Inchaço do rosto, lábios ou garganta: o inchaço repentino nessas áreas pode ser perigoso, pois pode obstruir as vias aéreas e dificultar a respiração. Palpitações e tonturas: uma crise alérgica grave pode afetar o sistema cardiovascular, causando palpitações, tonturas e, em casos extremos, perda de consciência.
Atenção para a manifestação mais grave: a anafilaxia que é uma reação alérgica grave, às vezes com risco de vida, que ocorre dentro de minutos a várias horas após a exposição a uma substância causadora de alergia (alérgeno) e também pode ser denominada de choque anafilático.
Os sinais mais comuns de estar diante de uma crise alérgica alimentar é ter diarreia, espirros, coriza, olhos lacrimejantes, erupções cutâneas e dor de estômago. Em casos mais graves, a pessoa também apresenta vômitos e náuseas, sudorese intensa, taquicardia, tontura e dificuldade para respirar.
A anafilaxia é a forma mais grave de reação alérgica. É uma emergência médica e pode ser potencialmente fatal. A anafilaxia pode se desenvolver rapidamente, com sintomas aparecendo dentro de minutos ou horas após a exposição ao alérgeno.
Os exames de sangue para alergia medem os níveis de IgE no organismo e testam esses anticorpos para identificar a substância responsável pelas reações alérgicas.
As alergias perenes são, muitas vezes, uma reação ao pó doméstico. O pó doméstico pode conter mofo e esporos de fungos, fibras de tecido, pelo de animais, excrementos de ácaros do pó e partículas de insetos. As substâncias que se encontram nas baratas e sobre elas são frequentemente a causa dos sintomas alérgicos.
De forma geral, quando ocorrer uma reação por medicamentos e alimentos, como tosse, desconforto para respirar, inchaço, especialmente na região da boca, é hora de correr para o hospital. As reações a ácaros e poeira costumam ser mais leves e mais fáceis de serem controladas em casa com o uso do antialérgico.
Os principais sintomas de reação alérgica grave são inchaço da boca, língua e/ ou garganta, batimentos cardíacos acelerados, tontura, desmaio, dificuldade para respirar e suor frio.
Se você está passando por uma crise de rinite alérgica ou quer evitar que ela se instale, o consumo do líquido é ainda mais importante. Ele vai ajudar as mucosas dos pulmões e das vias aéreas superiores a funcionarem melhor.
Inchaço do rosto, lábios ou garganta: o inchaço repentino nessas áreas pode ser perigoso, pois pode obstruir as vias aéreas e dificultar a respiração. Palpitações e tonturas: uma crise alérgica grave pode afetar o sistema cardiovascular, causando palpitações, tonturas e, em casos extremos, perda de consciência.
Uma doença alérgica sem o tratamento adequado pode evoluir para uma doença crônica. Assim, a identificação dos alérgenos é importante para controlar o problema e prevenir crises. Além disso, em alguns casos existe o risco de anafilaxia.
Uma vez em choque, a pessoa deverá ser atendida imediatamente por uma ambulância, pois a oferta de oxigênio por máscara e a administração de adrenalina devem ser imediatas e simultâneas. Se o atendimento não ocorrer a tempo, o indivíduo pode morrer.
Qual a diferença de uma alergia comum para um choque anafilático?
Quando a anafilaxia afeta o sistema cardiovascular dando origem a queda da tensão arterial chama-se choque anafilático. Os doentes com asma ou doenças cardiovasculares são os que possuem um maior risco de apresentar reações anafiláticas mais graves. A anafilaxia é, portanto, uma emergência médica.
O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.
Em casos graves de alergia na pele, podem surgir sintomas de anafilaxia, como inchaço na boca, língua ou garganta, dificuldade para respirar, devendo-se procurar o pronto socorro mais próximo imediatamente, pois pode colocar a vida em risco.
Como descobrir o que está causando alergia na pele?
Se você acha que mais de um agente pode estar desencadeando uma alergia ou simplesmente não faz ideia do que causou a alergia na pele, o ideal é procurar um dermatologista ou alergista para que você faça um exame específico, como o patch test. "Existe um teste que ajuda a descobrir o 'vilão', o teste de contato.
O tempo de duração de uma reação alérgica depende do tipo de alergia e como foi a exposição. O pico dura em geral algumas horas, até o tratamento fazer efeito. Claro que existem variações e exceções de acordo com a intensidade.
Normalmente a reação é observada na pele, com coceira e vermelhidão. Isso ocorre, pois as terminações nervosas da derme são sensíveis às condições psicológicas e podem ser diretamente afetadas em episódios de pico de estresse e ansiedade, por exemplo.
Qual o nome do exame de sangue para detectar alergia?
Qualquer pessoa que esteja sofrendo sintomas semelhantes aos da alergia podem receber exame de sangue para IgE específica. Isso significa que qualquer pessoa em qualquer idade pode obter um exame de sangue.
Coceiras que não cessam podem ser um sinal de doenças dermatológicas, infecciosas, metabólicas ou até psicológicas. Dependendo da causa, a coceira por vir sozinha ou acompanhada de outros sintomas como vermelhidão, caroços, manchas, bolhas ou feridas.