Ainda pode-se utilizar uma mistura de 10 g de tártaro emético e 80 g de açúcar, distribuída em caixas de fósforo nos locais infestados. Para A. vulgare, o tratamento mais eficaz testado foi a utilização de iscas tóxicas contendo Diazinon, seguido por Deltametrina.
O que fazer para acabar com tatuzinho dentro de casa?
Coloque terra em potes de plásticos, depois os enterre no solo e por fim jogue água na terra para umidificar. Depois é só remover os potes com os tatuzinhos dentro.
Ainda de acordo com a especialista, estes pequenos crustáceos costumam aparecer em lugares com muita umidade e ao abrigo da luz do sol. “Seus espaços preferidos são debaixo de pedras, troncos ou de vasos de plantas. Além disso, eles costumam surgir em grupo.
O tatuzinho-de-jardim se enrola para se proteger e também para perder menos água do corpo e manter o abdômen úmido e assim poder respirar. Ele pode ficar enrolado por muitas horas, até que o calor diminua e a umidade do ambiente volte ao normal.
Os tatuzinhos tem baixa dispersão, sendo o homem o principal fator desta, através de terra e mudas. Muitos animais são predadores do tatuzinho de jardim, como algumas aranhas, algumas espécies de insetos, certas aves, lagartos e até alguns mamíferos.
O Tatu-Bola tem hábitos noturnos e alimenta-se de cupins, pequenos invertebrados e frutos. Enquanto dura o período de reprodução da espécie, uma mesma fêmea pode ser acompanhada por mais de um macho.
A reprodução é sexuada, onde o macho pressiona seu ladro ventral contra um lado da fêmea e injeta os espermatozoides em um dos gonóporos da fêmea utilizando um pleópode vibratório, e repetindo o processo do outro lado.
O tatuzinho-de-jardim é um grande necrófago de matéria em decomposição nos solos. Isto deve-se ao fato de o seu intestino abrigar uma série de micróbios que ajudam a digerir a matéria orgânica em decomposição, libertando no solo nitritos, fosfatos e outros nutrientes vitais para o bom crescimento das plantas.
Como todo artrópode, os isópodes terrestres realizam mudas, tornando possível seu crescimento. Durante a estação reprodutiva, as fêmeas de espécies de isópodes terrestres passam por uma muda especial, denominada “muda ovígera”. Nesta muda, ocorre a formação de uma bolsa chamada marsúpio, onde os ovos são incubados.
Algumas opções eficazes incluem manjericão, alho, hortelã, alecrim, endro e coentro. Ao plantar essas plantas em seu jardim, você pode ajudar a repelir os besouros naturalmente.
Os tatu-bolinhas desempenham um papel muito importante, devolvendo matéria orgânica ao solo para que ele possa ser digerido por fungos, protozoários e bactérias. Os tatuzinhos aceleram o processo de decomposição.
Ele simboliza a proteção do nosso Espaço Sagrado, a necessidade de elevarmos um poderoso escudo energético para nos protegermos de interferências nocivas e relações tóxicas. O Tatu jamais se permite invadir. Ele demarca claramente os seus limites e toma todas as precauções necessárias para preservar a sua integridade.
São parentes dos caranguejos, camarões, lagostas, siris. Não são insetos. Adoram viver sob rochas, no substrato sempre úmido e rico em matéria orgânica. Se alimentam de partes das plantas em decomposição.
Armadillidium vulgare conhecida por bicho-de-conta ou tatuzinho-de-jardim é uma espécie de distribuição global originária do Mediterrâneo, provavelmente da parte oriental, como os demais do grupo vulgare. Exótica no Brasil, onde é encontrada em zonas de influência antrópica.
Esse gracioso animal alimenta-se de pequenos insetos, tais como formigas e cupins, e de material vegetal, como frutos. É considerado o menor tatu brasileiro, possuindo apenas cerca de 50 centímetros.
O predador natural do tatu é a onça e a jaguatirica, mas devido à caça indiscriminada e a destruição do habitat natural provocada pelo homem, o tatu encontra-se ameaçado de extinção.
O tatu-bola possui hábitos noturnos e se alimenta principalmente de formigas e cupins, consumindo também grande quantidade de areia, cascas e raízes junto ao alimento.
Poucos sabem, mas os tatus têm atribuições importantes na natureza. Este mamífero tem função ecológica de peso, pois é capaz de se alimentar de insetos, contribuindo para o equilíbrio de populações de formigas e cupins. Vale dizer que no Brasil existem oito gêneros e 21 espécies conhecidas de tatu.
Evite o excesso de umidade no solo, pois os tatuzinhos de jardim preferem ambientes úmidos. Remova qualquer fonte de água parada, como recipientes ou poças, pois isso atrai esses insetos. Plante espécies de plantas que não são atrativas para os tatuzinhos de jardim, como lavanda, alecrim e hortelã.
Como saber se o tatuzinho-de-jardim é macho ou fêmea?
A determinação do sexo de um tatuzinho-de-jardim pode ser feita, em campo, pela observação de seu tamanho. O macho possui cerca de 13,6 mm de comprimento por 6,4 mm de largura, enquanto a fêmea possui 15,1 mm por 7,3 mm.