Quando começa a colheita da maçã em São Joaquim, Santa Catarina?
Um dos principais polos produtores de maçã do Brasil, São Joaquim (SC) recebe neste sábado (24/2), o evento de abertura que oficializa a safra nacional da fruta para o ciclo 2023/2024.
Os pomares brasileiros produzem a cada safra, em média, pouco mais de 1,1 milhão de toneladas. Este ano deverá fechar em 670 mil toneladas. Esse é um dos motivos que fizeram os preços baterem recordes nos supermercados, com produto chegando até a R$ 12 reais, o quilo mesmo em Palmas, maior produtor estadual.
A colheita varia conforme a região, começando entre dezembro e se estendendo até maio. As maçãs são armazenadas em câmaras frias para prolongar sua vida útil, permitindo sua disponibilidade durante todo o ano.
Início de safra de maçã - HF Brasil. A colheita da maçã fuji deve ter início em março nas principais regiões produtoras acompanhadas pelo Cepea. Em Vacaria (RS) e Fraiburgo (SC), a colheita deve começar no final de março.
No Brasil, a safra da maçã inicia-se no final de dezembro, nas regiões mais quentes, com a colheita das cultivares de baixo requerimento de frio; e se estende até o início de maio, nas regiões mais frias, com a colheita das cultivares de alto requerimento de frio.
Qual o município maior produtor de maçã do Brasil?
O Município de São Joaquim na Região Serrana de Santa Catarina é o maior exportador da fruta e garante na maçã 70% da economia local. No ano passado, nos pomares das cooperativas de São Joaquim, foram colhidas 35 mil toneladas da maçã.
O outono é o período do ano com o clima mais ameno, similar à primavera, marcado por dias quentes e noites com temperaturas mais baixas. As frutas da estação outono são as seguintes: mamão, abacate, caqui, figo, kiwi, laranja, maçã, limão, banana, pera, graviola, uva e manga.
Os três estados do Sul produzem maçã, sendo o destaque para Santa Catarina, responsável por cerca de 52% da produção nacional. O estado do Rio Grande do Sul é o segundo maior pólo de maçãs, com cerca de 45%. Já o Paraná concentra em torno de 3% do cultivo de maçãs no Brasil.
R: Dependendo da variedade e das condições, uma muda de maçã pode levar de 3 a 6 anos, quando enxertada, e de 7 a 10 anos, quando cultivada a partir de sementes, para começar a produzir frutos.
No que diz respeito à adubação, é recomendado utilizar um adubo balanceado, rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio. Um exemplo de adubo adequado para a Maçã Eva é o adubo NPK 10-10-10, que pode ser aplicado no início da primavera e no início do outono.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Produtores de Maçã – ABPM, Fraiburgo é responsável por pouco mais de 30% da produção da fruta no Estado de Santa Catarina e representa 16% da produção nacional. Fato este que intitulou a cidade de “Terra da Maçã”.
Em 2024, a Festa Nacional da Maçã ocorre de 6 a 8 de setembro e tem em sua programação, como de costume, shows nacionais, regionais, exposições, gastronomia e artesanato.
A cidade de São Joaquim é conhecida como a capital nacional da maçã, cultura que movimenta mais de 50% da economia local. De acordo com a Cooperativa, o Brasil tornou-se um grande produtor de maçãs desde a metade dos anos 70. Os principais estados produtores são Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.
O Plenário do Senado aprovou por unanimidade o projeto (PLC 49/2017) que concede à cidade de São Joaquim (SC) o título de capital nacional da maçã. O município emprega 1,8 mil agricultores na produção da fruta, que é a terceira mais consumida pelos brasileiros.
Os principais Estados produtores são todos do Sul do Brasil. Santa Catarina lidera com 52,6%, seguida de perto pelo Rio Grande do Sul com 44,8% e em terceiro o Paraná com 2,6%. Este quadro foi alterado na safra 2019, sendo que o Rio Grande do Sul passou a ser o primeiro produtor nacional da fruta.
439) Qual é o consumo per capita de maçã nos maiores produtores mundiais? O consumo per capita da China, em 2007, foi de 20,21 kg, dos Estados Unidos, 12,25 kg, da Polônia, 19,31 kg, do Irã, 36,46 kg, e da Turquia, 33,60 kg.
Se tem uma fruta que encontramos por aí, o ano todo e em todo o lugar, é a banana. As plantas da bananeira se renovam constantemente e geram frutos ao longo do ano inteiro.
Os frutos da maçã gala são colhidos nos meses de janeiro e fevereiro; e da fuji, nos meses de abril e maio, sendo uma fruta de sabor doce e muito suculenta.