As cores da urina podem variar também pela alimentação. Alimentos como cenoura, beterraba, amora e remédios, ricos em vitamina B, podem modificar a cor.
Pode estar relacionada a algum alimento e concentração de vitamina C, mas, caso seja persistente, pode indicar problemas na vesícula e doenças do fígado. Pode estar relacionada à ingestão excessiva de alimentos com corante vermelho, mas que não deve ser permanente.
Além disso, medicamentos e suplementos também podem alterar a cor da urina, conforme informam suas bulas. Entre os remédios, é especialmente conhecido o impacto na tonalidade do xixi dos suplementos de vitamina do complexo B, vitamina C, anti-inflamatórios urinários e alguns antibióticos.
Urinas na cor laranja, continua Kimberly, podem estar ligadas ao uso de medicamentos como rifampicina, o pyridium e a Vitamina B2, mas também à ingestão de alimentos que possuem carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha (cenoura e beterraba).
O que o excesso de vitamina B12 pode causar no organismo?
Em um estudo, pacientes com quadro de hipervitaminose pela vitamina B12 apresentaram quadros de doenças hepáticas, insuficiência renal e doenças autoimunes/inflamatórias. Foi visto também que a elevação da concentração de vitamina B12 tem como consequência muitas vezes, manifestações dermatológicas como a acne.
Quando o corpo produz uma urina escura, ele pode tanto estar alertando em relação a alguma doença quanto passando uma informação sobre as condições físicas do corpo. Na maior parte dos casos, a urina escura é um sinal de consumo de água abaixo do ideal, que pode levar o paciente a um estado de desidratação.
Veja abaixo algumas situações que podem provocar a urina escura. Desidratação: a urina escura pode ser um sinal de que a pessoa não está bebendo água suficiente. A desidratação leva a uma concentração maior de pigmentos na urina, o que a torna mais escura.
– Mantém os neurônios, material genético e glóbulos saudáveis. É importante destacar que a vitamina B12 possui a característica de não ser suprimida pelo organismo através da urina. Isso porque o fígado, rins e demais órgãos fazem o seu armazenamento e a partir daí ela é aproveitada.
Além da desidratação, a urina escura pode ser sintoma de condições mais graves como hepatite, cirrose ou outras doenças hepáticas, que podem resultar em bilirrubina (presença de bilirrubina na urina), conferindo-lhe uma cor mais escura.
Qual a cor da urina quando o rim está com problema?
A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.
“A vitamina C ingerida em altas doses, após o processo de metabolização, pode se converter em oxalato e aumentar sua excreção renal. Esse aumento da eliminação na urina pode provocar cálculos de oxalato de cálcio, que correspondem a mais de 50% dos casos de litíase do trato urinário”, diz a especialista.
Qual a cor da urina de quem tem problema no fígado?
Quando o fígado está doente o paciente pode produzir excesso de bilirrubinas, que podem ser eliminadas pelos rins e colorir a urina de cor acastanhada ou mesmo marrom. Não podemos nos esquecer que alguns corantes naturais como o da beterraba, amora e mirtilo podem colorir a urina, sem qualquer significado de doença.
O filme A Sociedade da Neve, dirigido pelo espanhol Juan Antonio Bayona, conta a história real dos sobreviventes da queda do avião do voo 571 da Força Aérea Uruguaia. Ele caiu em 13 de outubro de 1972, e os sobreviventes passaram 72 dias no meio da cordilheira dos Andes até serem resgatados.
Provavelmente, a causa da urina preta dos sobreviventes do acidente de avião nos Andes foi uma desidratação severa. Assim como não havia comida, o que fez eles precisarem comer os corpos de quem morreu no acidente, a água também era escassa.
No entanto, a urina preta também pode ser causada por problemas de saúde mais graves, como doença de Haff, problemas no fígado, doenças renais, rabdomiólise ou câncer de pele, que devem ser devidamente identificadas e tratadas.
A urina escura pode acontecer devido à diminuição do consumo de água durante o dia ou ao hábito de segurar o xixi durante o dia, além de também poder ser causada por infecção urinária, pedra nos rins, problemas no fígado, na via biliar, alterações nas vias de biossíntese do ferro, como na doença chamada porfiaria ou ...
" Urina com cor de Coca-Cola ou marrom escuro, por exemplo, pode ser causada por desidratação, infecção do trato urinário, doença hepática, hemólise (destruição dos glóbulos vermelhos no sangue) ou rabdomiólise (destruição das fibras musculares)", alerta ele.
Colúria. É a coloração escura da urina devido à eliminação de bilirrubina (substância que compõe a bile e que dá a coloração amarelada à pele). Está associada a doenças do fígado, como a colestase.
Quais os sintomas do excesso de vitamina D no organismo?
Os primeiros sintomas de intoxicação com vitamina D são perda do apetite, náuseas e vômitos, seguidos por sede excessiva, aumento da emissão de urina, fraqueza, nervosismo e hipertensão arterial. O cálcio pode depositar-se em todo o organismo, especialmente nos rins, onde pode provocar lesões permanentes.
Nesse cenário, o Polivitamínico de A a Z pode funcionar como um complemento alimentar diário, principalmente em casos de dietas restritivas. Auxilia no equilíbrio do organismo, manutenção da saúde, redução do cansaço físico e mental, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico.