Publicado em 18/06/2024 15h09 . Última modificação 19/06/2024 14h46 . No Hemisfério Sul, o inverno começa no dia 20 de junho de 2024, às 17h51, e termina no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília).
Julho será o mês mais frio do ano. Ainda assim, os especialistas enfatizam que, apesar dos eventos pontuais, as temperaturas vão seguir acima do normal ao longo de toda estação.
A chegada de uma forte frente fria neste final de semana, o último de junho de 2024, promete provocar uma queda brusca da temperatura em várias Regiões do Brasil, especialmente na Região Sul.
, julho representa o mês mais frio do ano, quando a média mensal da temperatura mínima é de 15 ºC, enquanto o trimestre consecutivo mais frio é junho-julho-agosto.
Março de 2024 foi o mês mais chuvoso da Terra desde o início dos registros! Quais as causas? Confira a previsão de mais localidades que podem lhe interessar.
Quando começa o INVERNO 2024 | Quando inicia o inverno 2024
Como vai ser julho de 2024?
Para julho de 2024, a previsão da Climatempo é que chova até um pouco menos do que o normal. Isto quer dizer que muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte vão passar o mês sem ver chuva.
Próximos meses vão ter temperaturas baixas e pouca chuva
O Sudeste deve ter um prolongamento do tempo seco durante todo o inverno, clima característico da estação. As projeções de chuva indicam que o acumulado de precipitação durante o período não deve passar de 100 milímetros na maior parte dos estados.
Em 2024, o inverno termina em 22 de setembro, e a primavera começa no mesmo dia, às 9h44, no horário de Brasília. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Assim como as demais estações, a primavera permanece em vigor por 90 dias, encerrando seu ciclo em 21 de dezembro de 2024.
Nesta época do ano, ainda é comum a entrada de massas de ar frio, especialmente em agosto e setembro, o que causa queda significativa da temperatura, favorecendo a formação de geada.
O inverno 2024 começa hoje, 20 de junho, às 17h51, no Brasil. A estação do ano segue até as 9h44 do dia 22 de setembro, quando inicia a primavera. Vale lembrar que o inverno somente tem início hoje no hemisfério sul.
Nesta quinta-feira (20/06), o sol nasce às 07h04 e se põe às 17h28. Entenda o motivo. O início da estação mais fria do ano não é o único destaque desta quinta-feira (20/6). Hoje também será o dia mais curto de 2024, e a noite, a mais longa, com o sol nascendo às 07h04 e se pondo às 17h28, no horário de Brasília.
A tendência inverno 2024 traz de volta as peças de moletom, casacos puffer e blazers. A sobreposição de peças também estará em alta. Isso pode envolver o uso de várias camadas de roupas, como camisas sob suéteres, coletes sobre casacos e lenços volumosos. Dessa forma é possível criar looks dinâmicos e dimensionais.
Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, explica que, de maneira geral, o inverno de 2024 terá temperaturas acima da média, com destaque especialmente para o final da estação, entre agosto e a primeira quinzena de setembro, período que pode registrar inclusive novas ondas de calor.
As previsões indicam que La Niña pode começar a se desenvolver entre setembro e novembro de 2024, com uma chance de 74% de continuar durante o inverno do Hemisfério Norte (de novembro de 2024 a janeiro de 2025). No Brasil, as mudanças climáticas podem começar a ser observadas a partir do fim deste ano.
A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
Julho começou com uma grande frente fria, que trouxe chuva e temperaturas baixas, com a passagem de uma forte massa de ar frio pelo centro-sul do país. Mas a Climatologia mostra que julho é um mês de secura no país, de pouca ou nenhuma chuva.
A capital enfrenta a primeira onda de frio do inverno de 2024. A Defesa Civil Municipal já decretou estado de alerta em toda a cidade, desde às 10h30 desta sexta-feira, 28. As temperaturas devem continuar baixas até terça-feira, 2 de julho.
Entre 28 de julho e 1° de agosto, uma nova frente fria mais intensa deve chegar, trazendo chuva para o Sul, a faixa leste do Sudeste e o centro-sul do Mato Grosso do Sul. Os volumes de chuva no Sul podem chegar a 80mm em cinco dias.