Nem todas as formações verrucosas na região genital são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV). Existem outras condições que podem levar ao desenvolvimento de lesões que parecem verrugas, como molusco contagioso, acrocórdons ou pólipos fibroepiteliais.
Embora o HPV seja uma das causas mais comuns de verrugas genitais, nem todas as verrugas que aparecem nos genitais são necessariamente causadas pelo vírus. Existem outras condições dermatológicas, como molusco contagioso e herpes genital, que podem causar sintomas semelhantes aos das verrugas de HPV.
Como identificar se a verruga pode ser HPV? Só o local não é suficiente para identificar a causa. Uma verruga de HPV tem um visual semelhante à uma couve-flor, sendo formada por várias bolinhas bem pequenas e unidas.
Como se manifestam: Verruga vulgar: localizam-se na superfície normal da pele; as lesões são elevadas, endurecidas, de superfície áspera e coloração esbranquiçada. Algumas apresentam pontilhado escuro. Isoladas ou juntas, podem variar de milímetros a centímetros de diâmetro.
Algumas doenças podem ser confundidas com o HPV devido a sintomas semelhantes, como o molusco contagioso, outro tipo de infecção viral que causa lesões parecidas com as verrugas do HPV. Também as lesões benignas, como os acrocórdons e os nevos melanocíticos, podem ser confundidas com HPV.
Tamanho das verrugas – a infecção pelo HPV pode não apresentar sintomas, mas é comum que cause verrugas de tamanhos variáveis. Mas, nem sempre elas são visíveis ao olho humano. Aspecto das verrugas – pode ser da cor da pele ou ligeiramente mais escuras.
Elas podem ser pequenas ou grandes, planas ou proeminentes, ou com aspecto de couve-flor. Se não tratadas, as verrugas genitais podem desaparecer, permanecem e não mudar ou aumentar em tamanho ou número.
Se você tiver verrugas de pele, é hora de agir rapidamente, pois elas podem se espalhar por seu corpo se não forem tratadas. Se suas verrugas estão lhe causando desconforto emocional ou físico, consulte um dermatologista, para eliminá-las por completo e usar remédios de reforço imunológico.
O principal sintoma de HPV é a presença de verrugas irregulares de tamanhos variáveis na região genital do homem e da mulher, que também podem aparecer na boca ou na garganta. Eventualmente, o paciente ainda pode sentir coceira e ardência no local.
Frequentemente são vegetantes (aspecto de couve-flor), ásperas, da cor da pele, mas também podem ser planas, macias e escuras. As lesões clínicas decorrentes da infecção pelo HPV podem se apresentar de diferentes formas: -Verrugas vulgares: são os tipos mais comuns.
Alguns tipos de HPV (Subtipos 6 e 11) provocam, principalmente, o surgimento de verrugas na região genital (pênis, escroto, região de pelos pubianos, vagina e ânus). Por isso, pode causar coceira ou dor também. As verrugas podem desaparecer sozinhas (90% melhoram em até 2 anos, com média de 9 meses de duração).
Outro mito comum é que a verruga sempre nasce no mesmo lugar. O dermatologista ressalta que isso pode ocorrer pois, mesmo que o paciente tenha feito o tratamento correto para o problema, pode acontecer de nem todas as células serem extintas, o que leva a lesão a ressurgir no mesmo local, ou bem próximo.
O vírus da verruga é contagioso e é passado pelo toque. O vírus faz com que as células da pele cresçam levando ao aparecimento de um caroço carnudo característico. As verrugas comuns podem afetar pessoas em qualquer idade.
Condiloma é o nome dado às lesões com aparência e formato de verruga que ocorrem na região do ânus, seja ao redor do órgão, no interior do canal anal ou mesmo nas regiões próximas, como períneo, nádegas e virilha. Já o HPV – Papiloma Vírus Humano – é o vírus que leva ao desenvolvimento das lesões verrucosas.
Nem toda verruga na área genital é HPV. Cada caso deve ser avaliado com seu médico ginecologista/urologista, que pode pedir exames mais detalhados (como biópsia) para investigar melhor.
As bordas de um melanoma precoce tendem a ser irregulares. As bordas podem ser recortadas ou entalhadas. Ter uma verruga com cores variadas é um sinal de alerta de melanoma. Os melanomas geralmente têm diâmetro maior, mas podem ser menores quando detectados pela primeira vez.
O sintoma primário são as verrugas úmidas e macias, próximos ou no ânus, marrom claro ou esbranquiçadas. Sintomas adicionais podem incluir: Comichão. Sangramento.
São crescimentos longos, pequenos e com aspecto de couve-flor, geralmente nas pálpebras, face, pescoço ou lábios. Em geral, são assintomáticos. Essas morfologias distintas das verrugas comuns são benignas e fáceis de tratar.
Existem tipos diferentes de verrugas, que são classificadas de acordo com o local onde surgem. As verrugas plantares, por exemplo, surgem na planta dos pés, enquanto as verrugas genitais surgem na região genital. A verruga comum, que surge nos pontos mais diferentes do corpo, é chamada de verruga vulgar.
As verrugas do HPV podem ser diagnosticadas por meio da avaliação física e por biópsia, na qual uma pequena parte de tecido da lesão é retirada e enviada para análise laboratorial. Outros exames também podem ser utilizados, como Papanicolau (citopatologia), colposcopia, peniscopia e anuscopia.
O condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital, crista de galo, figueira ou cavalo de crista, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV).
O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus.