Quando a empresa não quer dar o PPP?

Caso a empresa não entregue o PPP, ela pode pagar uma multa. Contudo, o valor da multa pode variar com base na gravidade dos atos. Outro critério que pode alterar o valor dessa multa é a atualização anual. Desse modo, o valor pode ser de R$ 2.331,32 a R$ 233.130,50 – com base nos valores de 2021.
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O que fazer quando a empresa se nega a entregar o PPP?

Nesse sentido, caso a empresa negue o PPP, eu costumo fazer uma notificação com AR (Aviso de Recebimento). Portanto, sempre busque documentar o pedido de PPP, eis que assim será possível pedir em juízo a expedição de ofício à empresa, além de viabilizar eventual ação trabalhista de dano moral.
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Qual o prazo que a empresa tem para entregar o PPP?

Qual o prazo que a empresa deve emitir o PPP? O prazo legal é de 30 dias, e este prazo para a empresa fornecer o PPP se inicia na data da rescisão do contrato de trabalho, nos termos do art. 68, § 8º, do Decreto 3.048/99.
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É obrigatório fornecer o PPP?

A emissão do PPP é obrigatória. Desde sua criação, trabalhadores que atuam em ambientes e condições de prejuízo à saúde, precisam do PPP para ter direito à aposentadoria especial.
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Tem algum documento que substitui o PPP?

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Laudo Pericial feito na Justiça do Trabalho são alguns documentos que substituem o PPP. Eles mostram as condições ambientais em que o trabalhador estava exposto e são válidos para o pedido de aposentadoria no INSS.
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A EMPRESA NÃO QUER ME ENTREGAR O PPP - E AGORA ?

Tem como dar entrada na aposentadoria sem o PPP?

PPP – Perfil Profissiográfico

O PPP é o documento chave para ter direito à aposentadoria especial. Sem ele, não será possível avaliar as condições do trabalho desempenhado pelo requerente.
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Como provar insalubridade sem o PPP?

Saiba 3 formas de se comprovar atividade especial sem o PPP
  1. 1) Demostrar as tentativas de contato junto ao empregador. É muito importante documentar as tentativas de contato com o empregador para solicitar o PPP. ...
  2. 2) Utilização de prova emprestada e por similaridade. ...
  3. 3) Pedido de prova pericial.
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Não precisa mais emitir PPP?

A emissão do PPP de forma eletrônica tornou-se obrigatória para os períodos trabalhados a partir de 01/01/2023. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS. Quem pode utilizar este serviço? Pessoas que tiveram o PPP Eletrônico emitido a partir de 01/01/2023.
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Qual o valor da multa do PPP?

No caso de um PPP negado, por exemplo, o valor mínimo pode chegar a R$ 9.645,21. Se a mesma empresa tiver problemas com 20 PPPs, ela poderá pagar em multas a quantia de R$ 1.929.042.
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É obrigatório entregar o PPP de funcionários?

O empregador é obrigado a fornecer o PPP ao trabalhador no momento da rescisão do contrato de trabalho, independentemente do motivo da rescisão. Essa medida permite ao trabalhador ter acesso às informações sobre as condições de trabalho durante o período em que esteve na empresa.
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Quanto vale 5 anos de insalubridade?

É comum ver as pessoas contando a cada 5 anos um acréscimo de 1 ano para mulher e 2 anos para homens, contudo, o correto é um fator de conversão de 1,2 para mulher e 1,4 para homem (embora o resultado seja o mesmo). Isso porque, a insalubridade acrescenta o tempo de trabalho em 40% para homens e 20% para mulheres.
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Como solicitar o PPP a empresa?

Para solicitar seu PPP, é preciso contratar uma empresa ou técnico de segurança do trabalho que emita o documento para você. Com base em uma análise de suas atividades, eles irão comprovar a insalubridade e periculosidade delas.
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Quantos anos o PPP acrescenta?

Esse documento será fundamental para comprovar as condições de trabalho e garantir a concessão da aposentadoria especial, caso seja necessário. Além disso, é importante manter o contato com a empresa em que você trabalhou, pois ela tem a obrigação de guardar o PPP por 20 anos.
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Como conseguir o PPP na Justiça?

Você pode conseguir o PPP diretamente na empresa em que trabalha ou no seu sindicato. Se a empresa não fornecer o documento, é possível recorrer à Justiça. O PPP é um direito do trabalhador e um dever do empregador.
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Estou trabalhando posso pedir o PPP?

O primeiro passo para conseguir o seu PPP é solicitá-lo no setor de RH (Recursos Humanos) da empresa onde você trabalha ou já trabalhou em outro momento. Normalmente, esse tipo de pedido é feito direto com o pessoal de RH.
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Quem fornece o PPP para aposentadoria?

Embora a empresa forneça o PPP, não é qualquer profissional que pode preencher esse documento. Dessa maneira, o encarregado dessa tarefa é um engenheiro de segurança ou médico do trabalho. Essa informação pode ser encontrada no LTCAT. Ademais, para preencher o PPP, basta seguir o modelo que está no site do INSS.
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O que acontece se a empresa não entregar o PPP?

A consequência para a empresa que não entrega o PPP na rescisão de contrato pode ser a de uma multa. Assim, os valores variam de acordo com a gravidade ou com a atualização anual, que pode ser entre R$ 2.331,32 e R$ 233.130,50 em 2021.
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Até quando não precisa de PPP?

PPP eletrônico a partir de 2023

Uma importante novidade é que, a partir de 01/01/2023, passou a ser obrigatória a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) em meio exclusivamente eletrônico. O PPP eletrônico deve corresponder ao histórico do trabalhador a partir de 01/01/2023.
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Qual lei exige o PPP?

As informações constantes no PPP são de caráter privativo do trabalhador, constituindo crime nos termos da Lei nº 9.029, de 13 de abril de 1995, práticas discriminatórias decorrentes de sua exigibilidade por outrem, bem como de sua divulgação para terceiros, ressalvado quando exigida pelos órgãos públicos competentes.
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Como faço para pegar o PPP se a empresa não existe mais?

Se a empresa faliu ou foi extinta, você ainda pode procurar pelos sócios da empresa para solicitar o PPP. Mas se você não tem o contato dos sócios, você pode ir até a Junta Comercial e solicitar uma certidão para obter informações sobre os sócios para contato futuro.
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Quem está dispensado do PPP?

§ 4.º O PPP dispensa a apresentação de laudo técnico ambiental para fins de comprovação de condição especial de trabalho, desde que demonstrado que seu preenchimento foi feito por Responsável Técnico habilitado, amparado em laudo técnico pericial.
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Como conseguir o PPP pelo meu INSS?

Basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, realizar o cadastro e login com CPF e senha e emitir o documento.
  1. Acesse aqui o Meu INSS.
  2. Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer. No caso, digite “PPP”.
  3. Clique em “Baixar PDF”.
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Qual documento comprova a insalubridade?

As comprovações de pagamento de acional de periculosidade ou insalubridade geralmente estão presentes nos contracheques ou holerites. Esses dois documentos podem ser usados como prova perante o INSS e são provas fortes.
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Como fazer PPP de funcionário antigo?

  1. Acesse o menu Relatórios > Informativos > Eventuais > Perfil Profissiográfico Previdenciário;
  2. No quadro Dados do informativo, informe a Data de emissão, Empregado e o Responsável;
  3. No quadro Opções, selecione as opções desejada para a emissão do PPP;
  4. Para emitir o relatório, clique no botão [Ok].
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Como faço para comprovar serviço insalubre?

Para se comprovar atividade especial, é necessário reunir provas contundentes de que o servidor público laborou sob condições nocivas à sua saúde. Para obter a Aposentadoria Especial é necessário comprovar exposição aos agentes nocivos físicos, químicos ou biológicos.
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