A pessoa com transtorno de personalidade paranoide desconfia dos outros e supõe que os outros pretendem prejudicá-la ou enganá-la, mesmo quando ela tem nenhuma ou pouca justificativa para ter esses sentimentos. O transtorno de personalidade paranoide ocorre em aproximadamente 3% a 5% da população dos Estados Unidos.
O efeito Dunning-Kruger é um viés cognitivo — descrito pelos pesquisadores David Dunning e Justin Kruger — que influencia o comportamento das pessoas, fazendo com que elas acreditem que sabem mais do que realmente sabem ou que são mais competentes do que realmente são.
“Um polímata (do grego πολυμαθής, transl. polymathēs, lit. “aquele que aprendeu muito”) é uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área. Em termos menos formais, um polímata pode referir-se simplesmente a alguém que detém um grande conhecimento em diversos assuntos.
Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele.
Há pessoas inteligentes e sensíveis que, embora tenham mais conhecimento e recursos, não deixam as outras desmotivadas , mas gerenciam bem os protocolos para que os outros não se sintam desconfortáveis.
As motivações para esse comportamento são várias: necessidade de autoafirmação, traumas passados, baixa autoestima, ego inflado ou infantilizado, entre outras. Mas, na prática, é melhor aceitar que existem pessoas que se acham melhores do que os outros.
Já aconteceu de você achar que alguém tem mania de perseguição? Esse termo é bastante usado para designar aquelas pessoas que acreditam que tudo é feito para elas e só acontece com elas. Apesar de parecer algo comum, esse pode ser um sintoma de transtorno mental. Isso porque esse perfil psicológico leva ao isolamento.
A paranoia se caracteriza por um estado constante de ansiedade e desconfiança em resposta a um medo específico. Ela causa a hipervigilância, a qual leva as pessoas paranoicas a estarem sempre atentas aos seus arredores. Pensamentos paranoicos dão origem a crenças falsas que aumentam o temor.
Como se chama a pessoa que acha que tudo vai dar errado?
Pessoas pessimistas tendem a achar que determinadas atitudes não fazem sentido e podem, por exemplo, deixar de investir em possibilidades profissionais ou em relações. O medo da rejeição, a ideia de não-pertencimento, além da baixa autoestima podem caminhar ao lado de um pessimista.
Classificação. Estes transtornos são divididos em 3 grupos (ou clusters): A (das personalidades consideradas “excêntricas” ou “esquisitas”), B (das personalidades “dramáticas”, “emotivas” e “erráticas”) e C (das personalidades “medrosas” ou “ansiosas”).
O efeito Dunning-Kruger é um viés cognitivo que leva as pessoas que têm pouco conhecimento sobre um assunto a supervalorizar o próprio conhecimento, enquanto os experts no tema subestimam a própria capacidade.
Como se chama uma pessoa que se acha certo em tudo?
A pessoa narcisista, geralmente, possui uma postura arrogante e insolente em relação aos outros. Por conta disso, são vistos como pessoas com dificuldade em sentir empatia. Eles estão preocupados demais com os próprios problemas para demonstrar empatia ao próximo.
O efeito Dunning-Kruger é um tipo de viés cognitivo onde uma pessoa acha que sabe muito sobre um assunto, quando na verdade, ele sabe pouco. Por exemplo, uma pessoa sob esse efeito pode se considerar um especialista em um assunto que sabe pouco.
Como se chama a pessoa que acha que está sempre certa?
A pessoa com transtorno de personalidade histriônica fica tentando continuamente ser o centro das atenções e com frequência fica deprimida quando não é.
O Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais conhecido como TOC, é uma doença e não uma simples mania. No entanto, consiste na mentalização de regras e obrigações que fazem com que seus portadores obedeçam a atos compulsivos, sejam eles físicos ou até mesmo mentais.
O hipocondríaco tem um medo infundado de ter uma doença grave e mortal, com base na interpretação errónea de funções normais do organismo. É bem mais do que uma mania e pode ter consequências graves. É, por isso, importante saber identificar os sintomas deste problema e em que consiste o seu tratamento.
Conceito de Sabe-tudo. Costuma-se dizer que alguém é um sabe-tudo quando presume seus conhecimentos e cultura diante dos outros, mas na realidade isso se trata de atitude exagerada que não corresponde ao seu verdadeiro valor intelectual.