Boa parte das peças dentro de um computador trabalham em uma voltagem de 12V. Sendo assim, a fonte precisa transformar essa energia de modo que ela se torne compatível com os componentes internos. É a fonte também a responsável por manter a voltagem estável em caso de variações na rede elétrica.
Como Escolher e Alterar a Voltagem de Uma Fonte de Um Computador [Voltagem 110 x 220]
Quantos volts precisa um PC?
Geralmente a rede elétrica possui a voltagem em 110V ou 220V. A maioria dos componentes, quando falamos de PC, trabalham na voltagem de 12V. E a fonte faz essa transformação, tornando a energia compatível com o funcionamento do computador.
Pode ligar o PC direto na tomada sem estabilizador?
Não é o recomendável ligar o computador sem estabilizador os ricos são vários porque a energia pode sofrer uma oscilação e acabar queimando alguma placa de sua maquina, a função do estabilizador é estabilizar a carga de energia que entra e adequar a sua maquina agora sem ele a carga vai entrar sem ser estabilizada e ...
Quando você liga um aparelho 110V em uma tomada de 220V, ele recebe o dobro da tensão elétrica e, certamente, vai queimar e rápido! Portanto, não é recomendado ligar um aparelho 110V diretamente em uma tomada de 220V.
O que acontece se ligar a fonte do PC na voltagem errada?
12V alto = pode queimar placa-mãe, HD's (principalmente isso) e algumas placas de vídeo. Linha 5V alta pode queimar placa-mãe. Linha 3.3V alta queima memórias. Linhas com energia "a menos" = instabilidade.
O estabilizador de energia protege o computador? Até certo ponto, sim. Entretanto, o estabilizador de energia não é essencial. Com o passar do tempo e com o avanço da tecnologia, diversos outros dispositivos com a mesma funcionalidade surgiram.
O que acontece se ligar o PC diretamente na tomada?
Respostas. Pode utilizar diretamente na tomada. Sua fonte já foi projetada para receber as tensões vindas diretamente da tomada, o uso de estabilizadores e nobreakes pode fazer com que ela trabalhe com voltagens menores e podendo interfir em seu desempenho do pc.
Dá uma olhada no adesivo da fonte e veja se pelo menos dá para informar a Amperagem dos 5V, 12V e outros... veja também Volts e Amperes que entram na fonte (Input). Normalmente se não tiver Adesivo vai estar perto da chave seletora 115/210 um alto relevo em forma de 9A, por exemplo.
A voltagem pode ser confirmada na etiqueta da fonte original ou na etiqueta embaixo do aparelho. Cada fabricante pode colocar esta especificação em lugares diferentes no equipamento, porém a grande maioria coloca nessas etiquetas.
O que acontece se usar uma fonte com voltagem menor no PC?
Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores. Como resultado, a bateria terá um desgaste maior, já que ela precisará de recargas cada vez mais frequentes.
Geralmente, isso se localiza na ficha técnica e até no nome ou anúncio do item. Se, ainda assim, você não conseguir identificar se seu aparelho é bivolt ou não, a solução é acessar o site da marca e buscar pelas informações ou ligar para alguma assistência autorizada para tirar sua dúvida.
Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V.
Realmente não é aconselhável utilizar estabilizadores atuais. Mas isso acontece porque eles não possuem a mesma qualidade dos de antigamente. Existe uma explicação físicas sobre isso. Pelo que entendi, o estabilizador consegue corrigir a frequência elétrica em até 100Hz.
Jamais, na verdade as fontes são projetadas para serem ligadas sem estabilizador, equipamento esse que não serve pra nada a não ser gastar energia, para ligar a fonte diretamente no 220v basta setar essa tensão na chave seletora vermelha (caso tenha) que fica na parte de trás da fonte.
Há alguns motivos pelos quais o uso de estabilizadores de energia pode não ser recomendado. Em primeiro lugar, muitos equipamentos eletrônicos modernos já possuem mecanismos internos de proteção contra variações de tensão na rede elétrica, o que torna o uso de estabilizadores desnecessário e até mesmo prejudicial.
Deixar o seu notebook conectado o tempo inteiro na energia não faz com que a bateria fique “viciada”. Esse efeito era muito comum em baterias mais antigas, geralmente feitas de níquel cádmio. As baterias de íons de lítio, utilizada nos notebooks mais novos, não possuem esse efeito.
É proibido por Norma Técnica a utilização das tomadas múltiplas conhecidas como "benjamins" ou "Tês". O mesmo pode gerar sobrecarga na tomada e provocar um incêndio.
Conectamos carregadores de alta capacidade diretamente à energia, necessários para veículos elétricos e backups grandes. Isso previne danos causados por picos de tensão, que filtros de linha não suportam, aos dispositivos conectados. Para PCs, o uso de filtros de linha é ideal.