Os anti-inflamatórios hormonais (corticoides) reduzem a resposta inflamatória, aliviando assim a região afetada pela parestesia. As vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), piridoxina (B6) e cianocobalamina (B12), auxiliam no metabolismo e na proteção dos nervos.
A dose oral de 1000 mcg, 1 vez ao dia, é igualmente efetiva. Sintomáticos: 1000 mcg de vitamina B12 em dias alternados (dia sim, dia não), por 2 semanas, seguido de 1 vez ao mês (cianocobalamina) ou 1 vez a cada dois meses (hidroxicobalamina).
Não há um tratamento efetivo para a parestesia, os sintomas tendem a regredir dentro de um a dois meses, embora haja uma melhora com o uso de histamina ou medicamentos vasodilatadores.
Conclusão: Foi possível concluir que o uso de vitamina B1, laserterapia de baixa intensidade e a ocitocina apresentaram resultados positivos no tratamento para a dor crônica e parestesia decorrente de procedimentos odontológicos, além de papel fundamental na neurogênese.
Para tratar a parestesia, são utilizados medicamentos corticóides, vitaminas do complexo B, compressas de água quente, além de sessões de fisioterapia e laserterapia de baixa intensidade, que também estimula as funções nervosas, diminuindo os sintomas e desconfortos.
O uso de muitos medicamentos que dessensibiliza os nervos, cistos e tumores são quadros que também se enquadram com a condição de parestesia. Ponto de atenção: a diabetes e outras mencionadas acima podem gerar uma série de danos à saúde do paciente quando não tratada corretamente.
Para tratar a parestesia, são utilizados medicamentos corticoides, vitaminas do complexo B, compressas de água quente, além de sessões de fisioterapia e laserterapia de baixa intensidade.
Um nível adequado de vitamina B12 é importante para manter a saúde dos neural como um todo. A vitamina B12 ajuda na síntese da bainha gordurosa (mielina) que reveste os nervos, o que é de suma importancia na função nervosa e na condução dos impulsos.
Posologia CITONEURIN® Uma a duas drágeas, três vezes ao dia, sem mastigar, com pequena quantidade de líquido, após as refeições. Em casos graves, a dose poderá ser aumentada a critério médico. CITONEURIN® 5000 Duas a quatro drágeas ao dia, sem mastigar, com pequena quantidade de líquido, após as refeições.
A dose recomendada é de 1 comprimido 3 vezes ao dia ou conforme a prescrição médica. Este medicamento deve ser utilizado por via oral. Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado. Siga corretamente o modo de usar.
A parestesia tem várias causas como lesão ou compressão do sistema nervoso periférico ou central, alterações envolvendo vasos, por posição do membro, etc. O especialista pode ser ortopedista, vascular ou neurologista.
Existe tratamento para a parestesia crônica? O tratamento inclui o uso de medicamentos que auxiliem no controle de dores nos nervos, exercícios de fisioterapia para fortalecer a região afetada e compressas e massagens locais como forma de terapia complementar.
A suplementação das vitaminas B1, B6 e B12 colabora na melhora do sistema nervosa e cardiovascular, pois são vitaminas que agem na redução da concentração sanguínea da homocisteína, uma substância presente do sangue que está relacionada ao surgimento das doenças do coração.
Os procedimentos medicamentosos básicos para a parestesia são baseados na vitamina B1, com associação da estricnina, na dose de um miligrama por ampola, em 12 dias de injeções intramusculares.
A melhor vitamina B12 para tomar é a metilcobalamina, devido à sua alta biodisponibilidade e eficácia. Ela é especialmente recomendada para vegetarianos e veganos, ajudando na formação de glóbulos vermelhos e no funcionamento adequado do sistema nervoso.
Citoneurin é o nome de uma marca de vitamina do complexo B (B1, B6 e B12), complexo B é a referência genérica das formulações das mesmas vitaminas, porém, devido ao grande número de marcas disponíveis, é necessário comparar a a composição de cada marca de complexo B para conferir se tem as mesmas doses do Citoneurin.
Citoneurin® é usado como auxiliar no tratamento de neuralgia e neurite (dor e inflamação dos nervos), que são manifestações de neuropatia e podem se evidenciar através de sintomas como: formigamento, dormência e hipersensibilidade ao toque.
Qual a melhor vitamina B12 metilcobalamina ou cianocobalamina?
Alguns estudos sugerem que a cianocobalamina é ligeiramente melhor absorvida pelo organismo do que a metilcobalamina. Mas, em comparação, outros estudos relatam que a cianocobalamina é expelida três vezes mais pela urina, indicando melhores resultados da retenção de metilcobalamina no corpo.
A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas.
Quais são os sintomas de falta de vitamina B12 no corpo?
Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.
Os anti-inflamatórios hormonais (corticoides) reduzem a resposta inflamatória, aliviando assim a região afetada pela parestesia. As vitaminas do complexo B, como a tiamina (B1), piridoxina (B6) e cianocobalamina (B12), auxiliam no metabolismo e na proteção dos nervos.
Parestesia bucal é um sintoma não específico, ainda mais fora do restante do contexto do que mais você poderá estar sentindo. Mas, você poderá procurar um Neurologista, inicialmente .
Qual medicação pode ser utilizada para o tratamento da parestesia?
Pacientes diabéticos com queixa de parestesia em extremidades, qual medicação mais indicada: amitriptilina ou vitamina B1? É mais indicado o uso de antidepressivos tricíclicos (amitriptilina ou nortriptilina) ou anticonvulsivantes (carbamazepina ou ácido valproico)(1).