Fezes em fita e fezes finasFezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem ser várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).
Fezes finas é o principal sinal de câncer de cólon
A presença de sangue nas fezes também é um indicativo. “Por vezes, pode se apresentar como uma coloração mais escura ou se apresentar como sangue vermelho vivo em gotas ou sangue em volta das fezes”, explica Viebig.
Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.
Fezes em forma de fita ou de segmento fino e longo podem indicar estreitamento ou mal funcionamento da parte final do intestino. As causas podem ser várias, de síndrome do intestino irritável até tumores (principalmente se houver sangramento nas fezes).
As fezes que são formadas, mas estão amassadas ou afiladas indicam que houve uma dificuldade de passagem do bolo fecal na parte final do intestino. Isso é sinal de estreitamentos benignos ou malignos nos 40 cm finais do cólon, reto e ânus.
Banana. Com os episódios de diarreia, alguns nutrientes como magnésio e potássio são rapidamente perdidos. E, aqui, a banana é uma excelente aliada para repor esses componentes. Além disso, por ser rica em amidos – substância que pode absorver água do intestino -, essa fruta ajuda a deixar as fezes mais sólidas.
Qual o tipo de fezes que pode está com câncer de intestino?
Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.
Elas são alongadas e lisas, lembrando o formato de uma salsicha ou de uma cobra. É um formato normal para quem defeca uma vez por dia. Em geral, têm diâmetro de 1 a 2 cm, e a evacuação ocorre sem esforço. Considerada como fezes ideais, mostra um intestino saudável e uma dieta e hidratação adequadas.
Esse estreitamento das fezes também pode ser um sintoma da síndrome do intestino irritável (SII), um distúrbio crônico que leva a dor abdominal, inchaço, diarreia e constipação. Ou ainda de diverticulite, uma inflamação de bolsas que se desenvolvem nas paredes do intestino.
“Uma das razões mais comuns pelas quais as mulheres jovens começam a defecar muito é o aumento na ingestão de fibras”, relata o gastroenterologista Rudy Bedford.
Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.
A obstrução do intestino é um bloqueio que interrompe completamente ou compromete gravemente a passagem de alimentos, líquido, secreções digestivas e gás pelo intestino. As causas mais comuns em adultos são a formação de tecido cicatricial resultante de cirurgia abdominal prévia, hérnias e tumores.
Quais são os primeiros sinais de câncer no intestino?
dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.
Como são as fezes de quem tem síndrome do intestino irritável?
Como regra, a dor ou desconforto abdominal devem estar associados a dois dos três seguintes sintomas: começarem com movimentos intestinais que ocorrem mais ou menos frequentemente do que o habitual; começarem com a presença de fezes menos consistentes e mais aquosas ou, pelo contrário, fezes mais duras do que o ...
Olá. Sim, devemos excluir câncer, mas pode ser ocasionada por constipação, doença inflamatória intestinal, síndrome do cólon irritável, infecções (diarréia infecciosa, parasitose...), aderências e cicatrizes por cirurgias abdominais prévias, até grande miomatose uterina comprimindo o reto por exemplo.
A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.
Quem tem câncer no intestino evacua todos os dias?
Existem casos de pacientes que evacuam uma vez a cada 23 dias. O contrário também pode ser sintoma de câncer de intestino: a pessoa que uma vez ao dia começa a ir 23 vezes evacuando menos, quantidade em cada uma das vezes, isso pode ser um sinal também de um câncer de intestino.
Quando o cocô afunda, quer dizer que o peso dele é mais denso do que a água. Já a excreção que flutua, menos densa do que a água, pode estar cheia de gordura, podendo indicar uma doença grave. As fezes ainda podem boiar pelo excesso de gás, presente em alimentos com fibras.
Priorizar alimentos ricos em fibras, como frutas, folhas, nozes, sementes, legumes e produtos integrais, não apenas aumenta a ingestão de fibras, como também pode prevenir a constipação, tornando as fezes mais volumosas, macias e fáceis de eliminar.
É normal evacuar fezes finas, com diarréia, quem tem hemorróida? A hemorroida não costuma causar essas alterações, é muito importante descartar outras patologias, inclusive tumor anal e outras doenças que causam estreitamento anal.
Fezes afiladas normalmente são causadas por alterações no reto ou no ânus, que são acessíveis durante a consulta médica. As queixas estão vagas. Sugiro procurar Coloproctologista o mais rápido possível. Alterações na frequência, afilamento e consistência das fezes devem ser investigadas por um especialista.
O formato das fezes no vaso sanitário pode revelar muitas informações sobre a saúde, o funcionamento do sistema digestivo e a alimentação. Uma alimentação desequilibrada e até mesmo uma infecção parasitária podem ser detectadas pela simples observação das fezes.