A melhor maneira de eliminar o mofo é usar soluções que contenham propriedades antifúngicas e antibacterianas – que podem ser caseiras – ou produtos antimofos, desenvolvidos especialmente para cumprir a função.
O líquido possui propriedades antibacterianas e antifúngicas. Para aplicá-lo é simples: utilizando um borrifador, espalhe-o pela parede que contém mofo e deixe agir por 10 minutos. Depois disso, basta limpar com um pano úmido e continue repetindo o processo até que o problema esteja solucionado.
A umidade proporciona a reprodução de bichos do mofo. O controle sobre o excesso de umidade é a única solução concreta para eliminá-los e só pode ser feito com o uso de desumidificadores. O Desidrat da Thermomatic é a solução mais eficaz contra o mofo e, por consequência, contra a proliferação do bicho do mofo.
São insetos pequenos, menores até mesmo que o tamanho de uma formiga (2 a 12 mm comprimento) e sua coloração é marrom-claro. Costumam se alimentar de materiais orgânicos, tais como grãos, cola de livros, algas, derivados de amido e claro, o mofo.
Problemas com mofo? Dr. Bactéria ensina a eliminar esse fungo
Como tirar caruncho de mofo?
Como tirar caruncho de roupas? Faça uma mistura de água e vinagre branco, deixe a roupa de molho por uns 15 minutos. Após lave normalmente na máquina de lavar, utilizando OMO Lavagem Perfeita.
📚 O bicho de #mofo é um inseto, também chamado de piolho-de-parede, piolho-de-livro ou bichinho de umidade. Em geral, esses bichinhos se alimentam de matéria orgânica como grãos, cola de livro, algas e é claro, o mofo! 💧 Para impedir a sua proliferação, é preciso eliminar tudo que auxilia sua proliferação.
Coloque uma boa quantidade de vinagre branco puro em um borrifador. Depois, borrife-o sobre a superfície mofada e deixe por uma hora. Limpe a área com água e deixe secar. Adicione ¼ de bicarbonato para cada xícara de água em um borrifador e use a solução para remover o bolor e o mofo.
O remédio mais comum é a permetrina. "Na maioria das vezes, o que a gente precisa de uma loção para tratar o couro cabeludo, você vai passar uma loção que precisa ficar umas 6 a 8 horas no couro cabeludo e ser lavada no dia seguinte", conta Brenner.
O fluxo de ar dentro do quarto é muito importante para a prevenção de mofo. Tendo isso em mente, é uma boa ideia manter seus móveis levemente afastados das paredes. Isso cria espaço suficiente para que o ar fresco circule entre as paredes e os móveis, o que irá secar qualquer umidade e evitar o desenvolvimento do mofo.
Em um borrifador, misture 240 ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (com cuidado, pois a solução borbulha). Aplique sobre a parede, deixe agir por 10 minutos e retire com um pano seco. Repita o processo se necessário.
O vinagre possui em sua composição o ácido acético, que é muito bom para tirar o mofo de móveis e outros objetos. Já o bicarbonato de sódio é um produto coringa para remover manchas e mau cheiro. Misture 240 ml de vinagre branco com 1 colher de bicarbonato em um recipiente fundo, pois essa mistura vai borbulhar muito.
Alguns acreditavam que eram ácaros de pássaros ou piolhos de pombos, mas trata-se de uma praga de 'tripes', pequenos insetos que nos últimos dias se instalaram entre plantas, piscinas e em diversas regiões. O inseto é semelhante ao tamanho e cor de um piolho, mas é conhecido como Caliothrips phaseoli.
O vinagre é um excelente aliado na remoção do mofo. Basta misturar partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador e aplicar diretamente na área afetada. Deixe agir por alguns minutos e, em seguida, esfregue suavemente com uma escova ou pano.
Para eliminar piolhos e lêndeas existem algumas medidas caseiras e naturais, como lavar a cabeça com vinagre de maçã ou usar óleos essenciais, que podem ser experimentadas antes de usar remédios de farmácia.
A permetrina é um ativo contra uma grande faixa de parasitas, incluindo piolho, carrapato, pulga, ácaros e outros artrópodes. Ele atua na membrana da célula nervosa do parasita, desregulando-a o que ocasiona descoordenação e a paralisia que leva à morte do parasita.
Produtos caseiros como vinagre, álcool e bicarbonato são ótimos antibactericidas para tirar o cheiro de mofo e acabar com os fungos. Então, um pano umedecido é a melhor solução para manter esses inquilinos longe.
As áreas com bolor produzem alérgenos (substâncias que podem causar uma reação alérgica), irritantes e, às vezes, substâncias tóxicas. Inalar ou tocar os esporos de bolor pode causar uma reação alérgica, como espirros, corrimento nasal, olhos vermelhos e erupções cutâneas; podem também causar ataques de asma.
São mais conhecidas como traça-de-roupa no Brasil. Essas traças vivem em casulos achatados e cinzentos, medindo cerca de 1,3 cm de comprimento. Eles são feitos com fibra de seda, partículas de areia, fiapos, fragmentos de tinta e outros detritos.
Os fungos se multiplicam em ambientes úmidos e escuros, com pouca luz e pouco arejamento. A estrutura do mofo contém esporos que ficam no ar e podem ser inalados pelas pessoas que frequentam o local.