Os especialistas do Digital Foundry revelaram que, tecnicamente, o Xbox Series X é o único console capaz de entregar a experiência de resolução 8K a 60 fps.
- Para rodar jogos em sua totalidade em 8K, seria necessário que o jogo em si apoiasse nativamente essa resolução pela sua programação e assets utilizados. - O cabo HDMI 2.1 melhora a transferência de dados em altas taxas de bits, permitindo que a saída de vídeo do PS5 chegue em 8K a televisores compatíveis.
A resolução 8K é uma resolução de imagem que possui uma largura de 7.680 pixels e uma altura de 4.320 pixels, o que resulta em uma quantidade de pixels quatro vezes maior do que a resolução 4K e dezesseis vezes maior do que a resolução Full HD.
Tecnicamente, segundo análise do Digital Foundry, o PS5 poderia atingir a resolução 8K, mas fazendo alguns sacrifícios na experiência. Isso porque a saída HDMI do PS5 é limitada a 32 Gbps, uma marca inferior ao necessário para produzir 8K a 60fps.
Já na linha profissional, a NVIDIA Quadro RTX 6000 é uma das mais poderosas do mercado, ideal para trabalhos que exigem alta capacidade gráfica. Na linha da AMD, a Radeon RX 6900 XT é um dos modelos mais potentes, capaz de rodar jogos em 4K com qualidade máxima.
A boa notícia é que a RTX 4060 da MSI consegue segurar o jogo muito bem até mesmo em 4K. Ao utilizar o DLSS, é possível rodar o título acima dos 40 frames por segundo em qualquer resolução. Com uns toques nos presets gráficos, dá até mesmo para arriscar os 60 quadros em Ultra HD.
Um televisor 8K de 55 polegadas custa quase três vezes o preço de um modelo 4K de mesmo tamanho. E o investimento esbarra na oferta quase nula de conteúdo com essa resolução. Está restrita a vídeos do YouTube e a duas ou três opções no Globoplay e no Prime Video, disponíveis apenas nas TVs Samsung.
Recentemente, o YouTube ganhou suporte a vídeos 4K a 60 quadros por segundo. Mas, na surdina, o Google liberou a opção de enviar – e ver – vídeos em incríveis 8K, uma resolução de 7680 x 4320 pixels.
Os incomparáveis recursos de câmera da série Galaxy S20 permitem que você capture, do vídeo em 8K, uma imagem individual como foto de alta qualidade. Se você tocar no ícone Snap durante a reprodução do vídeo em 8K, uma imagem dele será salva como captura de tela.
O valor para comprar TV 8K pode variar de acordo com as características de cada produto. Mas, de maneira geral, o preço de TV 8K fica entre R$ 6.011,10 e R$ 91.579,05.
Se falamos sobre desempenho, os PCs gamers estão a frente dos consoles. Eles têm mais potência para rodar jogos mais exigentes e permitem que você atualize a máquina com componentes melhores e mais recentes.
O principal destaque é o grande ganho de desempenho, que poderá ser equivalente ao da placa de vídeo Radeon RX 7800 XT — enquanto o PS5 normal tem desempenho similar à Radeon RX 6700.
Embora em uma escala mais limitada em comparação com a resolução 4K, existem conteúdos disponíveis em resolução 8K. Plataformas de streaming e serviços de vídeo on demand têm começado a oferecer, especialmente em áreas como produção cinematográfica, documentários e vídeos promocionais de alta qualidade.
A União Europeia proíbe, desde 1º de março de 2023, a venda de TVs 8k em países integrantes do grupo. A decisão foi tomada para se alinhar à tentativa do continente de adotar um consumo de energia mais sustentável, além de driblar a crise energética que atinge a região.
TV 4K: exige menos poder de processamento e largura de banda do que a 8K, o que pode resultar em um melhor desempenho geral. TV 8K: requer mais capacidade de processamento e largura de banda para lidar com a quantidade maior de dados, o que pode afetar a taxa de quadros e a qualidade da imagem em certas situações.