Qual vértebra pode ser identificada através do processo transverso?
Enquanto todos os processos transversos (TP) das vértebras cervicais, C1–C7, possuem forames transversaria – hospedando a artéria vertebral (VA) e plexos simpáticos de C6 para cima – apenas C3–C6 mostram constantemente um tubérculo anterior (geralmente o maior) e posterior com o sulco para o nervo espinhal entre eles.
As vértebras lombares carregam a maior parte do peso corporal e, portanto, são caracterizadas pelo grande tamanho e espessura do corpo vertebral. Elas têm processos transversos curtos, processo espinhoso curto e rombudo que se projeta posteriormente.
A transição entre as porções lombar e sacral é marcada pela presença das vértebras fundidas, que se estendem da lombar ao cóccix. As vértebras das demais regiões são livres entre si.
Localizada no meio das suas costas, são 12 vértebras maios que as cervicais (T1, T2, até T12). Mantém o peso do seu tórax e são conectadas nas costelas. O conjunto dessas vértebras torácicas faz uma pequena curva para fora, chamada de “cifose”.
Palpação do processo espinhoso em relação ao processo transverso da coluna torácica
O que significa C3 C4 C4 C5 C5 C6 C6 C7?
Coluna cervical (C1 a C7) – pescoço
Na parte alta, encontramos a coluna cervical (pescoço) e suas sete vértebras cervicais: Vértebra Cervical 1 (C1), Vértebra Cervical 2 (C2) e, assim, sucessivamente: C3, C4, C5, C6 e C7.
O forame transversário (FT) representa uma abertura presente na base dos processos transversos das vértebras cervicais. Normalmente, esse forame permite a passagem da artéria vertebral, como também da veia vertebral e de um ramo do gânglio cervicotorácico (nervo vertebral) em algumas vértebras.
O sacro e o cóccix são diferentes de outros ossos da coluna vertebral. O sacro, também chamado de vértebra sacral ou coluna sacral (S1), é um osso grande e plano, de forma triangular, aninhado entre os ossos do quadril e posicionado abaixo da última vértebra lombar (L5). O cóccix vem logo abaixo do sacro.
Na parte superior, do pescoço, está localizada a coluna cervical que vai da primeira até a sétima vértebra. Elas são chamadas de vértebras cervicais C1, C2 e assim sucessivamente até a C7. As duas primeiras, por possuírem uma anatomia distinta das demais também são chamadas de Atlas (C1) e Áxis (C2).
A vértebra cervical C7 é frequentemente referida como a “vertebra proeminente” devido a uma característica anatômica única. Ela é a sétima das sete vértebras cervicais na coluna vertebral e é localizada logo abaixo da vértebra cervical C6 e acima da vértebra torácica T1.
Uma vértebra típica apresenta um corpo, um arco e os processos vertebrais. O corpo é a região anterior da vértebra e é composta por uma massa cilíndrica de osso esponjoso com bordas superior e inferior formadas por osso compacto. O corpo de uma vértebra separa-se do corpo da outra vértebra pelo disco intervertebral.
As formas mais comuns são as vértebras de transição toracolombar e lombossacra, ambas presentes neste caso. Para melhor entendimento, primeiro é preciso conhecer as principais diferenças entre as vértebras torácicas e lombares. Existem algumas diferenças importantes entre as vértebras torácicas e lombares.
As fraturas dos processos transversos das vértebras lombares são consideradas traumatismos relativamente leves, mas ocorrem como resultado de forças maiores. Embora essas fraturas sejam frequentemente múltiplas, são, todavia, consideradas leves e estáveis.
Qual é a região que possui vértebras com os processos transversos mais longos?
Os processos transversos lombares são mais longos e mais finos, se comparado às vértebras cervicais e torácicas. Assim como ocorre nos pedículos e nas lâminas, há diferenças morfológicas entre os processos transversos das vértebras lombares mais superiores e mais inferiores.
As duas primeiras vértebras cervicais, atlas e áxis, são atípicas, pois não possuem corpo vertebral e a última cervical (C7) é chamada vértebra proeminente, visto que sua apófise posterior é facilmente visível na superfície inferior da nuca.
Uma referência básica para encontrar essa T7 é medir cerca de 18cm (mulher) a 20cm (homem) abaixo da sétima vértebra cervical (C7), ou de 8 a 10 cm abaixo da incisura jugular.
A linha T11 de ônibus (Terceira Perimetral - Norte/Sul) tem 65 paradas partindo de Aeroporto - Av. Dos Estados 1380 - São João Porto Alegre - Rs Brasil e terminando em R Denize Crespo Gay Da Fonseca - Espírito Santo Porto Alegre - Rs 91751-545 Brasil.
Os processos transversos de uma vértebra são dois processos (um na esquerda e outro na direita) presentes na vértebras. Eles servem como ponto de ligação de músculos e ligamentos. Uma vértebra cervical.
o Transverso do abdomen tem um importante papel, na estabilização da coluna lombar. Ele possui uma relação com a lombalgia. E, para executar suas funções de forma mais efetiva, seu trinamento deve ser específico.
Os movimentos que ocorrem neste plano são flexão e extensão. O plano transverso passa horizontalmente pelo corpo e o divide em parte superior e inferior. É também chamado plano horizontal.