Em 2001, um gânglio inchado e ligeiramente dolorido, chamou a atenção do seu ginecologista, que deu início a uma série de exames. Até que, em julho do mesmo ano, o gânglio foi extraído. Uma semana depois, o resultado da biópsia confirmou a suspeita dos médicos: era câncer.
Nesta segunda-feira(08), celebramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Ana Maria Braga é uma vencedora quando o assunto é câncer. Isso porque a apresentadora já venceu a doença quatro vezes, na pele, ânus, pulmão e, novamente, no pulmão com metástase no crânio.
A apresentadora paulista Ana Maria Braga, de 75 anos, falou abertamente, neste domingo (31), sobre o câncer que teve por causa do HPV, vírus que é transmitido principalmente por via sexual. “Eu tive câncer de ânus.
'Carcinoma' era o que estava escrito naquela folha, a princípio, intrigante. Mas eu não sabia o que era um carcinoma”, descreve no livro, com franqueza. Depois de jogar a palavra carcinoma no Google, Ana começou a se dar conta do que estava acontecendo.
"Eu adoro viver", diz Ana Maria Braga sobre tratamento contra o câncer
Qual o câncer de Fátima Bernardes?
Hoje, dois anos depois e à frente do The Voice Brasil, Fátima só tem a agradecer a cura da doença: "Há dois anos, exatamente no dia 2 de dezembro, eu saí do palco do #encontro para o consultório da minha médica onde recebi o diagnóstico mais difícil da vida: um câncer de endométrio.
Quais os tipos de câncer que Ana Maria Braga já teve?
No começo dos anos 2000, a apresentadora enfrentou um câncer de ânus em decorrência do HPV; especialista aponta outros tumores que podem surgir por causa do vírus. No último domingo, 31, a apresentadora Ana Maria Braga relembrou no Fantástico que, no início dos anos 2000, foi diagnosticada com câncer de ânus.
No domingo (25), cantora contou que o câncer voltou em quatro locais diferentes do corpo. A cantora Preta Gil contou neste domingo (25) que o "câncer voltou" em quatro locais diferentes do corpo: dois linfonodos, uma metástase que fica no peritônio e uma lesão no ureter.
Como as lesões pré-cancerosas causadas pelo HPV levam muitos anos para se desenvolver, a triagem é recomendada para todas as mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Esse rastreio é feito com o exame preventivo do colo do útero e com a pesquisa do vírus HPV no colo do útero.
É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que se localiza no fundo da vagina. Essas alterações são chamadas de lesões precursoras, são totalmente curáveis na maioria das vezes e, se não tratadas, podem, após muitos anos, se transformar em câncer.
Ana Maria começou o tratamento contra o cân- cer no dia 26 de julho, que durou quase seis meses. Foram quatro ciclos, dois de quimioterapia e mais dois de quimio e radioterapia combinadas.
Recentemente, o ator Edson Celulari foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, um tipo de câncer. Esta doença acomete o sistema linfático, uma parte do sistema imunológico, importante para a defesa do organismo.
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com patamares diferenciados entre as regiões (Figura 1). A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, foi 11,71 óbitos/100.000 mulheres, em 2021.
Preta Gil descobriu a doença no início de 2023, após passar mal em sua casa no Rio de Janeiro. Após um episódio de sangramento, vômito e desmaio, foi levada à Clínica São Vicente por sua cozinheira e pelo então marido, Rodrigo Godoy, onde recebeu o diagnóstico de adenocarcinoma, um tipo de câncer maligno no reto.
A cantora Simony é uma das integrantes do júri do Shadow Brasil Gospel, competição do Programa Raul Gil, deste sábado, 11. Nas gravações, a cantora se emocionou ao falar do seu tratamento contra o câncer de intestino.
A atriz e filha de Gilberto Gil diz que se culpou bastante por ter tido um diagnóstico nesta região, especialmente por causa do seu peso, que sempre foi debatido publicamente. Hoje, ela encara a situação de uma forma melhor. "Eu tinha uma culpa muito grande no meu câncer, porque era no meu intestino.
Em agosto desde ano, Preta retomou o tratamento contra o câncer após descobrir que ele voltou em quatro lugares de seu corpo. As quimioterapias estão sendo realizadas em São Paulo, onde ela deve ficar pelas próximas duas semanas.
A metástase acontece quando as células do câncer se desprendem do tumor principal, entram na circulação sanguínea ou linfática e, por meio dela, se disseminam e se alojam em outras partes do corpo, como tecidos e órgãos distantes do local onde a primeira lesão se iniciou, formando novos tumores.
Fui tratada com uma cirurgia e o outro com radioterapia", relembrou Ana. "Mas, em janeiro de 2020, a tomografia apresentou um quadro mais grave, pois. É um depoimento que eu nunca dei, mas também nunca escondi nada de ninguém", afirmou.