Mofo: manchas de mofo na casca ou na polpa são um sinal claro de que a banana está estragada e não deve ser consumida. Se a fruta estiver repleta de manchas escuras e partes visivelmente deterioradas, é melhor não consumi-la.
Como saber se a banana está podre? O que poucos sabem é que se a banana estiver com a casca marrom, ainda estará apta para o consumo. Se ela estiver preta , significa que já passou do ponto. O sabor é extremamente doce, com um aroma forte e com a viscosidade pegajosa.
Alguns indivíduos devem consumir bananas com moderação, devido ao alto teor de potássio, carboidratos e açúcares. A fruta pode não ser indicada para quem tem doenças renais, toma medicamentos para hipertensão, é alérgico a frutas tropicais ou sofre de enxaquecas.
Banana: A banana ideal para levar para casa é aquela que já tem algumas manchinhas pretas na casca, pois isso indica que ela já está madura o suficiente para ser consumida logo; você não precisará esperar para que ela amadureça.
Quando estão bem amarelas e sem manchas, essas frutas ficam macias e bem doces. Nesse estágio de amadurecimento, a banana tem um alto índice glicêmico, mas sua digestão é fácil para o estômago.
As bananas, sendo frutas climatéricas (que continuam a amadurecer mesmo depois de serem colhidas), continuam a liberar esse gás mesmo já fora do pé, acelerando o processo de amadurecimento. O etileno entra em contato com os ácidos da fruta, desencadeando o escurecimento enzimático.
Os frutos devem ser uniformes( o mesmo tamanho), O comprimento do fruto maior que 23 cm e diâmetro(grossura) maior que 40 mm. Ser atrativa comercialmente .
Verifique se não há líquido escorrendo ou machucadinhos - isso indica que eles já estão em deterioração. Ela deve estar amarela e com a casca levemente mole. Se estiver muito dura, é porque não está pronta para o consumo.
Segure a banana pela extremidade oposta ao caule e tente separá-la da penca com um movimento suave. Se o caule se soltar facilmente, é um sinal de que a banana está madura e pronta para ser consumida.
Em contrapartida, pode ser que ela cause má digestão, refluxo e azia. Mas isso apenas se for consumida em uma grande quantidade e muito perto da hora de dormir. A banana deve ser consumida até 1 hora antes de dormir, nunca depois, para dar tempo do corpo digerir o alimento.
A banana é uma fruta muito utilizada no preparo de vitaminas e smoothies. No entanto, a mistura dela com a maçã, o mirtilo, a framboesa e até mesmo o cacau para o preparo dessas bebidas não é indicado, pois a combinação reduz suas propriedades nutricionais.
Considere o sabor, o tipo que você mais gosta, o preço e também os outros nutrientes. Essa é apenas uma curiosidade, por exemplo, a nanica tem menos calorias, mas a prata tem mais cálcio e vitamina A, por exemplo.
Observe a textura da polpa: uma banana estragada pode ter manchas escuras ou pretas por toda a casca, mas observe bem se a fruta está com uma textura enrugada e mole. Se a casca e a polpa estiverem muito moles ou pegajosas, isso pode indicar que a fruta está ruim.
“Estamos falando de um processo de estresse fisiológico: as células do fruto reagem a esse estresse e apresentam sintomas que podem levar a perdas em termos de nutrientes e alterações na aparência. Uma das reações é a formação de radicais livres, que são bastante oxidantes e podem reagir com os compostos fenólicos.
Manchas escuras sobre frutos têm sido atribuídas ao fungo Chloridium musae, um patógeno comum sobre folhas velhas de bananeiras estabelecidas em áreas úmidas, principal- mente próximas a florestas.
Você deve observar se as frutas têm partes com cores diferentes e mais macias que o normal. Além disso, quando uma fruta está estragada, ela tende a ficar enrugada e com a coloração diferente. O mesmo vale para legumes e verduras, que mudam totalmente seu aspecto quando estão impróprios para o consumo.
Consumo de 3 a 4 dias após a compra: busque bananas mais “coloridas”, ou seja, que apresentem mais de uma cor (verde clara, com presença de um amarelo suave); Banana se soltando da penca é sinal de que está pronta para consumo ou que já está passando do ponto; Evite bananas batidas, moles ou rachadas.
Um jeito de saber se ele está maduro é cheirar a fruta. Um aroma doce e agradável indica que está no ponto certo. Para ter certeza, você também pode verificar se a fruta cede um pouco quando pressionada suavemente com o dedo.
Do ponto de vista nutricional, a prata e a nanica são ótimas escolhas, pois são as mais ricas em potássio e magnésio. Porém, a banana-maçã não fica atrás, pois é uma poderosa fonte de proteínas, fibras e zinco. A banana-ouro é calórica, por outro lado, é rica em vitamina C.
No quesito sabor, a banana-ouro é mais doce e conquista o paladar das crianças. Só não se deixe enganar pelo tamanho: embora menorzinha, ela não economiza nas calorias. Já a banana-da-terra é muito apreciada assada ou grelhada.
Da parte inferior do cacho da banana ainda imaturo (ou verde, como se usa dizer), sai um pendão e, em seu extremo, destaca-se um cone de coloração e consistência diferenciadas, que é a flor da bananeira.
A fruta funciona muito bem no café da manhã ou entre as refeições, pois é um alimento que fornece energia e saciedade. Uma banana de mais ou menos 50 gramas possui 45 calorias e contém magnésio, potássio, vitamina C e 10 gramas de carboidratos.
Segundo a nutricionista norte-americana Keri Gans, pode sim comer banana à noite isto porque o alimento, promove o sono e o descanso por ter na sua composição minerais - potássio e magnésio - que operam como relaxantes naturais para os músculos do corpo.