Se você notar o ruído da sua embreagem quando solta o pedal, as chances são boas de que o rolamento está falhando e precisará ser substituído. Se você notar ruído quando pressiona o pedal da embreagem, o culpado mais provável é o rolamento piloto, que precisará ser substituído.
Qual é o barulho da embreagem quando está estragando?
Aquele chiado ou estalo ao acionar o pedal também está longe da normalidade. A culpa geralmente vem do rolamento, que pode estar nas últimas. Porém a causa também pode estar no desgaste do kit da embreagem como um todo. O ideal é levar logo o carro à oficina pois o problema pode atingir a caixa de câmbio.
O que acontece se o rolamento da embreagem quebra?
Responsável por empurrar o platô do carro, essa peça automotiva ajuda a acionar todo o sistema de embreagem para, em conjunto com outros componentes, coordenar a transferência do movimento que chega até as rodas. Se sofrer algum dano, o rolamento poderá estragar por completo e deixar o motorista na mão.
Uma embreagem pode quebrar devido a uma falha de fábrica, mas mais comumente é devido a uma série de maus hábitos, que com o tempo acabam danificando lentamente o conjunto.
Pressione o pedal apenas um pouco e veja se ele começa a descer com menor resistência. Caso o pedal volte devagar e não fique na posição original, é sinal de problemas com o atuador. Em caso de emergência, é possível se deslocar com o veículo.
O que pode ocasionar a quebra de um disco de embreagem?
As origens são diversas: desde a instalação inadequada dos discos até desgaste nos suportes da transmissão. Danos no cubo da embreagem e resíduos de óleo ou graxa também podem aumentar o atrito, interferir no funcionamento dos discos e resultar em tremores quando o pedal da embreagem é acionado.
Conduzir com o pé na embreagem pode prejudicar a dirigibilidade do veículo. A pressão constante no pedal pode resultar em trocas de marcha imprecisas, trancos e dificuldade em controlar o automóvel. Esses fatores aumentam o risco de acidentes, colocando em perigo tanto o motorista quanto os outros usuários das vias.
O que acontece com o carro quando a embreagem está ruim?
“Em condições normais, no aumento de rotação do motor e na transmissão adequada, o veículo tem de se movimentar na velocidade compatível”, afirma. Mas, se a embreagem estiver desgastada, o movimento do carro mostra descompasso com a aceleração exercida e a marcha engatada. Ou seja, há perda de potência.
Se estiver fazendo barulho, o rolamento está falhando e precisará ser substituído. Também é possível que a própria embreagem esteja desgastada e precisará ser substituída.
Normalmente, com a troca de kit de embreagem (disco e platô), rolamentos e cabo flexível, limpeza e engraxamento, custará entre R$ 200 e R$ 400 reais de mão de obra, mais R$ 300 a mil reais em peças.
impossibilidade de engatar as marchas; presença de fumaça: indicação forte de que o sistema está sendo muito forçado, gerando um grande atrito entre o disco de embreagem e o volante do motor; ruído intenso: pode ser ocasionado por montagem mal feita, quebra de componente ou desgaste.
A saber, não existe uma quilometragem específica para a troca da embreagem, pois a vida útil pode variar significativamente. No entanto, em média, a embreagem pode durar entre 80.000 a 150.000 quilômetros. Ainda assim, é essencial prestar atenção aos sinais de desgaste.
Se sentir que precisa fazer mais força do que o normal para pisar no pedal, este pode ser um sinal de que a embreagem está desgastada. Esse problema pode surgir devido ao envelhecimento dos componentes, o que leva a uma maior resistência ao movimento.
A embreagem pode ficar deslizando ou patinando devido ao desgaste ocasionado pelo uso ou pelo excesso de líquidos, como óleo e graxa. Esse problema interfere na segurança do carro, já que o componente não consegue ser freado pelo platô. Portanto, merece atenção imediata. A solução é simples: troca do kit completo.
O desgaste e a falta de lubrificação são grandes vilões para essa peça, podendo causar sua quebra. Por isso, muitas vezes, a substituição do cabo pode ser suficiente. Entretanto, é importante consultar um mecânico, pois o problema pode ser de empenamento do platô, devido a um superaquecimento.
Se você ouvir qualquer som, é provável que seja um problema com a transmissão, outro componente da embreagem. Se não ouvir ruído, continue com o teste para saber o que pode estar causando a embreagem dura. Para isso, mantenha o carro em ponto morto e comece a empurrar o pedal da embreagem e ouça atentamente o ruído.
Caso o condutor não acione o pedal de embreagem até o fim no momento de troca das marchas, é possível que ela tenha dificuldades para se encaixar, fazendo um som como se estivesse arranhando. Porém, se esse ruído persistir mesmo com o pedal acionado completamente, é sinal de que o sistema não está bom.
Aquele chiado ou estalo ao acionar o pedal também está longe da normalidade. A culpa geralmente vem do rolamento, que pode estar nas últimas. Porém a causa também pode estar no desgaste do kit da embreagem como um todo. O ideal é levar logo o carro à oficina pois o problema pode atingir a caixa de câmbio.
O problema é que o cabo de embreagem com mal funcionamento pode tornar impossível mexer o pedal da embreagem. E se o cabo de embreagem quebrar, o pedal ficará totalmente no “chão”. Na prática, impossibilitará a troca de marchas.
Em resumo, o barulho de grilo na embreagem não é nenhum pouco normal. Se você percebê-lo, agende uma visita em uma oficina de confiança o mais rápido possível para ver o estado dos componentes do conjunto. Além disso, faça manutenções preventivas periodicamente.
Se você notar ruído quando pressiona o pedal da embreagem, o culpado mais provável é o rolamento piloto, que precisará ser substituído. Outra possível causa de ruído ao pressionar o pedal da embreagem é o rolamento de liberação. Se estiver fazendo barulho, o rolamento está falhando e precisará ser substituído.