Pessoas agêneros podem identificar-se com o termo guarda-chuva não-binário, que abarca outras identidades que não são cisgêneras, ou como transgêneros, por não se identificar com o gênero que lhes foi designado ao nascimento.
Quando a identidade de gênero de uma pessoa corresponde ao seu sexo biológico, dizemos que essa pessoa é cisgênera. Quando, por outro lado, a pessoa se identifica com um gênero diverso daquele que lhe foi designado ao nascer, trata-se de pessoa transgênera ou, simplesmente, trans.
Pangênero, pangénero, onigênero ou omnigénero é um termo aplicável a pessoas dotadas de muitas ou de todas as identidades de gênero possíveis ou acessíveis, desconhecidas ou não, e que fazem parte de sua experiência de vida, cultura e condição natural.
Quais são os 3 principais tipos de identidade de gênero?
Cisgênero: é a pessoa que se identifica com o sexo biológico designado no momento de seu nascimento. Transgênero: é quem se identifica com um gênero diferente daquele atribuído no nascimento. Não-binário: é alguém que não se identifica completamente com o “gênero de nascença” nem com outro gênero.
O que significa ser pansexual? Uma pessoa pan sente atração por pessoas de qualquer identidade de gênero, ou sente atração que não é determinada por gênero.
Pessoas xenogênero são aquelas cujas identidades de gênero são definidas por ou podem ser comparadas com animais, plantas, sentimentos, sensações, estéticas, objetos, fenômenos da natureza ou outres coisas, fenômenos e/ou arquétipos que não são diretamente relacionades ao binário de gênero, aos seus derivados, às suas ...
O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram , o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres.
Maverique: Um gênero específico definido por autonomia e convicção, em relação a saber que este gênero não é homem, nem mulher, nem neutro, e nem qualquer identidade derivada destas.
Nesse contexto, ser não-binário é não se sentir pertencente ou recusar viver um dos dois gêneros. “É não caber em nenhum gênero, não ser homem ou mulher. “Você pode transitar entre esses dois pontos ou abandonar ambos de várias maneiras, como ser agênero”, explica Dandá.
Quando uma pessoa não se identifica com o seu gênero biológico?
Sexo diz respeito às características biológicas e anatômicas que a pessoa apresenta, associadas ao feminino ou masculino. Há pessoas que nascem com variação de caracteres sexuais que dificultam sua identificação biológica como totalmente feminino ou totalmente masculino e são classificadas como intersexo.
Agênero é uma identidade em que a pessoa não se identifica com os gêneros feminino e masculino ou se sente sem gênero. Ela é uma forma de identidade não-binária.
"Enby" , abreviação para não é binário em inglês também foi acrescentado, junto com "gender-affirming" , definido como um adjetivo que "valida ou confirma o gênero de uma pessoa" e "permite que uma pessoa, especialmente uma pessoa transgênero, viva de acordo com sua identidade de gênero".
O gênero fluido é a não identificação com um único papel de gênero ou identidade de gênero, fluindo entre vários. São também aquelas cujo gênero é insólito ou muda de tempos em tempos.
Neutrois ou neutre é uma identidade de gênero caracterizada pela neutralidade de gênero. O gênero neutro traduz-se, muitas vezes, como indiferença perante o gênero ou ainda a falta dele (nulidade), como na ageneridade.
Queer é uma palavra em inglês que significa “estranho”. O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.
SD13: Kink: significa fetiche, ou seja, simplesmente pessoas com fetiches não-convencionais. Essa definição implica que as pessoas que assim se identificam têm práticas sexuais tidas, socialmente, como não convencionais.
Pessoas intersexuais nascem com características sexuais — incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários –, que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.
A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.
Heterossexuais se atraem por pessoas do gênero oposto, homossexuais se atraem por pessoas do mesmo gênero, já aquelas pessoas que se interessam por indivíduos do mesmo ou de qualquer outro gênero são consideradas bissexuais. A assexualidade pode ser definida como a ausência de desejo sexual por qualquer gênero.
A identidade de gênero é a forma como uma pessoa se identifica internamente em termos de masculinidade, feminilidade, ou algo diferente. Ela não é necessariamente relacionada à orientação sexual, que está relacionada à atração sexual.