Já sabemos que a viscosidade aumenta quando abaixamos a temperatura e que a viscosidade cai quando a temperatura aumenta. Ou seja, na partida do motor, óleo frio, viscosidade alta; e, motor funcionando, alta temperatura, viscosidade baixa.
Quanto maior a viscosidade de um líquido (ou de uma solução) mais difícil o líquido flui e diz ser ele “viscoso”. A viscosidade é uma propriedade inerente do líquido devido à sua relação profunda com as forças intermoleculares.
– Viscosidade: será classificada como normal quando gotas são formadas. No caso de viscosidade anormal verifica-se um filamento de mais de dois centímetros. A viscosidade aumentada pode estar relacionada com disfunção prostática por inflamação crônica ou com disfunção de vesículas seminais.
A viscosidade de um fluido pode ser afetada por fatores como temperatura e pressão. Geralmente, a viscosidade diminui à medida que a temperatura aumenta. Por exemplo, o mel se torna menos viscoso e flui mais facilmente quando aquecido.
A viscosidade pode ser afetada por uma série de fatores, incluindo o tamanho e a forma das moléculas, as interações entre elas, e a temperatura. Em geral, os fluidos com moléculas maiores, mais complexas, terão viscosidades mais altas, já que moléculas tendem a se enredar umas com as outras, impedindo seu movimento.
A viscosidade de um óleo pode aumentar por várias razões, tais como a polimerização, a oxidação, a perda por evaporação dos produtos de pequeno corte, e a formação de materiais insolúveis de carbono e óxido.
A regra da viscosidade é simples: quanto mais viscoso, mais grosso e maior a dificuldade do liquido ao escorrimento, e quanto menos viscoso, mais fluido é fino, mais rápido e fácil será o seu escoamento.
Um óleo de viscosidade alta teria maior resistência para fluir, portanto demoraria mais tempo para circular dentro do motor. Também aumentaria o consumo de combustível, já que exige mais energia para fazer circular o óleo. A película ou filme lubrificante seria maior, gerando maior proteção.
Nesse contexto, os fluidos (líquidos e gases) mais viscosos também seriam os mais densos, como se houvesse uma relação de proporcionalida- de entre essas duas propriedades. Na prática, fluidos com viscosidades diferentes podem apresentar densidades tanto similares quanto diferentes.
A viscosidade é uma característica de análise macroscópica do sêmen. A viscosidade aumentada pode ser uma alteração sem necessidade de tratamento, ou indício de inflamação na próstata ou disfunção nas vesículas seminais. É necessário passar por consulta médica.
Com o aumento da temperatura, a energia cinética média das moléculas se torna maior e consequentemente o intervalo de tempo médio no qual as moléculas passam próximas umas das outras torna-se menor. Assim, as forças intermoleculares se tornam menos efetivas e a viscosidade diminui com o aumento da temperatura.
A viscosidade baixa é uma propriedade importante em muitas aplicações industriais. Ela permite que os fluidos fluam mais facilmente, reduzindo o desgaste, melhorando a eficiência e garantindo a qualidade dos produtos.
Com o aumento da temperatura, aumenta a energia cinética média das moléculas, diminui (em média) o intervalo de tempo que as moléculas passam umas junto das outras, menos efetivas se tornam as forças intermoleculares e menor a viscosidade.
O aumento da temperatura em um líquido diminui a viscosidade porque dá às moléculas energia suficiente para superar a atração intermolecular. O efeito da temperatura na viscosidade é o oposto para os gases. À medida que a temperatura do gás aumenta, a viscosidade aumenta.
Existem várias maneiras de medir a viscosidade, mas o método mais comum envolve o uso de um viscosímetro. Este dispositivo mede o tempo que leva para um fluido escoar sob a influência da gravidade.
A viscosidade é uma medida da resistência de um fluido a fluir devido à sua composição molecular. Essa composição molecular cria uma fricção interna que resiste à deformação gradual quando uma tensão de cisalhamento ou tração é aplicada, ou seja, quando um fluido entra em contato com superfícies sólidas.
O fluido em um tubo sofre forças de atrito. Existe atrito com as paredes do tubo, e com o próprio fluido, convertendo parte da energia cinética em calor. As forças de atrito que impedem as diferentes camadas do fluido de escorregar entre si são chamadas de viscosidade.
Então regra de aumentar a viscosidade quando o motor já está muito rodado só vale se o consumo de óleo estiver muito além do razoável do previsto no manual do proprietário.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
A viscosidade do óleo representa a fluidez que o óleo apresenta sob determinada temperatura. Nesse sentido, os mais viscosos são mais grossos, enquanto os menos viscosos são mais fluidos.
Qual a diferença entre o óleo 20W50 e 15W40? Os dois óleos são feitos para representarem a viscosidade em altas e baixas temperaturas. Portanto, o óleo 20w50 é mais espesso quando está em altas temperaturas, quando comparado ao 15w40.
Viscosidade é a resistência que o líquido tem para fluir, ou seja, a velocidade em que o óleo circula dentro do motor. Sendo assim, quanto maior a viscosidade, maior a resistência e mais tempo para fluir.