Uma TIR maior que a TMA indica a viabilidade de um projeto, TIR que se iguala aTMA, ficando sob decisão do investidor a decisão de realizá-lo e em último caso quando a TIR é inferior a TMA indicando a inviabilidade do investimento.
O que ocorre com o TIR quando a taxa de desconto TMA aumenta?
Com base na comparação TIR x TMA, se a primeira for maior do que a segunda, o investimento seria atrativo, já que ele renderia mais do que uma aplicação livre de risco. Por outro lado, se for igual à TMA, o investimento não seria bom e nem ruim, pois renderia a mesma coisa que uma taxa mínima livre de risco.
A TIR funciona como uma ferramenta para avaliar a viabilidade de um projeto de investimento, uma vez que ela indica a taxa mínima de retorno que um projeto deve gerar para ser considerado atrativo. Se a TIR for maior do que a taxa de desconto utilizada, o projeto é considerado viável.
Relação entre a TIR e a Taxa Mínima de Atratividade (TMA)
A TMA corresponde à porcentagem mínima que o investidor está disposto a receber, ou o máximo que alguém se propõe a pagar em determinado financiamento. Veja como funciona a sua relação com a TIR: Quando a TIR excede a TMA, isso significa que o projeto é viável.
Se tivermos que explicar a Taxa Interna de Retorno diremos que ela é usada para avaliar a atratividade de um projeto ou investimento. Assim, temos: Se a TIR de um projeto exceder a Taxa Mínima de Atratividade significa que o mesmo é viável.
O critério utilizado para a aceitação ou não de um investimento passa a ser: caso a TIR seja maior que a taxa de retorno desejada, o investimento é lucrativo. Caso contrário, o investimento é considerado inviável, e deve ser abandonado.
2 – Se a TIR for menor do que a TMA, significa que existem no mercado outras modalidades de investimento mais rentáveis. Logo, ele não compensará. 3 – Por fim, se a TIR for maior do que a TMA, quer dizer que o investimento é atrativo, pois a sua rentabilidade é maior do que a de uma aplicação livre de risco.
Pra calcular a TMA, você deve somar o custo de oportunidade, a inflação e um prêmio de risco adequado ao perfil do investimento. Por exemplo, se o custo de oportunidade é de 2%, a inflação de 3% e você deseja adicionar um prêmio de risco de 4%, a TMA seria de 9% (2% + 3% + 4%).
O método do VPL tem como premissa que as entradas de caixa ao longo do projeto sejam reinvestidas ao custo de capital da empresa, ao passo que o método da TIR tem como premissa o reinvestimento à própria TIR.
Uma forma de avaliar o TMA é calculando o VPL (Valor Presente Líquido) de um investimento e sua rentabilidade. Essa é uma fórmula financeira usada para encontrar o valor presente de uma série de pagamentos futuros descontando uma taxa de custo de capital estipulada, a TMA.
Uma TIR maior que a TMA indica a viabilidade de um projeto, TIR que se iguala aTMA, ficando sob decisão do investidor a decisão de realizá-lo e em último caso quando a TIR é inferior a TMA indicando a inviabilidade do investimento.
A análise da Taxa Interna de Retorno é feita através da comparação com a Taxa Mínima de Atratividade (TMA). Esta taxa serve como um indicador do percentual mínimo de retorno que um projeto deve proporcionar, para que ele seja considerado como vantajoso.
A TIR iguala o valor das entradas com os respectivos valores das saídas. Já o VPL zera o fluxo de caixa de um projeto ou investimento. Lembrando que quanto maior for o VPL, maior será a viabilidade de investimento. A taxa de juros a ser escolhida é o fator limitante entre os dois.
A taxa mínima de atratividade (TMA) é um indicador que revela o valor mínimo que se espera obter em relação a um investimento. Geralmente, calcula-se com base em um período específico, como mês ou ano.
Qual é o objetivo da taxa mínima de atratividade TMA?
Basicamente, a taxa mínima de atratividade (TMA) é a taxa que representa o mínimo que um investimento deve remunerar para que seja considerado viável economicamente.
Uma TIR negativa é um indicativo de um fluxo de caixa mais complexo, o que pode tornar esta métrica menos útil. Uma empresa deve sempre estar atenta as características do fluxo de caixa analisado no momento de utilizar este indicador.
Logo, como pontuei nas relações, uma vez que a TIR é maior que a TMA (que era de 10%), esse projeto faria sentido. A ideia de a TIR zerar o VPL é justamente isso. É a taxa que faz com que todas as saídas sejam equivalentes às entradas de recursos, sempre trazidas a valor presente.
TIR Positiva. A TIRM é a taxa de descontos na qual o valor presente do custo de um projeto é igual ao valor presente de seu valor terminal, em que o valor terminal é encontrado como a soma dos valores futuros das entradas de caixa, compostas ao custo de capital da empresa.
Um VPL positivo indica condições favoráveis para o negócio, com receitas superando as despesas, e com rentabilidade superior à mínima para tornar esse investimento uma opção atrativa. Já um VPL negativo significa que as despesas foram maiores que as receitas, ou seja, não é um negócio viável.
Para muitos especialistas, a melhor e mais apropriada TMA é a taxa do custo de capital. Sabemos que as empresas podem se financiar através de capital de terceiros, capital próprio e de reinvestimento de lucro.
Veja a seguinte fórmula: VPL = FC0 + FC1/ (1 + TMA)¹+ FC2/(1+ TMA)²+….. +Fcn/(1+TMA). À primeira vista, é um pouco complicado, mas você pode usar calculadoras financeiras, Excel e existem também aplicativos para você calcular o VPL.
A TIR representa a rentabilidade de um projeto de investimento, comparada a um investimento no mercado financeiro. O Payback mede quanto tempo um projeto levará para gerar os retornos ou lucros que paguem o investimento inicial.
A TIR permite analisar a viabilidade dos projetos financeiros a partir da estimativa inicial e de retorno; O cálculo da TIR indica se o investimento vai ou não valorizar seu dinheiro; Quanto maior for percentual da TIR, mais indicado é o investimento.
A TIR é calculada para um VPL que seja igual a zero, onde a análise do investimento para valores atuais não apresenta lucro nem prejuízo. Com esta fórmula obtemos cada um dos fluxos de caixa atualizado, para todos os períodos, com o investimento inicial e saídas de dinheiro a valores negativos.
Embora a TIR seja uma ferramenta útil e que ofereça uma análise interessante, ela tem suas limitações. A principal delas é a exigência de conhecer os fluxos de caixa. Então o cálculo pode não ser possível se você não tiver uma ideia antecipada sobre o fluxo de pagamento do investimento.