Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
“O momento em que a água começa a ferver é o momento em que ela entra em ebulição, ou seja, passa do estado líquido para o gasoso”, conta. Se você é observador, já reparou que, em uma panela, a água não evapora toda de uma vez só.
Ao aumentar a temperatura da água, ela se converte em vapor no estado gasoso. Certifique-se de que o vapor que sai da fervura tem uma parte transparente justo por cima do bico da chaleira.
A medida em que a “pressão de vapor” dentro da bolha aumenta e se iguala à pressão externa, ocorre a ebulição. Nesse instante, é visível o desprendimento de grandes bolhas de vapor que escapam velozmente pela superfície do líquido num movimento caótico, caracterizando o que chamamos popularmente de “fervura”.
Quando fornecemos calor às substâncias, elas têm sua temperatura elevada. Assim, elas tendem a mudar de fase, ou seja, passam de um estado para outro. Por exemplo, quando aquecemos a água, ela tende a evaporar (passa do estado líquido para o estado gasoso).
COLOQUE O NOME DELE(a) no CAFÉ,ELE VAI TE PROCURAR AINDA HOJE LOUCO DE AMOR e APAIXONADO(a) POR VOCÊ
O que acontece com a água em caso de aquecimento?
Vaporização Mudança do estado líquido para o estado gasoso por meio do aquecimento da água. Assim, o "Ponto de Ebulição" (PE) de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso e, no caso da água, o é de 100ºC.
Você verá como a água ficará cristalina. As microbolhas acontecem devido à pressão e liberação de ar dissolvido na água e não a produtos químicos, como o cloro, como muitos pensam. Veja que ao abrir a torneira, a pressão torna-se menor que a do encanamento e então o ar é liberado.
Para nossa sorte, é fácil ver quando a água está fervendo, pois há a formação de grandes bolhas e um movimento turbulento do líquido à medida que estas bolhas sobem para a sua superfície. Além disso, a temperatura fica estável enquanto a água ferve, o que nos permite medir com precisão o seu valor.
A água é uma substância pura que apresenta ponto de ebulição em 100º C, ao nível do mar (1 atm ou 760 mmHg). Deste modo, a sua temperatura não irá ultrapassar os 100º C na forma líquida e permanecerá constante até ser transformada em vapor.
A água para consumo humano deve ser filtrada (com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo), e, posteriormente, fervida. A fervura da água elimina bactérias, vírus e parasitas; por isso, é o método preferencial para tratamento da água de consumo humano.
A água em seu estado líquido não possui forma própria, ela assume o formato do recipiente na qual estiver contida. Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo. No estado gasoso, a água também não tem forma própria.
O ato de ferver a água mata os microorganismos (organismos pequenos demais para serem vistos a olho nu) presentes na água que podem fazer com que você fique doente. Ao ferver a água e matar os microorganismos, a água se torna segura para beber.
O truque para saber o ponto de fervura da água não requer nenhum ingrediente ou instrumento especial. O segredo é observar as bolhas. O tamanho e quantidade de bolhas da água dizem mais sobre a temperatura dela do que você imagina. O primeiro estágio são as pequenas bolhas que aparecem no fundo da panela.
É um método bem simples: é só observar o ponto de ebulição da água enquanto ela está esquentando, ficando de olho nas bolhas que se formam na água. Abaixo está um esquema bem prático de entender e que vai te ajudar. O que indica a temperatura são as bolhas que se formam na água enquanto ela está fervendo.
"Quando um líquido é aquecido até seu ponto de ebulição, ele começa a sofrer essa mudança de estado físico. Partes do líquido no interior do recipiente viram gás e formam as bolhas que, por serem menos densas do que o líquido, sobem até a superfície e se desprendem para a atmosfera", esclarece ele.
É bem sabido que o ponto de ebulição da água ao nível do mar (pressão atmosférica igual a 1 atm ou 760 mmHg e altitude igual a zero) é igual a 100ºC. No entanto, se fervermos a água em Brasília, o valor da temperatura de ebulição será um pouco menor, aproximadamente igual a 98,3ºC.
Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
O primeiro passo é levar um recipiente, que pode ser um bule, chaleira ou panela com água ao fogo. Observe atentamente as bolhas que se formam e você poderá inferir a temperatura aproximada.
Para ferver a água, primeiro deve-se colocar um pano limpo e seco, na abertura do recipiente, para filtrar a água ao adicioná-la no recipiente. Em seguida, retirar o pano e levar a água ao fogo. Quando a água entrar em ebulição, ou seja, começar a formar bolhas e vapor, deixar fervendo por pelo menos 5 minutos.
Mas não há motivos para se preocupar. A água, em tese, nunca fica "velha". As bolhas que aparecem são quase seguramente bolhas de ar que escaparam, à medida que a água fria da pia se aquece e libera os gases dissolvidos nela.
As pequenas e coloridas orbeez são feitas de um material super absorvente chamado poliacrilato de sódio. Desidratadas são esferas minúsculas como grãos de arroz, mas, ao serem colocadas na água, podem expandir até cento e cinquenta vezes seu tamanho original.
Disidrose é uma condição de pele caracterizada pelo aparecimento de pequenas bolhas que parecem cheias de água nas mãos e pés - mais comumente nas palmas das mãos, lados dos dedos e na sola dos pés.