual o valor do adicional noturno para call center?
Mas, além do valor diferenciado do trabalho noturno, o funcionário tem direito ao adicional noturno. Ele representa 20% do valor-hora normal da sua empresa.
Adicional noturno é um acréscimo de até 20% na hora trabalhada para todos os colaboradores em jornada noturna. Previsto na CLT desde 1943, o adicional noturno é obrigatório para trabalhadores do turno das 22h até 5h da manhã.
A CLT dispõe horários diferentes de adicional noturno para seguintes categorias: Atividades Urbanas: das 22h de um dia às 5h do dia seguinte. Atividades Rurais – Lavoura: das 21h de um dia às 5h do dia seguinte. Atividades Rurais – Pecuária: das 20h de um dia às 4h do dia seguinte.
Sou obrigada a trabalhar no feriado telemarketing?
O trabalhador de telemarketing não pode trabalhar aos domingos e feriados, de forma parcial ou total. Essa regra não vale para empresas autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego; Caso o profissional tenha que trabalhar domingo e feriado, deve ser concedida folga de pelo menos um domingo a cada mês.
Quantas ligações Um atendente de telemarketing pode atender por dia?
Não existe um limite máximo de ligações que o operador poderá fazer por dia na lei. As empresas de call center falam em cerca de 200 ligações por dia, mas essa regra não existe. O que existe é uma legislação que garante direitos aos consumidores de não esperarem tanto tempo nas filas de atendimento.
Para fins de aplicação do reajuste salarial 2024 fica estabelecido os seguintes valores: I. Operação de Telemarketing/Teleatendimento Voz e Escrito (Chat, WhatsApp, mídia social dentre outras): R$ 1.430,00 considerando a bonificação extraordinária ampliando o piso acima do salário-mínimo Federal.
Quanto é o salário de um Operador de Telemarketing ? O salário médio de um Operador de Telemarketing é de R$ 1.213,46 , de acordo com uma pesquisa do site Salario.com.br. O piso salarial é cerca de R$ 1.107,51 e o teto salarial está por volta de R$ 1.855,32.
Hoje quem trabalha como Operador de Call Center ganha em média um salário de R$ 1.078,00. E antes de se tornar Operador de Call Center, 6% foi Operador de Telemarketing e depois 12% se tornou Auxiliar Administrativo.
A hora noturna deve ter um valor maior do que a hora diurna: é obrigatório que exista um acréscimo de pelo menos 20% sobre o valor da hora normal. A duração da hora noturna equivale a 52 minutos e 30 segundos.
Exemplo: Dias da semana: 50% do valor da hora trabalhada + 20% adicional noturno Finais de semana: 100% do valor da hora trabalhada + 20% adicional noturno Além disso, é importante consultar o valor do adicional e hora extra estabelecido no Acordo sindical ou Convenção Coletiva de Trabalho.
Quem trabalha com telemarketing têm direito a insalubridade?
O magistrado explicou que para obter o direito ao benefício de adicional de insalubridade, tem-se que comprovar que os operadores de telemarketing se sujeitam a situações que ultrapassam a tolerância de 87 decibéis de ruídos, limite consolidado pelo Anexo 1 na NR 15 do MTP, como parâmetro para a saúde do operador.
Para saber o valor do adicional noturno, divida o Salário Base Mensal pelas Horas Contratuais, e depois multiplique o valor da Hora Normal pelo Percentual do Adicional Noturno (20%). Exemplo: Salário base mensal: R$ 500,00. Horas contratuais de trabalho/mês: 220h.
Por isso, quem trabalha a noite também tem direito a, pelo menos, 60 minutos de descanso a cada seis horas de trabalho. Caso a jornada noturna seja de quatro a seis horas de duração, então esse intervalo deve ser de, no mínimo, 15 minutos.