O que não é normal no resguardo?
No resguardo, a mulher precisa de tempo para descansar, se recuperar e se adaptar à nova rotina com o bebê. O levantamento de peso e esforços que demandam muito da musculatura podem ser prejudiciais. É importante respeitar os limites do corpo e permitir que ele se cure gradualmente.Como saber se está tudo bem no resguardo?
Isto é importante para:
- Saber como está a saúde da mãe e do bebê.
- Avaliar a amamentação e o sangramento vaginal.
- Observar a cicatrização e retirar pontos, se necessário.
- Examinar o bebê, vacinar e realizar o Teste do Pezinho.
- Tirar dúvidas da mãe e de família sobre qualquer questão em relação à saúde dela e do bebê.
Quais os sinais de alerta no puerpério?
- -> Hemorragia pós-parto: avaliar e investigar perdas de sangue súbita e abundante ou aumento persistente dessa perda, desmaios, tonturas, palpitações.
- -> Infecção puerperal: avaliar e investigar febres, calafrios, dor abdominal, ferida cirúrgica (em caso de cesariana ou episiotomia), cor e odor de leucorreia presente.
O que é perigoso no resguardo?
Relações sexuais são proibidas na quarentenaOs vasos do útero, onde ficava a placenta, estão abertos e há um grande risco de contaminação e infecção. O atrito do pênis durante a penetração também pode causa dor e, por isso, o sexo deve começar gradualmente e bem devagar.
RESGUARDO: É PROIBIDO ter RELAÇÕES durante este período?! + MITOS sobre o RESGUARDO! | Dra Jannuzzi
Quais são os sintomas de quebra de resguardo?
As mamas durinhas, abdômen inchado, sangramento vaginal (lóquio) e desconforto na área íntima são as principais queixas desse período, que vão desaparecendo com o passar dos dias e a adaptação do corpo.O que uma mulher de resguardo deve evitar?
O que não fazerDurante o resguardo é recomendado não carregar peso em excesso, evitar dirigir no primeiro mês caso tenha feito cesárea ou episiotomia, consumir bebidas alcoólicas e fumar.
São sinais de complicação puerperais?
Os sintomas e sinais podem incluir:
- febre.
- dor na parte inferior do abdômen ou pelve causada por um útero inchado.
- corrimento vaginal malcheiroso.
- pele pálida, o que pode ser um sinal de grande perda de sangue.
- arrepios.
- sensação de desconforto ou doença.
- dor de cabeça.
- perda de apetite.
Como saber se estou com infecção no útero pós parto?
Os sintomas das infecções uterinas costumam incluir dor na parte inferior do abdômen ou da pelve, febre (geralmente no prazo de um a três dias após o parto), palidez, calafrios, sensação geral de doença ou desconforto e, muitas vezes, dor de cabeça e perda de apetite.Quais dores são normais no resguardo?
As contrações uterinas, às vezes chamadas de "dor pós-parto", podem ser sentidas como fortes sensações de cólica durante os primeiros dias. Você' também sentirá estas sensações se estiver amamentando, pois o estímulo dos mamilos promove contrações uterinas.Como saber se eu quebrei o resguardo?
A quebra do resguardo pode causar infecções vaginais e uterinas. Especialmente em relação à cesariana, a infecção também pode atingir a incisão abdominal. Os sintomas da quebra de resguardo incluem odor forte na vagina, corrimento vaginal, sangramento e aumento da dor na região púbica.O que é normal sentir durante o resguardo?
Com isso, o psicológico é uma das áreas mais afetadas, com sintomas como esgotamento, cansaço, vontade de chorar sem motivo, falta de libido, alterações de humor e muito mais. Os sintomas biológicos também podem ocorrer, como mamas duras, cólicas, sangramento vaginal e barriga inchada.Como saber se fiquei frouxa depois do parto normal?
Após o parto normal é comum que mulher sinta que a vagina está mais larga que o normal, além de sentir um peso na região íntima. No entanto, a musculatura do assoalho pélvico volta ao normal após o parto, de forma que a vagina permanece com o mesmo tamanho de antes e durante a gestação, não havendo "alargamento".Como saber se estou com infecção puerperal?
A mulher com infecção puerperal terá queixas de calafrios e de mal estar geral, dor no baixo ventre, útero dolorido e apresentará subinvolução uterina, lóquios purulentos e fétidos (OMS, 2005). A infecção puerperal pode manifestar-se de três formas: localizada, propagada e generalizada.O que uma mulher de resguardo pode e não pode fazer?
A mulher no pós-parto deve redobrar a atenção, tomando banhos diários inclusive lavando os cabelos e trocando o absorvente toda vez que for necessário. O uso de absorventes internos é permitido após a cicatrização da episiotomia (nome dado ao corte feito na região genital para ampliar a passagem do bebê).Porque não se pode cozinhar no resguardo?
Evite frituras, refrigerantes, doces e alimentos muito condimentados, pois eles podem causar gases no bebê, trazendo cólicas fortíssimas e muito choro. Em relação a vida sexual no pós-parto, existem muitos mitos também, quando na verdade é muito simples.Quais são os sinais que o útero não vai bem?
corrimento vaginal; incontinência urinária; dificuldade de evacuar; dor ou incômodo durante a relação sexual.Como saber se peguei infecção no resguardo?
Quais são os sintomas da infecção uterina pós-parto?
- Dor na parte inferior do abdômen.
- Febre e calafrios.
- Uma sensação de mal-estar geral.
- Secreção vaginal com odor fétido.
Como saber se fiquei com restos de parto?
O diagnóstico da presença de restos de placenta no útero é feito pelo obstetra logo após o parto, examinando visualmente a placenta após sua retirada para verificar se está, ou não, intacta. No caso de não estar intacta, o médico pode removê-la manualmente ou com ajuda de uma pinça cirúrgica imediatamente.Como saber se estou com infecção pós parto?
Sinais e sintomas flogísticos locais: dor, rubor e calor. Febre moderada ocasional. Secreção, por vezes purulenta. Em casos raros, quando existe contaminação por Clostridium perfringens, a infecção pode evoluir com necrose dos tecidos afetados.Quanto tempo depois do parto pode dar embolia pulmonar?
As complicações do pós-parto, ou complicações puerperais, como hemorragias, infecções ou embolia pulmonar, podem surgir imediatamente ou até 6 semanas após o parto, sendo que a gravidade das complicações podem variar de acordo com o tipo de parto realizado.O que observar na puérpera?
AVALIAÇÃO DA PUERPERAAvaliar mamas, abdômen, períneo e genitália; Observar a formação de vínculo entre mãe e filho; • Observar e avaliar a mamada para garantir um posicionamento adequando; • Identificar problema e necessidades da mulher do recém – nascido.
O que deve ser evitado no resguardo?
Alguns alimentos que devem ser evitados no pós-parto são:
- Alimentos com alto teor de gordura, como frituras, pizza, bacon e salgadinhos;
- Açúcar refinado, como doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete e chocolate;
- Alimentos industrializados, como salgadinhos de pacote, biscoitos e refeições do tipo fast food;