O que pode dar errado na anestesia?
Os efeitos colaterais mais comuns são enjoo, vômito e alergia ao medicamento. Em casos mais graves, o paciente pode ter uma parada respiratória, cardíaca ou ficar com sequelas neurológicas.Qual a chance de não voltar da anestesia geral?
"Há vinte anos, o risco de não acordar e morrer de complicações da anestesia foi de 1 para 10 mil nos países ricos", explica o Prof. Alexandre Mignon, anestesista-reanimador no Hospital Cochin.Quais as complicações que podem ocorrer na anestesia?
A técnica anestésica e os medicamentos usados também podem contribuir para complicações pós-operatórias. As queixas comuns incluem náuseas e vômitos, dor cirúrgica, dor de garganta, dor de cabeça, sonolência e vertigens, danos dentais, lesão de nervos periféricos e trombose superficial 2.Qual é o maior risco da anestesia geral?
Apesar de extremamente segura, a anestesia geral não está isenta de riscos ou complicações. A mortalidade relacionada a anestesia é rara e vem declinando significativamente nas últimas 5 décadas. Os maiores riscos são os cardiovasculares e respiratórios.ANESTESIA GERAL: O QUE ACONTECE? QUAIS OS RISCOS?
O que acontece com o coração durante a anestesia geral?
O efeito cardiovascular mais proeminente da indução anestésica com propofol é uma queda súbita na pressão arterial, sendo que o componente sistólico pode diminuir 25% a 40% em relação aos valores pré-anestésicos.Qual o tipo de anestesia mais segura?
A anestesia geral é a mais segura. Desde que bem assistidas pelo médico anestesista durante todo o procedimento, ambas são seguras. Mas a anestesia geral tem vantagem de, além dos controles básicos como: saturação de oxigênio, monitoramento cardíaco, aferição da pressão arterial...Quem não pode tomar anestesia geral?
Além dos idosos, pessoas que têm condições como doenças cardíacas, especialmente insuficiência cardíaca congestiva, doença de Parkinson ou doença de Alzheimer, ou que tiveram um derrame antes, também estão mais em risco. É importante informar o médico anestesista se você tiver alguma dessas condições.Como prevenir complicações na anestesia?
O melhor método para tratar as complicações decorrentes do uso de anestésicos locais é, ainda, a prevenção, pois através de uma anamnese bem realizada, exame físico e análise das condições sistêmicas do paciente, pode-se se escolher o anestésico mais adequado e seguro para cada caso.Quais são os riscos da sedação?
Os principais riscos da sedação incluem:
- Respiração lenta;
- Queda da pressão arterial;
- Náusea e/ou vômitos;
- Refluxo de alimentos e/ou líquidos do estômago para os pulmões;
- Reações alérgicas aos medicamentos sedativos, embora raro;
- Sonolência e/ou dificuldade de memória temporárias após o procedimento.
Pode acontecer da anestesia não pegar?
Com medicamentos, instrumental e técnicas modernas, o anestesiologista reduz ao máximo os riscos de acidentes anestésicos, mas é claro que eles nunca chegam a zero, uma vez que há fatores imprevisíveis ligados não só à anestesia, mas à própria cirurgia, às condições hospitalares, etc.É normal sentir medo de morrer antes de uma cirurgia?
Geralmente, algumas pessoas que vão ser operadas chegam ao hospital com os sentimentos de medo e ansiedade aflorados. O estresse e ansiedade no pré-operatório é considerado normal e geralmente estão relacionados com o medo da anestesia, dor, possibilidade de riscos e até mesmo medo da morte.Precisa ter medo da anestesia geral?
Porém, não existe necessidade alguma em cultivar esse medo. Pedro Lozano, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que os mitos envolvendo a anestesia geral causam um pânico desnecessário, uma vez que é um procedimento médico extremamente seguro e realizado com muita frequência.É arriscado anestesia geral?
A anestesia geral é um procedimento extremamente seguro quando realizado por uma equipe capacitada, sendo habitualmente o método anestésico mais indicado para cirurgias de médio/grande porte. A taxa de mortalidade é muito baixa e as complicações após o procedimento costumam ser brandas e de curta duração.Quanto tempo uma pessoa leva para acordar da anestesia geral?
– Plena recuperação da anestesia pode levar até 24 horas. – Possível diminuição do equilíbrio, capacidade de raciocínio, reflexos e memória.Quais são as sequelas da anestesia?
Também calafrios e tremores (normalmente relacionados à queda da temperatura), coceira, dor de cabeça, dano no local próximo à aplicação do anestésico, alergia, queda da pressão arterial ou dificuldade para apresentar a primeira urina após o procedimento.O que fazer se a anestesia não passa?
Se caso essas sensações não desaparecerem ao passar o efeito da anestesia, ou se após 24h a região ainda estiver anestesiada, é importante que o paciente procure imediatamente seu cirurgião-dentista.Quais são os riscos de uma anestesia geral?
As complicações mais descritas foram hipertensão e hipotensão arterial, arritmias, dificuldade ventila- tória, hipertermia, vômitos, náuseas, embolia pul- monar, edema pulmonar, entre outras10.O que acontece quando erra a anestesia?
''Errar é humano''Os pacientes anestesiados com reservas fisiológicas imprevisíveis não exibem ou verbalizam quaisquer sintomas que o paciente acordado exibiria, como hipotensão, bron- coespasmo, arritmias ou parada cardíaca. Qualquer erro involuntário pode causar dano(s) irreversível(is).
Qual é o risco de uma anestesia?
Alguns medicamentos utilizados na anestesia geral podem causar efeitos colaterais indesejados, como náuseas, vômitos e confusão pós-operatória. O conhecimento aprofundado dos fármacos anestésicos, suas doses e interações é fundamental para minimizar essas reações adversas e garantir a segurança do paciente.O que a anestesia geral faz no coração?
Além de todos esses cuidados, a técnica de anestesia geral, utilizada pela equipe de anestesiologia do Hospital SOS Cárdio, podem proteger o coração contra os efeitos da isquemia. Nela, as medicações anestésicas são administradas por via venosa e inalatória, de forma contínua.Quais são as cirurgias de maior risco?
Uma cirurgia que foi considerada por muitos anos como a mais arriscada é a lipoaspiração. Isso porque, devido aos movimentos de vai e vem que são feitos nesse procedimento, por muito tempo ocorriam muitas vítimas fatais. O que muita gente não sabe é que isso acontecia pela falta de perícia do médico.O que substitui a anestesia geral?
Anestesia regional ou locorregionalPode ser usada nos partos e em cirurgias realizadas em áreas específicas do corpo, por exemplo um membro superior (braço) ou inferior (perna), na cavidade abdominal e pélvica, tórax ou face, sempre que não seja necessária uma anestesia geral.