Em um stand de 4 m² na Babilônia Feira Hype em agosto de 1997, a Farm iniciou sua trajetória empresarial no mundo da moda. Com R$ 1200, os cofundadores Kátia Barros e Marcello Bastos lançaram 6 modelos de bodies, totalizando 120 peças.
KÁTIA BARROS: PAIXÃO DA INFÂNCIA Fundadora e diretora criativa da Farm, a carioca Kátia Barros é um dos principais nomes da moda brasileira. Filha única de uma família de classe média, ela nasceu e cresceu em Copacabana, a poucos passos da praia.
↳ Soma: surgiu em 2010 com a fusão das marcas Animale e Farm. Em 2021, superou a concorrência da própria Arezzo para comprar a Hering. Marcas: Animale, Farm, Fábula, Dzarm, Foxton, Cris Barros, Off Premium, Maria Filó, NV, Hering.
Segundo o diretor do Grupo Soma, a Farm Rio e a Farm Global devem faturar juntas R$ 2 bilhões em 2023. Desse total, R$ 1,3 bilhão corresponde ao faturamento da marca brasileira, enquanto os outros R$ 700 milhões são do braço internacional da empresa.
Em uma entrevista à Revista Estilo (2012), Kátia definiu o perfil de clientes da Farm como “meninas jovens, entre 20 e 25 anos, moradoras da Zona Sul do Rio de Janeiro, estudantes da PUC, que se interessam por moda e vão à praia no Leblon e em Ipanema”.
Em 2016, a Farm foi acusada de gordofobia depois de a mãe de uma cliente da unidade de São Paulo alegar que a filha foi ignorada, além de ser alvo de piadas de vendedoras.
A ideia era fugir da concorrência com marcas muito básicas, que já possuem um mercado consolidado. Para não encarecer demais a produção, as coleções para a Farm Global passaram a ser produzidas na Turquia, no Marrocos e na Índia.
Vem conhecer um pouquinho da Fábrica da FARM❤️ Localizada em são Crist... TikTok. Oi gente, vem conhecer um pouquinho da fábrica da Farm, nela também tem a farm, a fábula e a foxton, ela é localizada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, essa é nossa entrada e tem essa frase incrível.
O fato relevante avança e diz que Alexandre Birman — fundador da Arezzo — será o CEO da nova empresa, enquanto Roberto Jatahy — co-fundador da Animale e que liderou a compra da Farm — será o CEO da unidade de vestuário na nova empresa.
Kátia Barros e a FARM. A FARM começa a partir de uma barraca na Babilônia Feira Hype, do Rio de Janeiro. Essa foi responsável pelo começo do seu sucesso como empreendedora e estilista.
Um dos maiores varejistas de moda do Brasil, o Grupo Soma (SOMA3) fez sua estreia na bolsa de valores brasileira em julho do ano passado, captando R$ 1,8 bilhão. A empresa, dona de marcas como Animale, Farm e, mais recentemente, Maria Filó, faturou R$ 1,3 bilhão em 2019.
a FARM nasceu com a missão de emocionar, encantar e realizar. aqui, tudo começa e termina nas mãos de pessoas. do desenho das peças, passando pela costura até a compra, tudo é pensado nos mínimos detalhes por gente.
Os casacos Farm são sinônimo de elegância e sofisticação. Com modelos clássicos e estampas atemporais, eles são opções perfeitas para os dias mais frios.
Sim, 25 anos depois, a Farm é uma potência que extrapola fronteiras. Tem 85 lojas no Brasil inteiro, 5 fora do país e planos audaciosos, de abrir entre 35 e 55 espaços nos Estados Unidos e Europa nos próximos anos.
Do lado brasileiro da operação, a marca tem hoje 90 lojas e deve fechar 2022 com R$ 1,2 bilhão em receita (numa conta leva em consideração a manutenção do patamar de crescimento do primeiro semestre deste ano comparado ao mesmo período do ano passado).
Como em toda boa história de superação, a marca surgiu de um fracasso. Em meados dos anos 1990, Marcello e Katia abriram uma franquia da grife paulista Mercearia num shopping em Vila Isabel, na Zona Norte. Faliram em poucos meses. “Perdemos o equivalente a dois carros e dois apartamentos na Zona Sul”, conta Bastos.