Quando a pessoa morre o CPF de cancelado automaticamente?

Quando uma pessoa falece, seu CPF não é automaticamente cancelado ou alterado. O número do CPF permanece o mesmo, mas o status desse cadastro precisa ser atualizado para refletir a nova condição do titular como falecido.
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Quando a pessoa morre o CPF continua ativo?

CPF ou Cadastro de Pessoa Física

O CPF pode ser cancelado em uma das unidades da Receita Federal, levando a certidão de óbito, o CPF e um documento de identidade (pode ser o RG) do falecido. Mas atenção ao detalhe: Se o falecido tiver deixado bens, não faça o cancelamento do CPF.
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O que acontece com o CPF de quem morreu?

Quando ocorre a morte de algum contribuinte, o CPF precisa ser cancelado. Se não houver bens a inventariar, o meeiro ou herdeiro (ou seus representantes legais) precisa levar a certidão de óbito a uma unidade da SRF e solicitar o cancelamento do CPF. O cancelamento só não é imediato caso exista alguma pendência.
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Quem comunica o óbito à Receita Federal?

No Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (Sirc)

Recomenda-se o envio à Receita Federal dos dados dos registros de óbitos lavrados, ou comunicação de inexistência de registros, até o dia 10 (dez) do mês seguinte da ocorrência do óbito, por meio do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil - Sirc.
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Como saber se o CPF está cancelado por morte?

Caso você queira obter mais informações sobre o cancelamento do CPF, basta acessar o site da Receita Federal. Nessa página, você poderá consultar o endereço das unidades de atendimento desse órgão público e também consultar a situação cadastral do CPF da pessoa falecida.
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MEU PARENTE FALECEU O QUE FAZER COM O CPF DELE?

Como dar baixa no CPF de falecido na Receita Federal?

Se você não tiver nenhum documento informando o número do CPF da pessoa falecida, será necessário comparecer a uma unidade de atendimento da Receita Federal e comprovar sua relação com quem faleceu para ser atendido. Também é preciso levar a certidão de óbito.
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Quando a pessoa morre como fica a dívida com a Receita Federal?

Em caso de morte, as obrigações só podem ser cobrados dos herdeiros por meio da herança, se houver. No caso de não existência de herança a partilhar, as dívidas não poderão ser cobradas dos herdeiros, explica Antonio Neto, advogado do escritório Marcos Inácio Advocacia.
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Como faço para cancelar meu CPF?

O CPF não pode ser cancelado.
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O que fazer com os documentos de uma pessoa que faleceu?

Com exceção da certidão de nascimento e certidão de óbito, basicamente todos os documentos de pessoas falecidas devem ser cancelados nos respectivos órgãos competentes, inclusive o plano de saúde, quando houver.
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O que acontece com o cartão de crédito quando a pessoa morre?

No Brasil, em caso de falecimento do titular das dívidas, a responsabilidade pelo pagamento recai sobre o espólio. Este, é o conjunto de bens, direitos e obrigações deixados pela pessoa falecida. O espólio será administrado pela pessoa responsável por fazer o inventário dos bens e pagar as dívidas pendentes.
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Quanto tempo se deve guardar os documentos de um falecido?

Certidões de nascimento, casamento e óbito, Título Eleitoral, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e Cartão do Programa de Integração Social (PIS) devem ser mantidos permanentemente.
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Como consultar o INSS de uma pessoa falecida?

Dependentes e herdeiros da pessoa falecida.
  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Novo Pedido” e escreva “pagamento de valor não recebido”; Na lista, clique no nome do serviço/benefício; ...
  2. Receber resposta. Para acompanhar e receber a resposta do seu processo: Entre no Meu INSS; Clique no botão “Consultar Pedidos”;
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Quem pode bloquear o CPF de uma pessoa?

O CPF apenas pode ser suspenso ou bloqueado por dívidas relacionadas à Receita Federal. De modo geral, o CPF é bloqueado porque o titular do documento apresenta alguma irregularidade cadastral pendente, ou não está cumprindo os deveres de prestação de contas à Receita Federal.
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Quando a pessoa morre como fica o CPF na Receita Federal?

A Receita Federal do Brasil poderá exigir, para fins de inscrição do falecido no CPF, a apresentação de outros documentos que justifiquem esse procedimento, como por exemplo: alvará judicial, pedido formal de órgão público, carta de exigência do INSS etc.
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Quem comunica falecimento a Receita Federal?

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou ontem, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 6785/06, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que obriga os cartórios de registro civil a comunicar as ocorrências de óbito à Receita Federal.
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Quais dívidas são quitadas com a morte do titular?

O espólio responde pelas dívidas do falecido, mas, feita a partilha, cada herdeiro responde por elas dentro das forças da herança e na proporção da parte que lhe coube. O conteúdo disponibilizado nesta página diz respeito à legislação em vigor na época da publicação.
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Como regularizar CPF cancelado de pessoa falecida?

Documentos necessários para regularizar o CPF de pessoa falecida. Certidão de Óbito ou Certidão de Nascimento/Casamento (ou documentos equivalentes para estrangeiros) com a data do óbito averbada.
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Quando o CPF e suspenso?

A situação "Suspensa" significa que o cadastro está incorreto ou incompleto e não há pendência de entrega de declarações.
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O que acontece se não pagar Imposto de Renda de pessoa falecida?

Segundo a Receita Federal, é necessária a entrega da declaração de Imposto de Renda em nome do falecido enquanto o inventário não for concluído. Caso isso não seja feito, os herdeiros podem ser obrigados a arcar com juros e multa com o dinheiro do espólio.
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Pode se negativar nome de pessoa falecida?

A inscrição indevida do nome do consumidor, já falecido, nos cadastros restritivos dos órgãos de proteção ao crédito, gera ao seu espólio, dano moral in re ipsa.
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