Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Direcione jatos de fumaça para a entrada do enxame com o fumegador. 2 Abra mais o buraco para alcançar os favos, utilizando ferramentas. Corte os favos um por um, removendo as abelhas e guardando no balde aqueles que contenham mel. 3 Recorte e transfira para a colmeia apenas os favos com cria.
Caso visualize um enxame de abelhas, jamais tente fazer a remoção por conta própria. Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender.
Ventilação adequada. Deixe as janelas e portas sempre abertas para passagem de ar, porém, feche as portas internas, para evitar que os insetos voem para outros cômodos.
acetato e citronellal repeliram completamente tanto as abelhas africanizadas quanto as Xylocopa, não devendo ser utilizado em cultivos comerciais. O girassol (Hellianthus annuus) e o cosmos (Cosmos sulphureus) podem ser utilizados como alternativas para afastar a abelha A. mellifera das flores do maracujá.
- Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo; - Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também; - Evite se depender com ou na água.
Você também pode espantar as abelhas com vinagre. Você pode limpar com vinagre elementos como gaiolas e bebedouros de pássaros, já que o cheiro forte afugenta as abelhas. Outra ideia é colocar vinagre em potinhos e espalhá-los pelo jardim.
Na maioria dos casos, a fumaça é provavelmente a maneira mais eficaz de afastar as abelhas de sua casa e mantê-las intactas e saudáveis. Em resumo, as abelhas são muito sensíveis ao cheiro da fumaça e quando sentem a fumaça elas entendem que há um incêndio por perto, saindo de perto o mais rápido possível.
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
Entre os compostos avaliados, os óleos essenciais de capim limão, hortelã e cravo apresentaram o maior efeito repelente, inibindo quase completamente a visitação das abelhas aos alimentadores tratados.
Se você tem um jardim, terraço, pátio ou varanda, saiba que também existem plantas para espantar vespas e abelhas, cujo cheiro geralmente é desagradável para elas. As plantas mais eficazes para espantar esses insetos são: Louro. Hortelã-verde.
Os melhores alimentos para as abelhas são o néctar e o pólen, mas em épocas de escassez de flores, as colônias ficam com poucas reservas, sendo necessário fornecer alimentação artificial para manutenção das colônias.
Um repelente caseiro para abelhas (não tóxico para as aves) pode ser assim preparado: pegue um quarto de dente de alho e amasse bem. Adicione uma colher de sopa de vinagre e outra de azeite. Misture bem. Aplique próximo ao furinho do bebedouro.
Entre as soluções mais simples estão o plantio de áreas verdes para as abelhas, com flores nativas que sirvam de alimento às mamangavas, e evitar o uso de agrotóxicos como neonicotinoides.
Aplicar uma mistura de amaciante e água em pedaços de tecido e espalhá-los pela casa é uma excelente alternativa para espantar as abelhas do ambiente. Isso porque o cheiro do amaciante não é agradável ao olfato desses insetos, que irão embora rapidamente.
“Apenas uma pessoa especializada no assunto deve tentar retirar esses insetos, caso contrário ela pode ser atacada ou causar um incêndio. Acionar sempre o Corpo de Bombeiros, que irá ao local e resolverá a situação”, finaliza.
O fipronil é o principal componente ativo para controlar insetos sociais, aqueles que formam colônias, como formigueiros e cupinzeiros. Na forma aérea, o agrotóxico pode ser levado para lugares que não precisam do controle de pragas, matando as abelhas do local.
“A primeira atitude é correr, tentar se afastar do local do enxame, correndo em zigue-zague; pois as abelhas africanizadas tendem a persistir na defesa”, explica Silva, detalhando que o comportamento comum é que elas sigam em linha reta.
Armadilhas luminosas - em áreas de preparação de alimentos, ajudam a eliminar todo o tipo de insetos voadores, incluindo as abelhas e vespas. Ao contrário dos mata moscas elétricos convencionais, a sua forma de funcionamento reduz o risco de contaminação cruzada devido à queda de fragmentos de insetos.
A espatódea (Sphatodea campanulata, Bignoniaceae) é uma planta de origem africana, que foi introduzida no Brasil como árvore ornamental. Possui flores com formato de tulipa, de coloração amarelo-avermelhado, sendo conhecida como tulipeiro do Gabão.
– Presença de substâncias químicas: Algumas substâncias químicas, como perfumes, loções e produtos de limpeza, podem atrair as abelhas e fazê-las sentir que estão em perigo. – Proximidade do ninho: Quando uma pessoa ou animal se aproxima demais do ninho, as abelhas podem atacar para proteger a colônia.