Portanto, a partir dos 6 ou 12 meses de vida (a depender da recomendação que você prefira seguir), o bebê já pode usar um travesseiro. Para manter a coluna alinhada e as vias respiratórias livres, o travesseirinho deve preencher o espaço entre o colchão e a cabeça do bebê, além de ser fino (3cm).
A indicação do uso do travesseiro é a partir dos dois anos de idade. Nessa fase, os riscos são menores e a cabeça já começa a ser proporcionalmente menor que o ombro. Apesar disso, fique atento, e busque um modelo proporcional ao tamanho da criança.
O travesseiro de bebê ideal é antialérgico, com proteção contra ácaros, com tecido respirável e mais baixo, sem deixar a cabeça da criança elevada. É importante que haja um encaixe perfeito da coluna. Claro que, este modelo, só deve ser usado a partir dos 6 meses de idade.
O travesseiro para bebê não deve ter mais de três centímetros de altura, tendo o tamanho suficiente apenas para preencher o espaço entre a cabeça e o colchão. Se atente também para escolher modelos com proteção antialérgica e antiácaro para evitar quadros alérgicos.
Travesseiros: quando a criança deve começar a usar, e qual é o ideal?
Quando o bebê deve usar travesseiro?
O travesseiro não é indicado para recém nascidos, pois pode prejudicar a passagem correta do ar e o alinhamento da estrutura corporal, aumentando o risco da Síndrome de Morte Súbita. Portanto, nos primeiros meses, é recomendado que o bebê durma de barriga para cima, em uma superfície plana, que acomode bem a coluna.
Por isso, muitos especialistas recomendam evitar o uso de travesseiros para bebês, incluindo os antirrefluxo, até que seu bebê tenha pelo menos um ano de idade e possa ser colocado em posição de dormir de barriga para cima sem problemas.
No tempo frio , você pode vestir seu bebê com um pijama com pés e um cobertor vestível, também conhecido como saco de dormir. Você pode combinar várias camadas, como um macacão de manga comprida com um saco de dormir. A Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso de cobertores .
O ideal é colocar o pequeno sempre de barriguinha pra cima e o travesseiro deve chegar, no máximo até a altura dos ombros. Isso é fundamental pra deixar as vias aéreas livres, tá? Assim não atrapalhar a respiração.
Existe uma crença muito forte de que o bebê pode se afogar se estiver de barriga para cima, mas os estudos mostram que isso não é verdade”, salienta a dra. Magda. Bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de barriga para baixo. Os riscos de dormir de lado são semelhantes aos de dormir de bruços.
Para diminuir os riscos de sufocamento, os pediatras recomendam que os bebês comecem a dormir com cobertores ou manta a partir de 12 meses. Até essa idade, o mais indicado é que o pimpolho fique no berço sem ter nenhum objeto ao seu redor, evitando acidentes domésticos.
O melhor travesseiro para recém-nascido é o Travesseiro Recém-Nascido Clevafoam Clevamama. Ele possui espuma macia e 100% respirável, o que diminui a retenção de calor na cabeça do bebê. Porém, nem todos os bebês recém-nascidos podem usar esse modelo.
Para fazer isso, deite o bebê de barriga para baixo em um cobertor macio ou uma esteira de atividades. Em seguida, coloque um brinquedo ou um objeto brilhante na frente dele. Isso pode incentivá-lo a levantar a cabeça para olhar para o brinquedo, o que ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e ombros.
De maneira geral, dormir sem travesseiro não é indicado para ninguém. Isso porque sua ausência pode tencionar os músculos da cervical e até mesmo estirar a musculatura. Ainda assim, mesmo fazendo uso de travesseiros, algumas dores podem persistir caso a altura ou a qualidade esteja equivocada.
A Associação Americana de Pediatria recomenda com veemência que se evite o uso de travesseiros até os 2 anos, pelo risco de sufocamento. Até esta idade, a criança não tem controle adequado do pescoço e pode ficar presa no meio ou sob o travesseiro, sem poder respirar.
Em apenas 15% dos casos de morte súbita é possível identificar uma causa para morte. A morte súbita do bebê ocorre habitualmente em crianças com idade entre 1 mês e 1 ano de vida, mas 90% dos casos acometem bebês com menos de 6 meses. A época mais perigosa, com maior número de casos, é entre 2 e 4 meses.
Bebé ou bebê, também designado por lactente, é a denominação clínica usada em Pediatria dada a todas as crianças desde o 28º dia após o nascimento até atingirem os 24 meses de idade. Até aos 28 dias de vida tem a designação de recém-nascido e a partir dos 2 anos a designação é de criança.
Pode deixar um bebê de 3 meses dormir a noite toda?
Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite. Já a partir dos seis meses, poderá dormir até 14 horas por noite. Quando começa a dormir a noite toda, o bebê precisa de duas ou três sonecas durante o dia. Esses momentos são bastante importantes tanto para ele, quanto para você.
Até quando o bebê deve dormir de barriga para cima?
Pediatras reforçam recomendações para o sono seguro. Menores de um ano devem dormir de barriga para cima em um berço com superfície rígida e não inclinada e sem objetos fofos como travesseiros, “naninhas”, cobertas e lençóis soltos.
Os pediatras recomendam que os bebês até 6 meses de idade não durmam com travesseiros ou qualquer outro objeto dentro do berço, para prevenir a síndrome da morte súbita para recém-nascidos que podem sofrer sufocamento muito facilmente quando estão nessa idade.
A partir dos 6 meses de idade, o bebê pode usar travesseiro. Mas atenção: deve ser fino e pequeno, tendo no máximo 3 cm de espessura, apenas para preencher o espaço entre o colchão e o pescoço da criança.
Como utilizar: Posicione o Travesseiro no Berço, coloque o travesseiro antirrefluxo na parte superior do berço, na área onde a cabeça do bebê vai descansar.