Quando não se deve usar vírgula?
Quando NÃO usar a vírgula:1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).
Quando o uso da vírgula é inadequado?
Feita essa recapitulação, pode-se afirmar que não é recomendável colocar vírgula entre os termos essenciais e os integrantes, principalmente se esses estiverem em ordem direta, ou seja, seguirem a estrutura sintática padrão da língua portuguesa, que se pauta, entre outros arranjos, na sequência SVO (sujeito + verbo + ...O que é vírgula proibida?
Caso o Objeto Direto ou o Objeto Indireto apareçam deslocados, a vírgula é facultativa; Se a frase apresentar um predicativo do sujeito, com verbo de ligação, a vírgula é proibida. Se a frase contar com predicativo do sujeito localizado antes do verbo, a vírgula será obrigatória.Qual a regra para usar vírgula?
A principal regra para uso de vírgula é não separar elementos que têm relação sintática. Não separe: O sujeito do verbo, por mais longo que seja o sujeito.VÍRGULA: USO PROIBIDO - APRENDA EM 8 MINUTOS! - Profa. Pamba
Como não errar o uso da vírgula?
Como usar a Vírgula com 4 regras simples
- Use a vírgula para separar elementos que você poderia listar. Veja esta frase: ...
- Use a vírgula para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Use a vírgula para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. ...
- Use a vírgula para separar orações independentes.
Como saber se tem vírgula ou não?
Usos da vírgula
- Para separar elementos que podem ser listados.
- Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
- Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
- Para separar orações independentes.
Como saber se a vírgula está no lugar certo?
Coloque a vírgula no lugar certo
- Para separar elementos que exercem a mesma função sintática: Mateus, Marcos, Lucas e João eram apóstolos de Cristo.
- Marcar inversões na ordem direta: Quando saímos, começou a chover.
- Isolar o vocativo: Menino, por favor, chame sua mãe!
Quando a vírgula é opcional?
A vírgula é opcional depois de adjunto adverbial deslocado que tenha até três palavras. Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.Quando usar vírgula depois do e?
2) A vírgula também pode aparecer antes do “e” em situações como estas, em que a conjunção se repete: E ele canta, e dança, e toca. 3) Vírgula depois do “e”: deve ser usada se houver intercalação entre o “e” e o elemento ligado por ele.Como saber se o texto precisa de vírgula?
8 dicas para usar vírgula e não errar mais
- 1 – Para criar pausas no texto. ...
- 2 – Para separar duas frases. ...
- 3 – Para destacar modo, lugar ou tempo. ...
- 5 – Para explicar algo no meio de uma oração. ...
- 6 – Para adicionar um vocativo. ...
- 7 – Para evitar redundância na frase. ...
- 8 – Para dar consequência à ação da frase.
Quando a vírgula é obrigatória?
A vírgula antes da conjunção e só deve ser usada se dois requisitos estiverem presentes: a conjunção e deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode deixar a leitura ambígua.Tem vírgula depois de amanhã?
Adjuntos adverbiais fora da posição padrãoOs adjuntos adverbiais podem aparecer em vários lugares dentro de uma oração. Caso seja fora da posição padrão isso deve ser indicado pelo uso de vírgula, mesmo que trate-se apenas de um adjunto adverbial. Por exemplo: Amanhã, Jorge correrá uma maratona.
Pode ter vírgula antes do não?
Vejamos: no que diz respeito à primeira frase sugerida, não poderá ser usada vírgula antes do marcador de negação não, pois, neste caso, apesar da inversão verificada, a negação continua a ter «escopo sobre o predicado» «comprou frutas» (Maria Helena Mira Mateus, Gramática da Língua Portuguesa, 2003, p. 771).Estou bem e você vírgula?
Sim (eu estou bem), e você (está bem)? - vírgula para marcar duas orações com sujeitos diferentes.Tem vírgula antes de bem como?
Vírgula antes – A vírgula inicial pode ser indispensável se houver ambiguidade. Suponhamos a expressão sem nenhuma vírgula: `O João levantou-se cedo bem como o irmão´. Esta expressão pode ter duas interpretações: Primeira: `o João e o irmão levantaram-se os dois cedo´.Quando a vírgula é proibida?
Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separam por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.Quando não usar vírgula?
Ela representa uma pequena pausa na fala. Também ajuda a deixar o texto mais bem organizado, separando informações. A vírgula não pode ser usada para separar sujeito e verbo ou verbo e complemento.Qual a regra da vírgula?
A vírgula é usada para separar orações independentes quando estão conectadas por uma conjunção coordenativa (como "e", "ou", "mas", "porque", etc.). Por exemplo: "Eu gosto de estudar, e ela prefere ler."Como não errar vírgula?
15 dicas para usar a vírgula corretamente
- Separa os elementos mencionados numa relação. ...
- Isola o aposto. ...
- Isola o vocativo. ...
- Isola o adjunto adverbial antecipado. ...
- Isola elementos repetidos. ...
- Separa, nas datas, o nome do lugar. ...
- Isola as orações coordenadas, à exceção das introduzidas pela conjunção e. ...
- Isola orações intercaladas.