Quando devemos escrever palavras com m ao final da sílaba e com n?
Temos, então, essa regra: a letra "M" finaliza uma sílaba quando a letra da sílaba a seguir for "P" ou "B". Já em "tangerina", "laranja" e "morango", vamos usar a letra "N" para escrever esta sonoridade nasal. Vamos separar em sílabas?
As letras 'm' e 'n' são consoantes quando aparecerem antes de uma vogal e no início da palavra. Quando as letras 'm' e 'n' vêm depois de uma vogal e estiverem no meio de uma palavra, e não tem outra vogal depois delas, elas não soam!
De acordo com as regrinhas da língua portuguesa, antes de “P” ou “B” devemos usar a letra “M”. Em outras palavras, com outras consoantes, usamos a letra “N”.
Há uma regra a ter em consideração no que respeita à acentuação: as palavras terminadas em n são graves, e a sua acentuação deve ser marcada graficamente.
O uso da consoante M é obrigatório antes das consoantes P e B, sendo essa uma regra da língua portuguesa. Percebemos que, ao produzir o som das letras M/P/B, nossos lábios se juntam, por isso elas são chamadas de consoantes bilabiais. É importante saber que, na língua portuguesa, temos fonemas e letras.
Acontece que as paroxítonas terminadas em r, l, n, x, ps, ã, ão, em/n, om/n, um/n, us, is recebem o acento, e é aí que entra o circunflexo (^) em abdômen!
O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural. (Foto: Adobe Stock).
É devido à fonética (veja consoantes bilabiais): Para pronunciar o m , é necessário juntar os dois lábios, diferentemente do n . Como a pronúncia do p e do b também requerem a junção labial, é conveniente utilizar o m antes do p e do b , como forma de ligação entre as características fonéticas das letras.
Explicar que de acordo com as regrinhas da Língua Portuguesa, antes de “P” ou “B” devemos usar a letra “M”. E em outras palavras, com outras consoantes, usamos a letra “N”.
A razão para as palavras que o consulente apresenta [hífen, hímen e sêmen] terminarem em n é etimológica. Estas palavras entraram tardiamente na língua portuguesa por via erudita, daí não terem sofrido praticamente alterações.
Nas sílabas do som nasal que vierem antes de qualquer outra letra, a nasalização vai ser marcada pelo N. Olha só: atenção, brincadeira, inventor, enlace, e ainda andorinha, enjoado, tangerina, cansaço. Bom, ainda temos também o til, né?
Como saber quando usar m ou n no final das sílabas?
Temos, então, essa regra: a letra "M" finaliza uma sílaba quando a letra da sílaba a seguir for "P" ou "B". Já em "tangerina", "laranja" e "morango", vamos usar a letra "N" para escrever esta sonoridade nasal.
Por que "pólen" é acentuado e "polens" não? São regras de acentuação diferentes que dependem da sílaba tônica. PAROXÍTONAS - Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em N (mas não se fala em NS, veja bem): hífen, pólen, gérmen, abdômen, elétron, nêutron, próton.
Por que a letra M final é substituída pela letra n antes do s?
Essa questão é sobre "plural". De acordo com as regras da Língua Portuguesa, quando vamos passar do singular para o plural uma palavra termina em "M", devemos substituir a letra "M" por "NS".