O beta hCG quantitativo é um exame de sangue feito para confirmar a gravidez, pois permite detectar pequenas quantidades do hormônio hCG, que é produzido durante a gestação. O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta hCG são maiores que 5,0 mlU/ml.
Pré-requisitos. É recomendado aguardar 10 dias de atraso menstrual, uma vez que os valores de Beta HCG começam a aumentar a partir de 6 dias da fecundação. Mulheres que realizaram a fertilização in vitro também podem confirmar a gestação pelo Beta HCG.
Trata-se um exame de sangue capaz de apontar, dentre outras possibilidades, se a mulher está ou não esperando um bebê. É necessário ressaltar que os testes de farmácia não são tão eficientes quanto os exames de sangue, então para maior assertividade, esse exame é sugerido como confirmatório.
Qual o valor do beta quantitativo para ser positivo?
BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo ou indetectável, não há indício de gravidez. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação. BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.
Sem gestação ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml. 3 semanas de gestação: entre 5 e 50 mIU/ml. 4 semanas de gestação: entre 5 e 426 mIU/ml. 5 semanas de gestação: entre 18 e 7.340 mIU/ml.
É melhor fazer o beta qualitativo ou quantitativo?
O Beta HCG quantitativo é usado na maioria dos exames de sangue para gravidez, inclusive sendo considerado o mais confiável. Nesse sentido, é realizado a partir de uma amostra de sangue através da qual é possível identificar, não apenas a presença do hormônio Beta HCG, mas também conhecer sua concentração.
Com um nível de beta-HCG no sangue acima de 2000 unidades, já se pode visualizar o saco gestacional pela ultrassonografia obstétrica via transvaginal. Quando o diâmetro médio do saco gestacional for maior do que 25mm, o embrião deve ser visualizado pela ultrassonografia.
O custo do exame Beta HCG pode variar dependendo de vários fatores, incluindo a localização geográfica, o laboratório que realiza o exame, o tipo de cobertura do seu plano de saúde, entre outras questões. Em média, pode-se dizer que o custo do exame Beta HCG varia entre R$ 30 e R$ 200.
Em geral, valores de beta hCG entre 0 e 25 mlU/ml indicam resultado negativo. Porém, mulheres que estão na 1º ou 2º semana de gestação podem apresentar valores menores que 25. Por isso, se o exame deu negativo, é indicado aguardar mais 10 a 15 dias. Se a menstruação continuar atrasada, recomenda-se repetir o exame.
Um valor de hCG acima da média pode indicar uma gravidez de gêmeos ou trigêmeos, mas é preciso confirmar isso com um exame de ultrassom. “O nível normal de hCG no sangue na data esperada da menstruação (14 dias após a ovulação) é de 40 a 120 mIU/ml, mas chega até 400 mIU/ml em uma gestação múltipla”, diz ela.
O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.
Quanto tempo demora para sair o resultado do Beta quantitativo?
Quanto tempo leva para o resultado do exame Beta hCG? Beta hCG Qualitativo normalmente fica pronto no mesmo dia, enquanto o Beta hCG Quantitativo costuma levar entre 1 e 3 dias, a depender da demanda do laboratório. Você deve consultar a sua unidade de atendimento no momento da coleta da amostra.
Veja abaixo o significado de cada uma das faixas: Entre 0-10 mUI/mL: Estes valores não são considerados indicativos de gravidez; Entre 11-25 mUI/mL: Valores inconclusivos, por isso é necessário repetir o teste em 48 horas; Entre 26-1500 mUI/mL: Valores considerados indicativos de gravidez.
O falso positivo no exame é incomum e uma ocorrência rara, especialmente quando realizado o exame de sangue. Quando o exame apresenta níveis elevados de beta HCG, mas a mulher não está gestante algumas ocorrências relacionadas podem incluir morte fetal, tratamento à base de beta HCG ou tumores ovarianos.
BhCG abaixo de 5 mIU/ml: resultado negativo, não há indício de gravidez. BhCG entre 5 e 25 mIU/ml: resultado indefinido. É recomendado repetir o exame após três dias para ter certeza sobre a gestação. BhCG acima de 25 mIU/ml: resultado positivo, indica gravidez.
Quando a gestante deve fazer o primeiro ultrassom?
OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.
Qualquer resultado acima de 25 mIU/mL é considerado positivo para gravidez. Valores entre 6 e 24 mIU/mL são considerados imprecisos, neste caso é necessário repetir o exame. Para interpretar o exame, basta ver no laudo a quantidade de hormônio que foi detectada no seu sangue.
Geralmente, os valores de Beta HCG aumentam a partir do sexto dia de fecundação. Em alguns casos, o médico poderá optar por aguardar até 10 dias da fecundação para ter um resultado mais seguro.
O que quer dizer quantitativo no exame de gravidez?
No qualitativo, detecta-se a quantidade circulante mínima de HCG no sangue, sendo um sugestivo de gravidez quando acima de 25 mUI/mL. No exame quantitativo, busca-se estimar o tempo de gestação, através da contagem de B-HCG (mIU/mL).
Qual o valor de referência do Beta-hCG quantitativo?
Valores menores que 5.00 sugerem que a mulher não está grávida, mas não excluem totalmente a possibilidade. Em caso de resultado acima de 5.00, é possível que haja gravidez. Em geral, os valores dobram a cada 48h durante as primeiras semanas da gravidez.