Uma das principais causas da urina espumosa é a presença de proteínas na urina. O excesso de proteínas pode ocorrer após a prática intensa de exercício físico, ingestão excessiva de suplementos de proteína ou pode ser indicativo de problemas nos rins, pressão alta não tratada e diabetes, por exemplo.
É comum que a urina forme alguma quantidade de espuma ao entrar em contato com água do vaso sanitário. Porém, se você notar que a sua urina tem se tornado mais espumosa que o habitual, isso pode ser um sinal de doença nos rins.
Tratamento. Beber líquidos claros e tomar medicação oral pode tratar as causas da urina espumosa. Os tratamentos para urina espumosa dependem da causa subjacente. Se uma pessoa estiver desidratada, deve beber líquidos mais claros, até que a urina esteja amarela pálida ou quase transparente.
A azitromicina é um antibiótico e, em alguns casos, pode causar efeitos colaterais, como distúrbios gastrointestinais. Urinar com espuma pode ser um sintoma de várias condições médicas, incluindo problemas renais.
O limite superior da excreção normal de proteínas urinárias é considerado como sendo de 150 mg/dia, que podem ser dosados em uma coleta de urina de 24 horas ou em uma relação aleatória de proteína urinária/creatinina (valores > 0,3 são anormais); para albumina, a excreção é de aproximadamente 30 mg/dia.
Quais os primeiros sintomas de problemas nos rins?
Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.
Quais doenças geram o aumento de proteínas na urina?
A perda excessiva de proteínas pela urina recebe o nome de proteinúria e pode ser causada por diversas doenças, entre as quais, diabetes mellitus, glomerulopatias, lúpus eritematoso sistêmico, sífilis e hepatites virais.
O que fazer para diminuir a perda de proteína na urina?
Diuréticos podem ser adicionados para controlar o edema associado à proteinúria. Em alguns casos, também existe outro medicamento, genericamente chamado de glifozina que também auxilia na redução da proteinúria e preserva a função do rim.
Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica diminuição da água no organismo.
A proteinúria é a eliminação excessiva de proteína (principalmente albumina) pelos rins. Nesse caso, geralmente, a urina fica espumosa e/ou com sedimentos. Quando isolada, sua presença não indica problemas de saúde.
Quantas vezes é normal ir ao banheiro urinar por dia?
Um adulto costuma urinar de 4 a 6 vezes em um período de 24 horas, sendo considerado normal acordar no máximo uma vez durante o sono para ir ao banheiro. Se sua frequência urinária for muito maior que isso, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.
Quando há presença de glicose na urina, isso pode indicar problemas de saúde, como diabetes, alterações no pâncreas e Síndrome de Cushing. Também conhecida como glicosúria, essa condição é identificada por meio do exame de urina, quando os níveis de glicose atingem de 180 a 200mg/dl.
O que fazer: Uma boa forma de descobrir se a espuma se formou pelo fluxo de urina muito rápido ou forte, é deixar o xixi no vaso por alguns minutos antes de dar descarga. Caso a espuma desapareça depois de alguns minutos, não é necessário qualquer tipo de tratamento.
Quais as causas de espuma na urina? Uma das causas mais comuns de espuma na urina é a presença de proteínas. A proteína na urina (proteinúria) pode ser um sinal de danos nos rins. Possíveis causas de proteinúria incluem infecções do trato urinário, por exemplo.
Qual é a cor da urina quando está com infecção urinária?
Por exemplo, algumas infecções no trato urinário podem mudar a cor da urina para branco leitoso. Às vezes, os cálculos renais, alguns cânceres e outras doenças podem mudar a cor da urina para vermelho devido ao sangue.
Uma urina com excesso de espuma pode se sinal de doença renal. Já uma urina “leitosa” pode significar a presença de pus. Por fim, urina com odor forte pode indicar cálculo renal. Cólica, pele seca e pálida também podem ser sintomas de que os rins não estão bem.
Alterações na cor ou a presença de espuma na urina podem sugerir a perda de nutrientes e a existência de problemas de saúde específicos. Segundo a nefrologista Tamara Cunha, uma urina saudável deve ser clara, sem espuma e sem sedimento no fundo do vaso sanitário.
Qual a cor da urina quando o rim está com problema?
A cor normal da urina é amarela clara”, afirma. Ainda segundo Ângela Santos, “apresentar urina com cor rosada ou avermelhada, com presença frequente de espuma ou turva pode indicar problemas renais e urinários, do mesmo modo que a urina transparente.
Presença de proteínas: por problemas renais, hipertensão descontrolada ou diabetes. Infecção urinária: a espuma pode ocorrer quando as bactérias entram na bexiga. Presença de sêmen na urina: esse quadro surge quando um pouco de sêmen entra na uretra devido a uma prostatite ou ejaculação retrógrada.
Sendo assim, a presença de proteína na urina, acima de uma determinada quantidade, não é um quadro considerado como normal, pois geralmente esse nutriente não é e nem deve ser eliminado por esse meio.
O chá verde tem ação positiva na nefropatia que o diabetes causa. A nefropatia diabética leva à perda de proteína pela urina e reduz a função dos rins e pode levar à paralisação do órgão.
Quais alimentos que ajudam a baixar a proteína na urina?
berries – cranberry, mirtilo, morango, framboesa e amora têm propriedades antioxidantes e previnem infecções urinárias, bem como a formação de cristais; melancia – por conter bastante água, auxilia na hidratação e, consequentemente, na remoção de resíduos por meio da urina.
Em alguns casos, pode ser necessário usar medicamentos, como inibidores da ECA (enzima conversora da angiotensina) e bloqueadores dos receptores de angiotensina II.
Amostra isolada: Em amostra isolada os resultados devem ser expressos em proteinúria por creatininúria, sendo considerados normais valores abaixo de 200mg de proteína/grama de creatinina. Volume urinário de 24 horas: Em adultos sao considerados normais valores abaixo de 30mg.