A expansão internacional da Nike começou em 1978, apenas 14 anos após a marca ter sido criada por Phill Knight e Bill Bowerman. Nessa época, a empresa de artigos esportivos expandiu a comercialização para a Europa e alguns países da América do Sul.
Outro fator importante de popularidade e crescimento da Nike é seu foco na inovação de produtos. Além da qualidade da matéria-prima utilizada, a empresa também investe no desenvolvimento de tecnologias que a ajudam criar produtos melhores e com desempenho superior aos concorrentes.
A Nike nasceu em 25 de janeiro de 1964 como Blue Ribbon Sports e tinha como atividade base importar tênis de corrida japoneses para os EUA, em especial os Tiger.
Em 1984, a receita total da Nike era de cerca de US$900 milhões. Em 1997, quando Jordan estava ganhando o quinto dos seus seis títulos, a receita havia batido US$9.19 bilhões.
Em conclusão, a Nike é uma empresa tão grande por causa de sua estratégia de marketing agressiva e eficaz, sua abordagem inovadora de design e tecnologia, a diversificação de seus produtos e mercados, suas parcerias estratégicas, sua abordagem de responsabilidade social corporativa e sua cultura corporativa forte e ...
Tradicionalmente, o público-alvo da Nike estava na faixa etária de 15 a 35 anos, mas muitos adultos mais velhos agora usam tênis no cotidiano. A crise atual da Nike destaca a necessidade de uma abordagem mais adaptada às mudanças no mercado e às preferências dos consumidores.
Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
A tecnologia Nike Air é uma cápsula de ar pressurizado introduzida à entressola dos tênis. Ela deve ser resistente o suficiente para suportar o peso de cada passada, mas flexível para amortecer as pisadas.
A história da Nike fornece um belo exemplo de como uma marca consegue crescer. Tudo começou em 1964, quando Phil Knight, fazia parte da equipe de atletismo na Universidade de Oregon. Seu treinador era Bill Bowerman, ele tinha um grande desejo na evolução técnica de seus atletas.
A Nike registrou um saudável aumento de 22,4% no LPA para o segundo trimestre de 2024, subindo $0,19 para $1,04 em comparação com o valor do ano anterior. A receita do trimestre foi de $13,39 bilhões contra $13,31 bilhões no mesmo período do ano fiscal anterior.
Em 1972, foi lançado o Nike Cortez, primeiro tênis comercial da Nike, estampando o Swoosh. A partir desse momento, o design de Carolyn Davidson virou parte de uma série de calçados, roupas, equipamentos, acessórios e momentos históricos que envolveriam a Nike.
No ano de 1978, a Blue Ribbon Sports encerrou o seu contrato com Onitsuka. Outro grande acontecimento desse ano foi a mudança de nome da companhia, que passou a se chamar Nike, em referência à deusa grega da vitória.
Em 2020, chegou o ano em que Phil Knight, que ainda controla 35% da Nike, se aposentou como CEO. Sem qualquer expectativa de que seu único herdeiro assumisse as rédeas do império, ele deixou o cargo para Mark Parker, ingresso na companhia em 1979 como designer de calçados.
Na década de 80, a Nike enfrentava dificuldades para estabelecer sua marca no mercado de basquete, sendo superada pela Converse, que dominava o mercado com seus calçados para a modalidade. Foi nesse contexto que a Nike firmou um contrato de patrocínio com um jovem jogador de basquete chamado Michael Jordan, em 1984.