O valor de 4 nanogramas por ml é geralmente considerado o limite normal do PSA. Valores acima de 10 são preocupantes, e acima de 20, muito preocupantes. No entanto, esses números podem variar dependendo do tamanho da próstata do indivíduo.
Em geral, um PSA maior que 4 ng/ml é considerado alto, e o seu médico urologista deverá solicitar a repetição do exame e a realização de exames complementares conforme sua idade e quadro clínico.
Qual é o valor normal do PSA livre e total? O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.
De fato, o PSA alterado é um indicativo do câncer de próstata. Ainda de acordo com o Oncoguia, quando os valores dessa substância estão entre 4 ng/ml e 10 ng/ml as chances de ser diagnosticado com a doença é de 25%. Já acima de 10 ng/ml, o risco sobe para 50%.
PSA livre? PSA total? Aprenda a analisar o seu exame de PSA.
Qual o limite da próstata aumentada?
Quando a próstata aumenta o volume acima do tamanho considerado normal para a idade (limite habitual de 30g) na idade adulta, já está caracterizada hiperplasia benigna da próstata (HPB). Quando a próstata está aumentada pode atingir os mais variados tamanhos… ficando semelhante a uma laranja ou uma grande maçã.
As infecções que se formam em locais próximos da próstata, como as do aparelho urinário, podem causar infecção ou inflamação nas células da glândula, levando a que o nível de PSA suba.
Não é possível "baixar" o PSA, mas é possível reduzir seus níveis por meio de tratamentos médicos. O câncer de próstata é diagnosticado através de exames de sangue para medir os níveis de PSA e de biópsia da próstata.
Infecções no trato urinário – essas infecções podem se desenvolver na uretra, rins ou bexiga, causando alterações no nível de PSA. Exames simples de urina podem detectar se a alteração no teste advém de doenças prostáticas ou de infecções urinárias.
Metástases ganglionares ocorre em cerca de 20% dos pacientes com PSA >20 ng/ml e em 75% dos pacientes com PSA >50 ng/ml. Quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de doença localmente avançada ou disseminada.
Qual o valor normal do PSA? Os valores de PSA total até 2,5 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.
Qual o valor do PSA que indica câncer de próstata?
O valor de referência mais utilizado é o 0,75 ng/ml por ano. Acima desse valor, o caso já é considerado suspeito, mesmo que os níveis de PSA se mantenham dentro dos valores acima referidos.
Os alimentos à base de soja contêm isoflavonas, que podem retardar o crescimento das células cancerígenas e reduzir os níveis de PSA em homens com câncer de próstata. Os países com elevado consumo de soja têm níveis muito mais baixos de câncer de próstata que nos Estados Unidos. Tente comer mais cogumelos.
O PSA é uma enzima produzida pela próstata mesmo quando a glândula está saudável. O nível considerado normal em homens de meia idade é abaixo de 4 ng/ml. Mas quanto mais alto o valor do PSA, maior a chance de estarmos diante de problemas sérios na próstata, incluindo o câncer.
De acordo com estudos médicos, a partir de um amplo espectro que envolve características étnicas e raciais, as dimensões normais da próstata vão variar: Homens na faixa dos 40 anos: 25 – 30 gramas; Homens na faixa dos 50 anos: 30 – 40 gramas; Homens na faixa dos 60 anos: 35 – 45 gramas.
Os exames de PSA dos homens abaixo de 65 anos que estão com marcadores menores do que 2,5 ng/ml, ou aqueles acima de 65 anos, que tenham exames marcando abaixo dos 4,0 ng/ml, podem ser avaliados com uma próstata saudável.
Todo paciente que faz uso do Combodart® deve realizar o exame de PSA a cada 6 meses após o início do tratamento e periodicamente depois disso. Afinal, esse medicamento tem como função reduzir a quantidade de PSA no sangue.
Homens que ingerem regularmente aspirina, outros tipos de antiinflamatórios (não-esteroidais), diuréticos e até mesmo medicações para o colesterol, podem apresentar níveis de PSA significativamente menores. Por isso, caso esteja utilizando qualquer medicação, não esqueça de sinalizar antes da coleta do exame.
Alimentos ricos em gorduras saturadas, como carne vermelha e produtos lácteos gordurosos, estão associados a um risco aumentado de câncer de próstata. Alimentos ricos em gorduras trans, como alguns produtos de panificação, também são considerados de alto risco.