Procure orientação médica caso a diarréia é acompanhada por intensa dor abdominal, febre (temperatura axilar maior que 37,8 º C), presença de sangue nas fezes, sinais de desidratação ou diarréia contínua por mais de 3 dias.
O que faz com que ela seja considerada perigosa é a presença de sinais de alarme, tais como desidratação, vômitos constantes, febre alta persistente, sangue ou muco nas fezes e perda ponderal importante.
A diarreia é uma condição comum, caracterizada por fezes soltas, aguadas ou uma necessidade frequente de defecar. Geralmente, dura alguns dias e desaparece sem qualquer tratamento. Uma diarreia cuja duração seja superior a 4 / 5 dias pode ser sintoma de um problema mais grave e deve ser investigada.
Considera-se que perda de peso de até 5% represente a desidratação leve; entre 5% e 10% a desidratação é moderada; e perda de mais de 10% traduz desidratação grave.
Se os únicos sinais de alerta forem perda de peso ou diarreia crônica ou noturna, as pessoas devem consultar um médico em até aproximadamente uma semana. As pessoas sem sinais de alerta devem ligar para o médico se a diarreia durar mais de 72 horas.
2- PERGUNTAR QUANDO INICIOU A DIARREIA Se tiver mais de 14 dias de evolução: a) Encaminhar o paciente para a unidade hospitalar se: • menor que seis meses. apresentar sinais de desidratação. Neste caso, reidrate-o primeiro e em seguida encaminhe-o a unidade hospitalar.
Dentre os sintomas da infecção intestinal, a diarreia é o mais comum, geralmente com três ou mais evacuações em 24 horas. A diarreia é considerada aguda se durar menos de sete dias, prolongada, se ficar entre 7 e 13 dias. Casos persistentes são aqueles em que a diarreia dura de 14 a 29 dias.
Diarreia: Neste caso acontece um aumento da frequência ou diminuição da consistência fecal. É considerada diarreia mais de três evacuações no período de 24 horas.
Porém, caso o seu intestino fique preso ou solto sem uma causa aparente, pode ser um sinal de câncer. Isto porque o câncer de intestino pode causar alterações no funcionamento intestinal, levando a uma diarreia ou constipação.
“O paciente deve procurar um médico quando a diarreia acompanha febre acima de 38º, que leva à desidratação, nesses casos ele vai apresentar axilas secas, olhos secos e provavelmente vai precisar de hidratação venosa.
A diarreia aquosa pode ser causada por infecções por gastroenterite viral, infecções por bactérias ou parasitas, ou intolerância à lactose, mas também devido a condições de saúde, como doença celíaca ou síndrome do intestino irritável, por exemplo.
Fezes com coloração esverdeada podem indicar que os alimentos estão passando muito rápido pelo intestino, sem tempo suficiente para serem totalmente digeridos. Isso pode ser causado por problemas como diarreia de diversas causas e doenças inflamatórias intestinais (como doença de Crohn e colite ulcerativa).
Para isso, basta observar a ocorrência dos sintomas, que incluem a evacuação frequente e sem controle, com fezes pastosas ou líquidas, geralmente três ou mais vezes ao dia, associado ou não a algum tipo de mal-estar mas sem sinais de atenção como febre, dores articulares, sangue nas fezes ou perda de peso, por exemplo.
"Se a diarreia durar mais de 5 dias, seguida de dor abdominal, febre alta e estufamento da barriga também deve procurar um médico". Também vale o alerta se você mora em alguma área com algum surto de doença infecciosa.
Diarreia crônica: Dura mais de 2 semanas seguidas, mesmo que os casos de evacuações típicas de diarreia sejam pontuais durante esse período. Nesses casos, é necessário investigar a causa. As mais frequentes são intolerâncias alimentares (como à lactose ou ao glúten) e a síndrome do intestino irritável.
Em geral, a diarreia é considerada uma doença autolimitada com duração de até 14 dias. Em outras palavras, trata-se de um transtorno menor, geralmente considerado de baixa gravidade e por um breve período de tempo.
Diarreia. Em caso de diarreia, é comum surgir queimação na região anal depois de defecar devido à irritação provocada pelo contato frequente da pele da região com as fezes amolecidas. Especialmente nos casos de gastroenterite, também podem surgir sintomas como febre, náusea, dor no abdome e sangue nas fezes.
Sangue ou muco nas fezes: A presença de sangue ou muco nas fezes é um sinal de infecção bacteriana ou parasitária; Desidratação: A perda excessiva de líquidos pode levar a desidratação, manifestando-se por sede extrema, boca seca, tontura e redução da produção de urina.
Doença grave (diarreia aquosa abundante, sinais de hipovolemia, ≥ 6 evacuações com fezes não formadas durante um dia, dor abdominal intensa, necessidade de hospitalização); Características de diarreia inflamatória (diarreia com sangue, pus ou muco, em pequeno volume, associada à febre);
2) Orientar a manutenção da alimentação habitual para prevenir a desnutrição; 3) Se o paciente não melhorar em dois dias ou se apresentar qualquer um dos sinais a seguir, retornar imediatamente ao serviço de saúde: Piora na diarreia, Recusa de alimentos, Vômitos repetidos, sangue nas fezes, muita sede, diminuição da ...
Procure orientação médica caso a diarréia é acompanhada por intensa dor abdominal, febre (temperatura axilar maior que 37,8 º C), presença de sangue nas fezes, sinais de desidratação ou diarréia contínua por mais de 3 dias.
É considerado surto de DTHA quando duas ou mais pessoas apresentam doença ou sinais e sintomas semelhantes após ingerirem alimentos e/ou água da mesma origem, normalmente em um mesmo local.