Intimado como testemunha Como testemunha, não é obrigatória a presença de um advogado, apesar de ser bastante recomendado. Isso porque a depender do caso, a situação pode transformar testemunha em investigado ou, ainda, pode ocorrer de no seu depoimento não constar exatamente o que você disse, com as suas palavras.
A intimação vai depender muito do ato, do que vai ser necessário aquela pessoa fazer a partir daquela comunicação do Judiciário”, explica a defensora pública. E caso a pessoa intimada tenha dúvidas, deve procurar seu(a) advogado(a) ou o(a) defensor(a) público(a) responsável pelo seu caso.
Quem recebe uma intimação é obrigado a comparecer na data e horário estipulados no documento. Todavia, caso você não possa comparecer no horário e data marcada, oriento a ligar ou comparecer na Delegacia informada e informar a situação excepcional.
Precisa de advogado para prestar esclarecimento na delegacia?
Todo cidadão possui o direito de ser assistido por um advogado ao prestar esclarecimentos durante um processo. É altamente recomendado que se busque um profissional devidamente habilitado para assegurar a proteção dos seus interesses e garantir o respeito aos seus direitos.
O que acontece quando uma pessoa é intimada na delegacia?
Esta intimação será provavelmente para fazer o interrogatório do suspeito. É um marco grande para as investigações e para o processo. Neste momento, é importante a presença do seu advogado para impedir que exista coação, que algum direito seja violado como, por exemplo, o de permanecer em silêncio.
Quando estiver por lá, deve comportar-se com naturalidade e responder verdadeiramente a tudo o que o juiz lhe perguntar. Lembre-se: você está diante de uma autoridade e deve estar vestido adequadamente. Mas não se sinta ameaçado com o ambiente formal, você está ali para ajudar que a Lei seja cumprida.
O que significa intimação para prestar esclarecimentos?
A intimação é o meio pelo qual a Polícia Civil ou a Polícia Federal convoca uma pessoa para prestar esclarecimentos ou interrogatório quando existe uma investigação preliminar ou um inquérito policial em andamento. Podem ser intimados o investigado para interrogatório e a vítima ou as testemunhas para esclarecimentos.
Seja você intimado na condição de testemunha, declarante ou investigado, para evitar que utilize de uma colocação errada que possa gerar prejuízos, bem como comprometer sua liberdade, o ideal é prestar depoimento somente na presença de um advogado.
Testemunha é obrigada a comparecer em audiência? Ninguém está a salvo de ser testemunha de um fato jurídico relevante para o direito penal, basta contato visual ou auditivo com o fato que surge o dever de testemunhar. Assim, o presente informativo…
Se eu for o suspeito, o que poderá acontecer depois? Após o interrogatório do investigado na delegacia, o inquérito é encaminhado ao delegado para elaborar o relatório e ao final encaminhará ao fórum.
Quanto tempo uma pessoa tem para responder uma intimação?
Conforme previsão na lei processual, os prazos constantes no mandado podem ser de 3, 5 ou 15 dias. Portanto, se atente a isso. Vale lembrar que se você se recusar a receber o mandado, o oficial de justiça tem poder para certificar no processo que você foi citado/intimado daquela decisão.
Sim, é possível consultar intimação pelo CPF em alguns sistemas processuais. Você pode realizar a consulta nos tribunais ou órgãos judiciais responsáveis pelo processo em questão.
Quem recebe uma intimação é obrigado a comparecer na data e horário estipulados no documento. O descumprimento dos termos estabelecidos em uma notificação pode trazer consequências sérias. O não comparecimento pode acarretar em uma condução coercitiva (levada à força a comparecer), a depender do motivo da intimação.
Se você não quiser a defensoria pública ou por qualquer motivo não for atendido, pode ir até o fórum (o endereço vai estar no mandado de citação e é bom que você leve ele junto) e pedir que lhe seja nomeado um defensor, pois você não tem condições de arcar com os custos de um.
Em outras palavras, quando alguém faz um Boletim de Ocorrência (BO) a atribuição da autoridade policial é investigar o ocorrido e para isso intima as partes que tem relação com os fatos narrados.
A intimação é a forma de comunicação sobre atos de um processo às partes envolvidas. A intimação pode tratar de apresentar alguma informação, decisão publicada, manifestação de alguma outra parte ou até mesmo indicar a necessidade de se tomar alguma providência.
A presença de um advogado não é obrigatória em três casos específicos: para pedir habeas corpus, em processos trabalhistas que corram em primeira e segunda instância e em juizados especiais.
O que acontece se não tiver advogado na audiência?
O não-comparecimento do advogado à audiência de instrução e julgamento, sem a devida justificativa de impedimento até a abertura daquela, não constitui motivo para o adiamento, podendo o juiz proceder à instrução e dispensar as provas requeridas pela parte por ele representada.
De forma direta e pontual a resposta para essa pergunta é não, ninguém é obrigado a receber o oficial de justiça ou obrigado a assinar a citação/intimação que o oficial de justiça lhe traga.
O que acontece se a pessoa for intimado e não comparecer?
Já nas audiências criminais, o réu ou a ré têm direito de não comparecer, mas a sua ausência pode fazer com que ele(a) deixe de ser intimado(a) para os atos processuais seguintes. E no caso das testemunhas, se elas não comparecerem ficam sujeitas à condução coercitiva pela Polícia, sob ordem do juízo que preside o ato.
O prazo será de 15 dias, contados do conhecimento do fato pela parte, que poderá mediante petição específica dirigida ao juiz do processo no qual indicará fundamento e instrução de documentos que fundam a alegação, com indicação de rol de testemunhas, conforme disposto do Artigo 146 do CPC.