Quando a empresa não pode descontar vale-transporte?

Quando o estágio é do tipo não obrigatório e a empresa decide conceder ao estagiário uma bolsa, bem como vale-transporte, não há descontos. Afinal, aqui ele não se enquadra como empregado, pois não se trata de uma relação de emprego. Portanto, no caso do contrato de estágio com concessão de VT nãodesconto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em oitchau.com.br

Quando a empresa não pode descontar o vale-transporte?

Caso o funcionário falte ao trabalho por motivo particular, férias, atestado médico, dias abonados ou licenças, o vale-transporte desses dias também não deve ser pago.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.convenia.com.br

O que diz a lei trabalhista sobre vale-transporte?

Art. 3° O Vale-Transporte é utilizável em todas as formas de transporte coletivo público urbano ou, ainda, intermunicipal e interestadual com características semelhantes ao urbano, operado diretamente pelo poder público ou mediante delegação, em linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Como funciona o desconto do vale-transporte na folha de pagamento?

É importante notar que o valor do vale-transporte não é descontado diretamente do cartão, mas sim do salário do colaborador. O desconto, que pode ser de até 6% do salário, é realizado na folha de pagamento, garantindo que o funcionário tenha os meios necessários para cobrir suas despesas de locomoção.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.sempararempresas.com.br

Quando o vale-transporte não tem uso em um mês a empresa não é obrigada a depositar no mês seguinte?

Se o vale-transporte não for totalmente utilizado pelo colaborador durante um mês, no mês seguinte, a empresa não é obrigada a fazer o pagamento do valor total. Nesse caso, a melhor opção é calcular quantas passagens sobraram e depositar a diferença para completar o valor de um mês cheio.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em apponte.me

É Obrigatório Pagar Vale Transporte e Vale Alimentação? #bbadv

Pode descontar vale-transporte de meses anteriores?

O desconto do vale-transporte é referente ao mês anterior? Não, o desconto do vale-transporte é um adiantamento referente ao período a ser trabalhado. O benefício deve ser proporcional aos dias de trabalho do mês correspondente ao benefício, excluindo folgas e feriados sem expediente.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em nextar.com.br

Quando o funcionário pega vale-transporte e não usa?

Caso o empregado não utilize integralmente os vales-transporte fornecidos em um determinado mês, ele não tem o direito de acumulá-los para serem utilizados em meses subsequentes. O benefício é válido apenas para o período em que foi fornecido, sem a possibilidade de ser transferido ou acumulado para outras finalidades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vrmobilidade.com.br

Estou de atestado A empresa pode descontar o vale-transporte?

O trabalhador pode ter desconto no vale-transporte? O funcionário tem desconto no vale-transporte quando ele não comparece ao trabalho, seja por causa de férias, atestado médico, algum tipo de licença, porque compensou banco de horas ou porque faltou ao trabalho por motivos pessoais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em beneficiocerto.com.br

Pode descontar 6% do vale-transporte na rescisão?

Examinamos a seguir os critérios que devem ser adotados para o desconto do vale-transporte quando da rescisão de contrato de trabalho. A concessão do vale-transporte autoriza o empregador a descontar mensalmente do empregado beneficiado a parcela correspondente a 6% do seu salário-base.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em coad.com.br

O que diz a CLT sobre vale-transporte artigo 458 da CLT?

458. Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa por força do contrato ou do cos tume, fornecer habitualmente ao empregado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em legis.senado.leg.br

Quais as regras do vale-transporte?

Basta que o colaborador assine um termo dizendo que não precisa — ou não deseja — receber o vale-transporte. A lei do vale transporte é a de nº 7.418/85, que regulamenta o direito. O empregador deve garantir que o pagamento seja feito com antecedência. Além disso, há a obrigação de que o VT não seja pago como salário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

O que é considerado uso indevido do vale-transporte?

O uso indevido do vale-transporte pelo trabalhador configura falta grave, sendo admissível a dispensa por justa causa considerando-se, inclusive, a reincidência da conduta, na forma do artigo 112, parágrafo 3º do Decreto Decreto 10.854 /2021, que regulamenta a Lei 7.418 /95 e artigo 482 , alínea a, da CLT .
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Como fica o vale-transporte na nova lei trabalhista?

É o parágrafo único do artigo 4° da já mencionada lei que instituiu a criação do vale-transporte que indica que “o empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em tangerino.com.br

Sou obrigada a devolver o VT?

A obrigação das empresas é fornecer vale-transporte suficiente para que o colaborador possa se deslocar de sua residência até o local de trabalho e vice-versa. Portanto, se o funcionário não utilizar todo o vale-transporte concedido, a empresa não é obrigada a acumular ou restituir esses valores.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meutudo.com.br

O que diz a CLT sobre transporte de funcionários?

O capítulo XIII do decreto fala apenas da lei trabalhista sobre transporte de funcionários: Art. 124. A concessão do benefício obriga o empregador a adquirir vale-transporte em quantidade e tipo de serviço que melhor se adequar ao deslocamento do beneficiário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em blog.caju.com.br

Pode descontar VT e VR na rescisão?

Sim, esse saldo referente ao vale-alimentação e refeição pode ser descontado do empregado no ato da rescisão.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

Como fica o vale-transporte com a demissão?

Caso solicite, o valor deve ser ressarcido no mesmo mês do desligamento, desde que o aviso prévio não seja cumprido. Caso o colaborador cumpra o aviso prévio, o desconto não poderá ser realizado, pois a jurisprudência entende que ele comparecerá ao trabalho, e o Vale-Transporte é utilizado para esse trajeto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gestaosat.com

Quando a empresa não descontar o vale-transporte?

Se o profissional com o mesmo salário de R$ 2.000,00 tiver uma despesa mensal de transporte de R$ 60,00, os 6% previstos em lei não poderão ser descontados integralmente, pois excedem o valor atribuído. Ou seja, sempre será descontado somente o valor realmente necessário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gestaosat.com

Como funciona o desconto vale-transporte?

A lei nº 7.418/1985 é clara sobre o desconto de vale-transporte: Parágrafo único – "O empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico."
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em flashapp.com.br

Qual o limite de atestado por mês?

A lei não prevê uma quantidade máxima para o número de atestados. No entanto, quando o mesmo funcionário apresenta mais de um atestado dentro de 60 dias, todos pelo mesmo motivo, a empresa pode somar os dias de afastamento previstos nos documentos para saber se deverá ser responsável pelo pagamento do salário.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Quando o trabalhador não tem direito ao vale-transporte?

Mas, além disso, existem outras situações que podem incidir no não recebimento desse benefício. Dentre eles, está o caso de funcionários que não utilizam nenhum meio de transporte público para ir trabalhar, realizando o percurso com um veículo automotor, motocicletas, bicicletas, ou até mesmo a pé.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

O que acontece com o vale-transporte acumulado?

Como explicamos anteriormente, os depósitos realizados para o uso de cartão vale-transporte são cumulativos, ou seja, caso não sejam utilizados no mês corrente, permanecem para o mês seguinte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vrmobilidade.com.br

Quem vai de bicicleta tem direito a vale-transporte?

Empregada que ia trabalhar de bicicleta não tem direito a vale-transporte.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

O que diz a CLT sobre desconto de vale-transporte?

Parágrafo único - O empregador participará dos gastos de deslocamento do trabalhador com a ajuda de custo equivalente à parcela que exceder a 6% (seis por cento) de seu salário básico.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em planalto.gov.br

Quem vai de moto para o trabalho tem direito ao vale-transporte?

De acordo com a legislação trabalhista, a resposta é não! Colaboradores que utilizam veículos próprios para se deslocar até o trabalho não são elegíveis para receber o vale transporte. Este benefício, por definição, destina-se ao uso em transporte público, seja ele urbano, interestadual ou intermunicipal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em genyo.com.br