Como falar para minha psicóloga que não quer ir mais?
O ideal é conversar com seu terapeuta sobre, entender o que pode ter levado a esse momento, identificar se é alguma questão sua ou com a dinâmica dos atendimentos, não deixe de expor isso em sessão e junto ao seu terapeuta encontrar uma solução de enfrentamento, será importante para você e para ele essa troca.Quando é hora de parar a terapia?
O ideal é o desligamento ser gradual, já que parar a terapia antes da alta pode ser um erro perigoso. O vínculo formado entre paciente e terapeuta não deve ser cortado abruptamente, pois, nesse caso, é possível que o paciente tenha alguma recaída e acabe pior do que estava anteriormente.Como saber se a terapia chegou ao fim?
Teoricamente, um bom critério para saber se a terapia está funcionando é o paciente estar se sentindo bem o suficiente para encerrar o assunto que o levou à psicoterapia. A questão é que a vida é feita de vários problemas e não apenas um.O que fazer quando o paciente começa a faltar a terapia?
Defina regras claras para a terapia na primeira sessãoAlém disso, sempre deixe claro que, se o paciente faltou à sessão, ele deve pagar por ela, afinal não foi cancelada no prazo estipulado. Alguns profissionais combinam que, mediante a falta à sessão, o pagamento será equivalente a uma porcentagem do valor total.
3 SINAIS de que é HORA de PARAR a TERAPIA !!
Quando não sei mais o que falar na terapia?
Se você chegou nesse ponto, fique tranquilo: isso é absolutamente normal e quase todo mundo passa ou já passou por isso e faz parte do processo terapêutico. É importante saber disso pois muitas pessoas acham que, uma vez sem ter o que falar, é hora de parar com as sessões.O que fazer quando não tenho o que falar na terapia?
Quando não há o que falar, se achar que já não precisa mais da análise, converse com seu terapeuta e pergunte o que ele acha. Claro, se houver a necessidade de retomar, as portas devem ficar abertas.”Quando encerrar a terapia?
Quando o psicólogo percebe que o paciente desenvolveu seus próprios recursos e suporte ao longo do processo terapêutico, é o momento que a alta de tornar uma possibilidade e o paciente pode caminhar sozinho sem ajuda do profissional.Como sei se a terapia está funcionando?
Mas há alguns sinais que podem indicar que a terapia já está começando a funcionar. Entre eles, está a maior facilidade em se expressar emocionalmente, a melhora dos quadros de ansiedade e crise de pânico (ou outra questão que o tenha levado a buscar ajuda) e o aumento do bem-estar.Qual o tempo ideal para uma terapia?
A quantidade e o espaçamento das sessões da terapia dependerão da disponibilidade de tempo do paciente e da forma como ele lida com as situações no cotidiano. No geral, é indicado de 4 a 6 meses de terapia, mas como já mencionado, depende muito da situação.Pode abraçar o psicólogo?
Não, não podem ser amigos, pois qualquer vínculo pessoal afeta diretamente a eficiência do processo terapêutico do paciente.É normal se sentir mal depois da terapia?
Segundo o psicólogo Andrew Keefe, “há uma infinidade de razões pelas quais você pode se sentir pior depois de iniciar a terapia. O mais comum é que ela o coloca em contato com o que você realmente sente”. Tal situação acontece, pois somos expostos a emoções que tínhamos ignorado como forma de proteção.Como saber se o seu terapeuta é bom?
Lembre-se: Um bom psicólogo deve ser capaz de construir uma relação de confiança com você, mostrar empatia, ser flexível em suas abordagens e respeitoso. Ele é o profissional que guia sua jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.O que fazer quando o paciente abandona a terapia?
É importante que tanto paciente quanto o profissional de saúde consulte um advogado especializado para orientá-los quanto às cláusulas do contrato de prestação de serviços e também sobre o termo de consentimento para evitar que eventual intercorrência possa ser interpretado pelo paciente como erro médico.Por que as pessoas abandonam a terapia?
O abandono da clínica pode ser determinado por muitos fatores: características do indivíduo (sociodemográficas); a indicação terapêutica que o terapeuta oferece; o sofrimento mental que o paciente apresenta (características clínicas); o contexto terapêutico em que se desenvolve a psicoterapia (características do ...O que o psicólogo não pode falar para o paciente?
Entre elas estão:
- se envolver em situações preconceituosas ou discriminar pacientes;
- tentar induzir o paciente, baseado em crenças próprias;
- expor informações sigilosas do paciente;
- praticar ou ser conivente com casos de violência;
- utilizar técnicas não regulamentadas pela profissão;
- estabelecer vínculos com o paciente.
Como saber se a terapia não está fazendo efeito?
O melhor indicador de eficácia do tratamento são as sensações do próprio paciente. Conseguir se expressar mais emocionalmente ou até mesmo notar uma nítida melhora em quadros específicos de crises de ansiedade ou de pânico, por exemplo, também são bons marcadores.Quanto tempo a terapia começa a fazer efeito?
Em relação ao tempo do tratamento é algo variável de paciente para paciente. Afinal, cada caso é diferente. No entanto, cerca de 3 a cada 4 pacientes apresentam melhora expressiva da queixa inicial após 6 meses de tratamento terapêutico.Quando é a hora de trocar de psicólogo?
Você, enquanto paciente, pode trocar de psicólogo a qualquer momento sem arcar com prejuízos à terapia. Pelo contrário, o novo profissional pode oferecer um relacionamento mais adequado e garantir avanços mais significativos. A mudança não precisa ser necessariamente justificada por desentendimentos.É normal querer desistir da terapia?
É muito comum , em determinados momentos do tratamento, surgir o desejo de parar como uma resistência ao tratamento por algum aspecto que possa estar sendo tratado, por alguma sensação que o profissional possa estar evocando no paciente.Quando não tem o que falar na terapia?
Não ter o que falar na terapia é normal e não deve impedi-lo de ir à sessão Isso é normal e quase todo mundo já passou por isso e faz parte do processo terapêutico. É importante saber disso pois muitas pessoas acham que, uma vez sem ter o que falar, é hora de parar com as sessões.O que não se pode dizer a um psicólogo?
Veja aqui algumas frases comuns que podem atrapalhar seu progresso terapêutico
- “Sinto que estou falando demais.” ...
- "Eu sou o pior. ...
- “Sinto muito por minhas emoções.” ...
- “Sempre falo de mim.” ...
- "Eu não posso acreditar que eu te disse isso!" ...
- “A terapia não vai funcionar para mim.” ...
- Outras coisas a evitar. ...
- Uma última dica.