QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.
A única restrição verdadeira à cremação é se houver morte violenta . Nesse caso, ela só poderá ser realizada se a família conseguir autorização judicial.
O judaísmo e o islamismo são religiões contrárias à prática da cremação porque sustentam que ela é uma agressão e uma ofensa ao corpo, obra criada por Deus. Historicamente, o cristianismo rejeitou a cremação porque acreditava que ela contrária à crença na ressurreição do corpo.
Cremação – Procedimento funerário reduzindo um corpo a cinzas por queima. “Para a possibilidade de realização de cremação de corpo, o cidadão que desejar ser cremado deverá, em vida, fazer uma declaração de sua vontade, com 3 (três) testemunhas, em cartório de Títulos e Documentos.
Primeiro ponto que vamos esclarecer é que a bíblia não contém trecho algum que seja contra a cremação. Há cristãos que, em algum momento, se posicionaram contra devido à crença de que tal iniciativa não reconhece que Jesus ressuscitou e nós também vamos ressuscitar após a morte.
Cremação é Pecado? Paulo Junior e Augustus Nicodemus
Por que crente não pode ser cremado?
Para os seguidores, ela é totalmente proibida. Eles acreditam que essa é uma despedida impura. A crença é que para completar o ciclo da vida, o corpo precisa retornar ao solo.
Novamente afirmamos que não há nenhum comando bíblico explícito contra cremação. Alguns crentes são contra a prática de cremação porque acham que tal ação não reconhece o fato de que um dia Deus vai ressuscitar nossos corpos e reuni-los com nossas alma / espírito (1 Coríntios 15:35-58; 1 Tessalonicenses 4:16).
No entanto, ao falecer e deixar expresso o desejo pela cremação, a dúvida que fica é se há algum tipo de restrição. O fato é que não há qualquer impedimento. A cremação é um processo extremamente inclusivo e pode alcançar a todos, inclusive quem faz uso de próteses e marca-passo.
Art. 77-A. A cremação de cadáver somente será feita daquele que houver manifestado a vontade de ser incinerado ou quando houver interesse da saúde pública.
A autorização para cremação é concedida pelo parente mais próximo, atuando sempre um na ausência do outro e na ordem sucessória (cônjuge, ascendentes, descendentes e irmãos maiores de idade), testemunhada por duas pessoas. Parentes de 2º grau não podem autorizar a cremação.
O processo de cremação moderno é composto pela incineração de um cadáver utilizando uma coluna de chamas, a uma temperatura de aproximadamente 1.000 graus Celsius, em um forno alimentado por gás natural ou óleo. Quando o processo é concluído, permanecem somente os ossos e as cinzas de cremação.
No Brasil, não há legislação específica sobre o que se pode ou não fazer com as cinzas de cremação. Portanto, jogar as cinzas no mar não é especificamente proibido. Coincidentemente, algumas instituições realizam serviços memoriais em que as cinzas são espalhadas no mar após serem entregues à família.
O calor seca o corpo, queimando a pele e o cabelo, contraindo e carbonizando os músculos, vaporizando os tecidos moles e calcificando os ossos, fazendo com que eles se desintegrem. Após estas etapas, o corpo é reduzido a restos de esqueletos, com alguns pedaços de ossos restantes.
O corpo é cremado com roupa, afinal ele é preparado para esse processo da mesma maneira que poderia ser enterrado. Utilizando roupas escolhidas por familiares e amigos que estão adotando esse processo.
Os hinduístas acreditam que o fogo funciona como purificador, ajudando o falecido a desapegar do material e partir para a nova dimensão. Na Índia, país de predominância hindu, quase 100% dos corpos são cremados. O judaísmo e islamismo são duas das religiões que mais se mostram contrárias à cremação.
Essa é uma dúvida muito comum das pessoas e a resposta é sim, após o corpo ser retirado da câmara fria ele é colocado junto com o caixão no forno cinerário para que a cremação possa ser realizada os únicos objetos que são retirados antes do corpo ser colocado no forno são metais, vidros e as alças do caixão, objetos ...
QUANDO NÃO PODE SER REALIZADA? Em casos onde o falecimento tenha ocorrido por morte violenta, ou seja, homicídio, suicídio, acidente de trânsito ou qualquer tipo de morte sob suspeita, a cremação de corpos é proibida judicialmente.
A cremação é pecado segundo a Bíblia? Não. Como comentamos acima, não há nenhum tipo de condenação à cremação na Bíblia. Tampouco a cremação é mencionada como pecado, seja no Antigo ou Novo Testamento.
Atualmente no Brasil o valor do procedimento varia bastante a depender da cidade ou crematório onde será realizada, contudo observa-se que o preço fica entre R$ 2.500 a R$ 10.000 para ser realizada. Em comparação com um funeral tradicional, a cremação pode ser consideravelmente mais barata.
Você sabia que em alguns casos é necessária uma autorização judicial para cremação? A matéria está disciplinada pela Lei de Registros Públicos (Lei n. 6.015 /73), a qual estabelece, em seu artigo 77, § 2º, que nos casos de morte violenta a cremação somente será feita com autorização judicial.
Estes incluem cinzas de carvão, cinzas volantes e cinzas de madeira. As cinzas de cremação, também conhecidas como restos de cremação, resultantes doprocesso de cremação, são os restos de um corpo humano ou de animal de estimação após serem cremados. Os resíduos são não aquosos e não gasosos após a combustão completa.
As cinzas pesam entre 1 a 3 kg, dependendo das dimensões e características do corpo cremado. Elas podem ser divididas entre os membros da família ou podem ser enterradas, despejadas no mar ou guardadas.
Chico Xavier – Já ouvimos Emmanuel a esse respeito, e ele diz que a cremação é legítima para todos aqueles que a desejem, desde que haja um período de pelo menos 72 horas* de expectação para a ocorrência, em qualquer forno crematório, o que poderá se verificar com o depósito dos despojos humanos em ambiente frio.
Atualmente, a Igreja Católica não põe qualquer objeção à cremação, mas dá preferência ao sepultamento. O que deve ser garantido é que a cremação não seja expressão de oposição à esperança na ressurreição. Contudo, a Igreja exorta que não se esparjam as cinzas dos católicos na natureza.
Houve um tempo que, de fato, a Igreja proibiu a cremação dos corpos. Isso ocorreu logo após a Revolução Francesa quando as pessoas, descrentes da vida eterna e da ressurreição dos mortos, incineravam os cadáveres para “provar” que não haveria jeito de Deus ressuscitar ninguém.