DTM sintomas graves E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.
Quando a mandíbula abre muito e o paciente não consegue fechar, em alguns casos isso é frequente. Para evitar que o paciente tenha que ir sempre em uma emergência médica para colocar a mandíbula na posição toda vez que isso ocorre, pode ser feita uma cirurgia para resolver definitivamente o problema.
Uma pessoa com desarranjo interno da articulação com ou sem redução deve evitar abrir muito a boca – por exemplo, ao bocejar ou morder um sanduíche grande – porque as articulações lesionadas não estão tão protegidas nessas atividades como estariam em uma mandíbula normal.
A DTM pode causar diversas alterações bucais como desgaste dos dentes, fraturas dentárias, alterações na oclusão, entre outros. Portanto, assim que detectados alguns sinais ou sintomas relacionados à DTM, é importante procurar um Cirurgião-Dentista que possa diagnosticar e conduzir o tratamento da melhor forma.
“A DTM interfere na função mastigatória, causando dores nos músculos e gerando uma grande fadiga neles”, relata o profissional. Dificuldade em abrir a boca e sentir ruídos articulares também são muito comuns em paciente que portam este problema.
Tais alterações causam sintomas como: dor local, dor de cabeça, estalos ao abrir a boca e inchaço no rosto. Esse inchaço pode até mesmo afetar alguma terminação nervosa, fazendo com que o indivíduo tenha alterações de sensibilidade.
A DTM (Disfunção Temporomandibular) é a causa mais comum de “dor não dentária” na região da face. Sua prevalência é de 5 – 7% na população, com uma incidência de 60% e 90% para pacientes do sexo feminino.
Essa sigla indica Disfunções da Articulação Temporomandibular, e você também pode encontrá-la sendo referenciada como DATM. Por isso, as pessoas fazem um pouco de confusão. Mas, como você viu, DTM são problemas, como dores, desgastes e degeneração, que afetam a ATM.
A Disfunção Temporo-Mandibular pode também apresentar sinais e sintomas oftalmológicos, como: dor no olho, fotofobia (incômodo com a claridade), escurecimento da visão, visão nublada, lacrimejamento, edema (inchaço) na pálpebra, sensação de queimação, etc.
Quando um caso de disfunção da ATM é grave? Um caso de disfunção da ATM é considerado grave quando os sintomas incluem dor intensa e persistente na mandíbula, face, pescoço ou ombros, que não alivia com analgésicos comuns. Nesses casos, podem ocorrer dores de cabeça incômodas, muitas vezes, comparáveis a enxaquecas.
É bom destacar que a DTM precisa de tratamento interdisciplinar de fisioterapia, odontologia, e, por vezes, da fonoaudiologia e da medicina”, pontua. No Estado, o HU-UFS é a única instituição que oferece o serviço de fisioterapia para DTM pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Quanto custa uma cirurgia de disfunção temporomandibular?
O valor da cirurgia ortognática pode variar de clínica para clínica de região e até mesmo de profissional , no entanto o preço está entre R$ 20 mil a R$ 30 mil.
Dito isso, quando a DTM não é tratada pode resultar em uma deterioração progressiva, levando a sintomas como inchaço, deslocamento e, em casos mais graves, até mesmo a fratura do disco.
Com a Tomografia Odontológica (dentária), o(a) profissional de odontologia tem a capacidade de realizar uma avaliação detalhada de certas condições, eliminando sobreposições e restrições típicas de exames radiográficos bidimensionais, o que conduz a um diagnóstico mais acurado.
Assim, o paciente que sofre com DTM, também conhecida como dor orofacial, pode apresentar enfermidades, como dores de cabeça, dificuldade para fechar e abrir a boca, mandíbula estalando, dor no ouvido, dor no pescoço, entre outros sintomas.
A DTM acontece quando a musculatura fica tensa. Essa rigidez acaba causando dores na região orofacial, estalos, zumbidos e até travamento da mandíbula. Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses. Muitas das vezes, vem acompanhada de dores de cabeça constante, dor atrás dos olhos, nos ouvidos e até na face.
Como saber se a ATM está inflamada? Um som de clique ou estalo ao abrir a boca, além de uma dificuldade em fazer esse movimento, podem ser sinais de inflamação na ATM.
“Destaca-se a dor muscular mastigatória, hipersensibilidade, fadiga e rigidez muscular dos músculos da face. Também podem ter alterações na ATM, caracterizadas por dor de ouvido, zumbido, limitação na abertura bucal, desvio ou deflexão mandibular e má oclusão”, completa ela.
Dessa forma, quando há uma inflamação ou DTM na região, essa mensagem é enviada para o cérebro, os receptores de dor são ativados e a dor de cabeça persiste. A dor pode ser caracterizada por uma sensação de aperto, podendo melhorar caso a pessoa consiga relaxar um pouco mais.
Inchaços. Os inchaços geralmente aparecem de repente e tem relação com as dores ao mastigar ou simplesmente abrir a boca. A hipertrofia do músculo é o que leva a isso, causando até mesmo assimetria no rosto do paciente, no qual um dos lados fica mais quadrado.